Carnês do IPTU 2022 de Divinópolis já com cobrança do georreferenciamento começam a ser entregues em março; 10% será o desconto para pagamento à vista

Publicado por: Redação

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda está informando que na edição do Diário Oficial dos Municípios Mineiros desta próxima terça-feira (251) será publicado o Decreto que fixa critérios e condições para o recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas relativas ao exercício de 2022 – Na informação enviada não consta nenhuma vírgula sobre o pagamento dos acréscimos das áreas que não estão averbadas na prefeitura, que são oriundo do resultado do georreferenciamento. Contudo, o Divinews obteve a informação que eles estão evitando falar a palavra “georreferenciamento”, mas que já está inclusa. Está subliminarmente no texto que diz, que se o contribuinte não concordar com o lançamento poderá formalizar reclamação por escrito, porém, se for julgado improcedente, o contribuinte perderá direito ao desconto.  

De acordo com as informações, os carnês chegarão nos domicílios em março e, caso o contribuinte não receba a guia de arrecadação do IPTU/2022, poderá retirá-la pelo site da prefeitura

Continua depois da publicidade

O atendimento presencial será realizado somente com agendamento, que deve ser feito também pelo site ou pelo telefone 3229-6516, e o atendimento será realizado no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na avenida Getúlio Vargas nº 121 no Centro.

Prazos e descontos

Desconto de 10% no imposto – maior desconto dos  últimos anos – para recolhimento em cota única até o dia 22 de fevereiro de 2022, mediante guia emitida somente pelo site e não haverá atendimento presencial para a concessão deste benefício. O desconto incidirá somente sobre o IPTU, não alcançando as taxas lançadas na mesma guia.

Desconto de 5% no imposto, para recolhimento em cota única até o dia 8 de abril. O desconto incidirá somente sobre o IPTU, não alcançando as taxas lançadas na mesma guia.

Pagamento pelo valor simples, sem desconto, em cota única, deve ser feito até o dia 20 de abril.

Cota Básica: pagamento, em cota única, até o dia 20 de abril.

O contribuinte que optar pelo parcelamento, em 9 vezes, deve pagar a 1ª parcela até o dia 20 de abril. Os vencimentos dos parcelamentos serão: 20/04, 23/05, 22/06, 22/07, 22/08, 22/09, 24/10, 22/11 e 22/12. – Na hipótese de parcelamento, o valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 50 para pessoa física e de R$ 70 para pessoa jurídica.

Não será admitida a modificação do parcelamento, após o pagamento de qualquer parcela.

Não será permitida a unificação de débitos para efeito de um só parcelamento ou pagamento, relativamente a mais de um imóvel, com inscrições diversas, ainda que do mesmo proprietário.

Se o contribuinte não concordar com o lançamento, poderá protocolar reclamação por escrito, no prazo máximo de 15 dias, a contar da notificação, desde que não ultrapasse o dia 20 de abril de 2022. Se a reclamação for considerada improcedente e ultrapassada a data correspondente, o contribuinte perderá o direito ao desconto tratado, com incidência dos acréscimos legais se o pagamento ocorrer após o vencimento. Se procedente a reclamação, será interrompido o prazo para pagamento com desconto previsto.

Será considerado como como notificação de lançamento a divulgação dos prazos de vencimentos e locais de pagamentos dos impostos pela Prefeitura, conforme § 4º do artigo 26 Lei Complementar nº. 007/91.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Ferreira disse:

    O povo chora demais! Os bares lotados todos os dias, cidade lotada de carros todos os dias, povo troca de celular igual troca de roupa…e fica reclamando da prefeitura!🤭

  2. Davi José disse:

    Se a outra chapa fosse eleita, os veteranos de divinopolis que todo mundo sabe quem é, teríamos os mesmos problemas, e os mesmos discurso ” quem mandou votar no fulano” tem que ter união, com a política antiga, com a nova

  3. Emerson disse:

    Não podemos esperar nada de um prefeito q tem coragem de chamar essa aberração presidencial de Mito!Que Deus tenha misericórdia de nós🙏🙏

  4. Julio cesar rodrigues disse:

    E isso ai divinopolitano, agora vcs vão ver.em.quem votou, só esta ferrando a população, é uma vergonha um prefeito desses, que só fica no gabinete gravando video de dancinha, QUE ABSURDO. CHORA PESSOAL KKK

  5. Anonimo disse:

    Todos estamos em dificuldades mas o promissor desse aumento chama se caso tenham esquecido Galileu ! Quem tá falando mau do novo prefeito é simplesmente pq perdeu a teta. O choro é livre ! Nós 30 anos anteriores Divinópolis foi saqueada e devastada. Não vai ser da noite para o dia que vai se reconstruir, mas estamos no caminho certo. Terá erros certamente, mas enquanto os acertos forem maiores a cidade agradece. Só reclama que perdeu a teta !

  6. Anonimo disse:

    Divinopis agola tem perfeito , o minto que em tempo de dificuldades (pandemia ) está se achando nem sabe o cargo que o povão o colocou .
    Nunca viu tanto dindin sem fazer nada , então nós escolhe ou paga ou coloca alimento na mesa para os nossos …………. e muito covardia o que os azevedos faz .
    Vamos divulgar para nós vereadpr.prefeito.e deputado federal nunca . vão ter q voltar caregar caixote de verduras e ver o tanto q é suado o trabalho braçal a vida é dificil .uma hora vão ver que o trabalhador sofre para ganhar o suado pão na mesa .
    Tamos juntos .
    ..

  7. Anônimo disse:

    Prazos e descontos

    Desconto de 10% no imposto – maior desconto dos últimos anos – para recolhimento em cota única até o dia 22 de fevereiro de 2022, mediante guia emitida somente pelo site e não haverá atendimento presencial para a concessão deste benefício

    Vota na família Azevedo mais!
    “O céu é a estrada é o Pastor Azevedo é o pedagio”.

  8. Anônimo disse:

    Agora é só votar pro Cleitinho e ele vai colocar o irmão mais novo dele como deputado estadual como presente de grego pra Divinópolis.
    “Bora no meu irmão que é como tivesse votando em mim”.
    Lembram como foi pra prefeito nas eleições última?

    1. Leandro disse:

      Cleitinho e os dois safados irmãos q os rodeia ,já anda colocando gente pra falar bem deles até nas redes sociais né…ganhavam 2 salários mínimos cada um como empregados do pai…salário como a da maioria da gente. Acharam a galinha dos ovos de ouro ..agora o tal cleitinho cresceu o olho quer ser senador..o outro irmão o tal Eduardo…e aí povo idiota de Divinópolis ..votem nesses Azevedo de novo…dizem q querem colocar o quarto irmão pra mamar…tá bom pra vcs!!!!!!!!

  9. Anônimo disse:

    ELE ESTÁ USANDO O GEO PQ QUER, SE QUIZESSE NAO TINHA RENOVADO COM A EMPRESA NAO !
    É BOM PRO POVO APRENDER A VOTAR !

  10. Mauro disse:

    Em vez de 10x reduziram para 9x , penalizando o contribuinte. Um prefeito totalmente despreparado! É o mito de Divinópolis.

  11. Anônimo disse:

    Divinópolis agora tem prefeito muuuu

  12. Anônimo disse:

    Agora o povo vai ver o tanto que subiu o valor do IPTU em plena pandemia. Falta de consciência. O povo não tem dinheiro pra comprar nada.

  13. anonimo disse:

    chora POVAO ces merece

    1. Anônimo disse:

      Presente do Cleitinho

Continua depois da publicidade