Covid-19: Governo encerra ‘Programa Minas Consciente’ no sábado (12); Uso de máscara em locais abertos é deliberação dos municípios

Publicado por: Redação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recomendou as cidades que retirem a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos a partir deste sábado (12). De acordo com o secretário Fábio Baccheretti, o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a queda do número de casos novos permitem a flexibilização. O secretário destacou que a posição do estado é apenas uma recomendação, e as prefeituras têm autonomia para decidir sobre o uso de máscara. Na capital, Belo Horizonte, o item de proteção não é mais obrigatório desde a última sexta-feira (4) e Divinópolis também já expediu decreto no mesmo sentido.

Em relação ao uso de máscara em espaços fechados, o governo de Minas recomenda que os municípios só permitam a retirada quando:

Continua depois da publicidade

– Atingirem ao menos 80% da população com 5 anos ou mais com as duas doses da vacina; e

– Aplicarem a dose de reforço em pelo menos 70% da população com 18 anos ou mais.

Atualmente, em Minas Gerais, 81% da população com 5 anos ou mais está vacinada com as duas doses. Já a dose de reforço foi aplicada em 44% da população do estado com idade a partir de 18 anos.

Fim do Minas Consciente

O plano econômico e sanitário Minas Consciente, criado para definir os protocolos e as restrições para o funcionamento das atividades econômicas nos municípios, também vai terminar no próximo sábado (12).

Conforme Baccheretti, o estado vai continuar a monitorar a pandemia, mas de forma diferente, por meio de quatro indicadores:

– Variação da incidência (comparação da incidência de uma semana com a de duas semanas anteriores);

– Número de pacientes com Covid-19 internados em UTI (proporção de pacientes com Covid dentro dos CTIs do estado);

– Proporção de pacientes internados entre o total casos confirmados;

– Fila de pacientes à espera de leito.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade