COPASA: Obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) avançam em Leandro Ferreira

Publicado por: Redação

Segundo a Assessoria de Imprensa da Copasa, as obras de ampliação e de melhoria do sistema de esgotamento, incluindo a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Leandro Ferreira, na região Central do Estado. Com investimentos da ordem de R$ 5 milhões, os cerca de 3.200 moradores da cidade serão beneficiados, até agosto deste ano, com um serviço de excelência em abastecimento e esgotamento sanitário.            

Iniciadas em meados de 2021, as obras seguem em ritmo acelerado. Já foram construídos mais de 2,2 quilômetros de redes coletoras, 404 metros de interceptores, quase 1.300 metros de linhas de recalque e padronização de 574 ligações prediais de esgoto.  

Continua depois da publicidade

 Além de gerar diversos empregos para os trabalhadores da cidade, o gerente da Unidade de Expansão Centro (USEC), Paulo Farage, explicou que a execução agora está centrada na conclusão de 109 metros de emissário, na estação elevatória e na ETE. “Teremos muito trabalho ainda neste ano de 2022, que está apenas começando, mas estamos com o olhar lá na frente, na conclusão de todo o sistema de esgotamento sanitário do município”, destacou. 

A Copasa atua em Leandro Ferreira desde 1982 e, desde então, inúmeras melhorias continuam sendo feitas para garantir saúde e qualidade de vida à população. Na cidade, a Copasa desenvolve o programa Pró-Mananciais para preservar a bacia do ribeirão Areias. Só de cercamento já foram feitos mais de 4 mil metros nas margens de nascentes e córregos. Para a proteção da vegetação ciliar e da mata nativa, foram plantadas 1.200 mudas, além da construção de 52 bolsões, curvas de nível e adequação de 10 quilômetros de estradas rurais.

Em parceria com a prefeitura, outros 16 quilômetros de estradas rurais foram readequados, por meio de um convênio em que a Copasa cede o combustível para que máquinas da prefeitura possam executar as intervenções. Responsável pelos trabalhos do setor Socioambiental (USAC), Elenice Costa enfatiza as ações focadas em reabastecer os lençóis freáticos para que “as águas das chuvas sigam seu caminho natural até os rios da bacia”.  

Benefícios 

 A Copasa destaca que os investimentos permanentes no tratamento de esgoto de uma cidade garantem também benefícios sociais, econômicos e melhorias das condições de saúde da população. O sistema de esgotamento sanitário habilita o município a receber o ICMS Ecológico, como forma de incentivo para criação de mais áreas de preservação ambiental ou para melhoria das condições dos atuais espaços existentes.

A destinação correta do esgoto também evita a propagação de doenças de veiculação hídrica, melhoria o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e proporciona mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, desde a valorização imobiliária ao crescimento socioeconômico da cidade e da região.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade