Bombeiros alerta banhistas quanto aos perigos em Divinópolis e Região Centro-Oeste

Publicado por: Redação

O 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Divinópolis vem a público para alertar a população da cidade e Região Centro-Oeste quanto aos perigos de mergulhos durante a estação do Verão, para banhistas que se refrescam em córregos, lagos e principalmente nos rios onde há ainda o agrave das correntezas no período chuvoso. As áreas dos rios Itapecerica, Pará, a barragem de Carmo do Cajuru e de Furnas são bastante frequentadas nesta época do ano. Por isso toda atenção deve ser redobrada.

Cabeça d’água

Continua depois da publicidade

A cabeça d’água é uma área de instabilidade intensa que causa chuva volumosa na cabeceira de um rio ou cachoeira. Uma nuvem grande de repente se rompe em uma pancada de chuva rápida e muito intensa. Ela despeja muita água em um curto período de tempo, aumentando repentinamente o volume do rio ou cachoeira, por isso o perigo.

Recomendações importantes:

• Em caso de cabeça d’água, se perceber a iminência de temporal, procure um lugar alto pra se proteger;
• Antes de fazer passeios em rios e quedas d’água, procure se informar da previsão do tempo e também com a Defesa Civil mais próxima;
• Se a correnteza começa a ficar mais rápida e a trazer muitas folhas e galhos, indica que está descendo um grande volume de água;
• Observe a movimentação dos animais também, as aves fogem da chuva da cabeceira e voam no sentido contrário;
• Muita atenção no aumento repentino do nível de água;
• Na suspeita de ser surpreendido, procure proteção, não tente atravessar a correnteza, o ideal é buscar um lugar mais alto, longe do rio, e esperar a enxurrada passar.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Parabéns ao corpo de bombeiros e ao divinews pela atenção com os povos

Continua depois da publicidade