Equipe de Robótica do SESI Itaúna conquista segundo lugar no torneio regional e garante vaga no nacional

Publicado por: Redação

Nos dias 02 e 03 de abril, a Escola SESI Alvimar Carneiro de Rezende, em Contagem, recebeu o Torneio SESI de Robótica – Regional Minas Gerais. O SESI Dario Gonçalves de Souza, de Itaúna, conquistou o segundo lugar e garantiu sua participação no Torneio Nacional, que ocorrerá em maio, em São Paulo.

Ao todo, 280 jovens competiram, de 36 equipes (divididas entre 2 escolas particulares, 8 escolas públicas e 26 Escolas SESI), de 22 cidades mineiras. Bernardo Melo Campos, Bruno Souza Carvalho, Isabella Carrano de Faria e Jeferson Henrique Moreira de Oliveira, todos de 15 anos, são alunos do primeiro ano do SESI Itaúna e compõem a equipe UAI SÔ, liderados pela técnica Priscilla Nogueira Paulino e a suplente Yasmim Duanni Rocha Brugger, que conquistou o segundo lugar na competição regional.

Continua depois da publicidade

A prova nessa etapa do torneio consistia em apresentar um projeto de inovação relacionado ao transporte e logística. Os alunos que competiram construíram e criaram um robô que tem a tarefa de completar missões em um determinado espaço e tempo. De acordo com a suplente Yasmim Duanni, a Equipe Uai Sô identificou em seu projeto de inovação um problema com a logística dos transportes de produtos da área de hortifrútis que gera uma perda de 30% ao ano na produção nacional desses produtos. “Pensando na solução desse problema, os alunos desenvolveram uma nova caixa de transporte que ajuda a reduzir 10% dessa perda antes que o produto chegue nas prateleiras de venda”, explicou a educadora. Para a apresentação do trabalho, os alunos desenvolveram um protótipo, desde a modelagem até a impressão 3D, utilizando dos equipamentos SESI TEC disponíveis na Escola SESI Itaúna.

De acordo com a gerente do SESI Itaúna, Sara Cristina Silva de Souza, além do projeto de inovação, os alunos são avaliados pelo design do robô criado, seu desempenho na mesa, os momentos de descontração entre a equipe antes e durante a competição. Segundo a gerente, o Torneio SESI de Robótica tem o objetivo de promover o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar, além de estimular o aprendizado do aluno, extrapolando a grade curricular, desenvolvendo o trabalho colaborativo e a criatividade, além de propor desafios do mundo real para os alunos. “O estudo da robótica nas escolas proporciona aos alunos a entrada em um mundo no qual podem explorar diversas habilidades, desenvolver a criatividade e a propensão de trocar e ter novas ideias para solucionar problemas encontrados no dia-a-dia, persistir em impactar mudanças que ajudam a melhorar o mundo e como vivemos nele, além de intensificar diferentes valores a serem aplicados diariamente em nossa vida, como respeito às diferenças, cooperação, trabalho em equipe, dentre outros”, enfatizou.

As escolas SESI trabalham com a robótica por meio de oficinas com alunos, do ensino fundamental I até o ensino médio. São utilizados materiais da linha Lego for Education. “É através do ensino da robótica que os alunos passam a se questionar sobre o mundo e o que o compõe e começam a ver que a robótica não é apenas montar e desmontar robôs, mas sim criar uma interação multidisciplinar, com uso ou não de tecnologias eletrônicas, que resulta em um trabalho prático de convivência entre o homem e a máquina”, finalizou a gerente da unidade.

A etapa nacional do torneio ocorre em São Paulo nos dias 27, 28 e 29 de maio e os classificados irão concorrer no Torneio Internacional.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade