CORREÇÃO: Sistema de drenagem da “Mina do Pau Branco” é que se rompe no município de Nova Lima e não a barragem; lama invade BR-040

Publicado por: Redação

As primeiras informações é que a barragem de minério de ferro, Minas do Pau Branco”  localizada no município de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, se rompeu na manhã desta sábado (08) – E ainda de acordo com relatos iniciais não existem dados sobre a existencia de vitimas e o motivo do rompimento da barreira – O local foi interditado por causa do volume de lama que invadiu a pista da BR-040 – ATUALIZAÇÃO: Logo após a noticia de que a barragem havia se rompido a VALE se manifestou afirmando que não houve rompimento, o que de fato ocorreu é que devido as chuvas dos últimos dias o sistema de drenagem que margeia a barragem não suportou e cedeu, com isso a BR-040 foi interditada para ser limpa e depois será liberada – A comunicação da empresa avalia que houve confusão na informação por que dia 8 é o teste mensal de sirenes, e devido as chuvas com todos em estado de alerta ficaram preocupadoa.

“Senhores, sobre a barragem Pau Branco, conversei agora com a Geotecnia de lá e o ocorrido foi o seguinte:

Continua depois da publicidade

Ocorreu uma queda de 3 bancos na Pilha de co-disposição Cachoeirinha ( estéril + rejeito filtrado ). Esta pilha fica a montante do Dique Lisa, barramento de contenção de finos desta pilha. Com a queda destes bancos o material atingiu o dique criando uma onda que galgou o barramento levando lama até a BR040 que fica logo abaixo.

A priori não ouve dano na estrutura da barragem ( Dique Lisa ). Assim, no momento não se trata de rompimento de barragem e sim galgamento de onda provocada por rompimento de pilha a montante da barragem”

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Kkkkkkk rachei de rir, tudo é vale ou Bolsonaro kkkkkk, notícia ruim a vallourec não tem a grana que a vale tem não viu.

Continua depois da publicidade