“A eleição deste ano será um plebiscito em defesa da democracia versus quem defende a ditadura, como Bolsonaro”, afirmou Gleide Andrade, secretária nacional do PT e pré-candidata a deputada federal (vídeo)

Publicado por: Redação

Gleide Andrade, secretária Nacional de Planejamento e Finanças do Partido dos Trabalhadores, e pré-candidata deputada federal, na entrevista que concedeu ao Divinews na última quinta-feira (14), após fazer sua apresentação e falar dos seus propósitos falou também sobre o golpe contra a presidente Dilma Rousself, a prisão de Lula e a aliança do partido com Geraldo Alckmin para as eleições de outubro – A pré-candidata avalia que o próximo pleito em outubro será Plebiscitário, de um lado os que defendem a democracia contra Bolsonaro e os que junto com ele defendem a ditatura, por essa razão a aliança com Alckmin e com outros que tem os mesmos valores democráticos. Tema expectativa que Ciro Gomes (PDT) até agosto faça uma reflexão sobre isso.    

A pré-candidata a deputada federal Gleide Andrade, secretária Nacional de Planejamento e Finanças do Partido dos Trabalhadores, não é uma ilustre desconhecida na cidade, muito pelo contrário, nasceu em Divinópolis, no Hospital São Judas Tadeu, de seus outros irmãos e irmãs, foi a única que não nasceu pelas mãos de parteira. Morou em Carmo do Cajuru e muito cedo foi para Belo Horizonte, como ocorria no passado, para estudar. Formou em filosofia, e depois foi ser professora da rede pública em Betim. Posteriormente voltou para Divinópolis ocasião em que deu aula no tradicional Colégio Roberto Carneiro, até que novamente retornou para Belo Horizonte entrando para a militância política partidária, onde atualmente é uma das vozes mais influentes dentro do partido. Agora por pedido direto do ex-presidente Lula, colocou o seu nome como pré-candidata a deputada federal.

Continua depois da publicidade

Construção da pré-candidatura

Nasceu por várias razões, segundo Gleide, mas sobretudo diz ela para que as mulheres não tenham sub-representações nos órgãos de puder do Brasil. E que a mulher é imprescindível neste cenário. “Somos 52% da população e do eleitorado, contudo só tempos 15% das vagas no Congresso Nacional. Temos 500 anos de reparação com as mulheres. E depois do Governo Bolsonaro a vida de mulher piorou muito”

Gleide conta que no lockdown, as mulheres foram as primeiras a serem sacrificadas, com a perda dos seus empregos. Como exemplo citou o caso das faxineiras, passadeiras, as diaristas, enfim as domesticas. As empresas também dispensaram as mulheres dos seus postos de trabalho, por que ela engravida, tem que parrar para ter filhos, leva filhos aos médicos, tem licença maternidade.

“É uma injustiça no Brasil a proporção de mulher versus o homem. Agira acrescida da violência doméstica – No Brasil em 2021 foram quatro mulheres morreram por dia por feminicídio, não por que roubou, traficou e sim, simplesmente pelo que que é mulher”

Por isso decidiu colocar o seu nome como pré-candidata, representando as mulheres, principalmente na região central de Minas, que na avaliação dele é muito carente de representatividade no Congresso.

Lula

Com secretária do partido, Gleide diz que se encontra com o Lula quase toda semana e disse que ele está muito animado. Sua avaliação é que Lula é ser gigante. De tudo que passou, com toda injustiça que sofreu com a prisão e a perda de vida de entes queridos, ele não guarda rancor tem um coração enorme. E que está com muita vontade de ganhar as eleições colocar o Brasil novamente no rumo.

Colapso social

“O que estamos vivendo é um colapso social. Quando imaginaríamos que íamos pagar R$ 8 reais o litro da gasolina. Claro, Bolsonaro vendeu todas as nossas refinarias. Extraímos petróleo bruto e mandamos refinar la fora, e quando ele volta refinado pegamos o preço em dólar, na bomba. O problema é que o nosso salário é pago em real. O Brasil está de cabeça para baixo, com a economia estrangulada. Taxa de juros chegando a 15%, taxa de desemprego em março foi de 11,57% e o povo passando fome”, lamentou a pré-candidata

Sobre a chapa Alckmin – Lula

Gleide Andrade, analisa que não se trada apenas de uma chapa, e de um posicionamento político de alianças. E sim de quem são os partidos e políticos favoráveis a democracia, contra os que apoiam a ditadura. No entendimento dela, Bolsonaro não é apenas um fascista ele tem em sua raiz um ditador, e não é por acaso que ele defende a ditadura militar, como sempre fazendo elogios a todos que no passador torturaram.

“A nossa aliança com Alckmin é um recado para o Brasil, que diante da possibilidade do caos todos tem que se unir formando um carco de aliança em defesa da democracia”, disse a pré-candidata a deputada federal.

Gleide instada pelo Divinews sobre o posicionamento de Ciro Gomes, respondeu que tem esperança ainda que ele reflita sobre o momento político, que ele tem prazo até agosto. E que ele ainda insista na ideia se ser candidato mesmo pontuando apenas 4% nas intenções de votos.

Democracia x Ditatura

“No Brasil a eleição deste ano, não será uma simples eleição, será um plebiscito. De um lado, do nosso lado estarão todos que defendem a democracia, e do outro lado estará Bolsonaro e aqueles que junto com ele defendem a ditadura, defende o fim da imprensa, defende o fim das liberdades democráticas, são racistas, são homofóbicos”, afirmou Gleide Andrade

Sobre sua pré-candidatura

Com a carência de que na região nunca teve ninguém que defendesse pautas progressistas no epicentro do estado de Minas. Gleide tem opinião que é preciso ter representação, não apenas em Brasília, mas também na Assembleia Legislativa de Mina, com candidatos que possam defender pautas progressistas. “Estou otimista por que por onde ando tenho sentido o incomoda das mulheres e mesmo dos homens de boa fé. É importante que tenhamos uma bancada forte no Congresso para dar governabilidade ao presidente Lula, se ele for eleito, como apontam as pesquisas”

Golpe

Gleide Andrade faz um alerta sobre as eleições e o momento atual. “Não podemos nos iludir, eles deram um golpe na presidenta Dilma, prenderam o Lula, para agora permitir que a gente volte ao poder em céu de brigadeiro? – O próprio ministro Barroso (STF) reconheceu recentemente que o que causou o golpe da Dilma foi a ausência de deputados federais para não permitir aconteer o que aconteceu”.

Bancada da Bala e dos Evangélicos x bancada das minorias

Gleide constatou que o Brasil precisa eleger deputados e deputadas comprometidos com as pautas sociais. E que tem que eleger o povo negro, o Brasil tem 500 anos de reparação com ele. Tem que eleger também as minorias. “No Congresso tem a bancada da bala, tem bancada da bíblia, tem a bancada dos ruralistas. Vamos fazer a bancadas das mulheres progressistas, a bancada do povo preto, a bancada dos ambientalistas.

Desemprego

A pré-candidata diz estar assustada com o número de pessoas desempregadas ou subempregada. E quem vai aos grandes centros urbanos vê que essa situação da população que voltou para as ruas, por falta de empregos. As pessoas saíram e saem do interior para buscar condições de sobrevivência nos grandes centros, não encontram empregos e também não tem como retornar para suas cidades, acabam ficam em condições de rua.

Jovens

Depois do golpe contra a presidenta Dilma, e do Bolsonaro ter acabado com as políticas de inclusão social da juventude, isso preocupa sobremaneira a pré-candidata Gleide Andre. “Não tem mais projeto. Não tem mais o “primeiro emprego”, por isso nossa juventude está entrando pelo caminho das drogas e do tráfico, isso é confirmado pois 87% da população carcerária são jovens negros – O acesso do jovem às universidades federais ficou mais difícil. Desmontaram o “Ciência Sem Fronteiras”, que possibilitava o jovem estudar no exterior.

Ao finalizar disse que o propósito maior de todos que compõe o arco de alianças ao redor do presidente Lula e principalmente dela, é devolver o Brasil para os brasileiros.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Maria José Augusta disse:

    Os tais PeTralhas são a pior raça existente no Brasil!
    O sapo barbudo deveria ir pra uma masmorra da idade média e lá apodrecer.

  2. Fernando Almeida Prates disse:

    Ser comunista num país livre é fácil.
    Quero ver ser livre num país comunista.

  3. Fernando Almeida Prates disse:

    Alguém me informa, por favor, onde ela viu que Bolsonaro defende uma ditadura. Pelo que eu sei, quem defende ditadura é aquele partido que ficou no poder de 2003 a 2018 (PT), e fez diversas obras e “empréstimos”, via BNDS, em países de ditadura esquerdista em várias partes do mundo, deixando de investir em nosso país. Isso é fato notório.

  4. Luiz Paulo disse:

    bando de vagabundos!! o luladrão deu nossas refinarias pra outros países! estamos no caos por causa de vocês!

  5. Anônimo disse:

    sobre a gasolina, não refinamos, pq o seu pt super faturou as refinarias ( 3 que não concluirão) pra não falar que roubou o dinheiro, por isto pagamos caro. E vc não será eleita. Ptista não serve.

  6. anonimo disse:

    Tem meu voto

  7. Anônimo disse:

    Engraçado como o PT gosta de polarizar a sociedade, quanto mais caos melhor para eles,
    quem não quiser votar no PT é ditador? Como assim? Ta certo isso Arnaldo? Não pode ser.
    Um cidadão trabalhador que não concorda com as ideologias de golpe do PT não pode escolher outro que é ditador?
    Devemos é parar e pensar, usar a internet e realizar pesquisas de facismo, ditaduras para comparar se no Brasil temos o que eles gritam.
    Num pais onde dizem e chamam o presidente de qualquer coisa a qualquer momento, as mídias que dizem e escrevi o que pensa, sera que somos uma ditadura?
    A mídia brasileira e politica de esquerda deveriam fazer um teste em alguns paises como , venezuela, china, coreia do norte para ver o que iria acontecer, vão la.

  8. Anonimo disse:

    PT falar em democracia é uma piada viu? Cambada de sem vergonha!

Continua depois da publicidade