Professor Elmo Fernandes recebe a última cadeira da Academia Divinopolitana de Letras

Publicado por: Redação

A Academia Divinopolitana de Letras, na última reunião realizada em sua sede própria, dia 04 de dezembro, sábado, elegeu o professor de Língua Portuguesa, Elmo Fernandes, para ocupar a Cadeira Nº 04, cujo patrono é Jorge de Lima e teve como Fundador da Cadeira: Carlos Altivo. A cadeira Nº 04 foi ocupada anteriormente pelo escritor Bruno Leonardo de Godói e Silva. Esta foi a última vaga preenchida. A ADL é formada por 40 membros seguindo a formação clássica da Academia Francesa de Letras e termina o ano de 2021, ano que completou 60 anos de fundação, com sua grade de componentes completa. Elmo Fernandes é natural de Cláudio, residente em Divinópolis, Graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, em Direito, pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas/FADOM, pós- graduado em Didática do Ensino Superior, pelas Faculdades Claretianas e mestrando pela American World University/AWU, em convênio com a Faculdade de Direito do Oeste de Minas/FADOM. Tem longa experiência como professor em instituições de ensino superior, em cursos pré-vestibulares e preparatórios para concursos públicos e ENEM. Professor de Comunicação Empresarial, Redação Jurídica e Língua Portuguesa tendo ministrado aulas na Faculdade de Ciências Econômicas e Administração – Faced há 19 anos. Diretor-Proprietário do Curso Opção – Pré-Vestibular. Professor convidado para ministrar cursos no 23º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho, Diretor da Unidade Damásio Educacional de Divinópolis – MG. Elmo Fernandes também é apresentador do quadro “Em dia com a Língua Portuguesa” em emissoras de televisão e rádio. É também autor da letra do Hino Oficial da Cidade de Cláudio – MG e da Cartilha de Reforma Ortográfica de 1990. Como colunista no Jornal Agora, Elmo Fernandes publicou mais de 700 textos contendo informações e ensinamentos sobre a língua portuguesa, humor e textos sobre a história. Atualmente, professor da Língua Portuguesa também mantém cursos online de Língua Portuguesa e Redação. No prelo, estão dois livros que pretende reunir crônicas das publicações na imprensa local.

Nos últimos três meses, além da Cadeira Nº 04, cinco cadeiras foram preenchidas:

Continua depois da publicidade

Cadeira n° 01, eleito Aristides Salgado dos Santos, ex-prefeito de Divinópolis, arquiteto e autor de livro de poesias e biografia, tem como patrono Thomaz Antônio Gonzaga, Fundador da Cadeira: Jadir Vilela de Souza e ocupante anterior: Renato Diniz Santos

Cadeira n° 02, eleito Cláudio Guadalupe, servidor público municipal, poeta, letrista e músico, Patrono: Bento Ernesto Júnior, Fundador da Cadeira: Sebastião Bemfica Milagre, Ocupante anterior: Neuza Almeida Laboissière de Carvalho

Cadeira nº 03, eleito Paulo Wangner de Miranda, embaixador, poeta cronista. Patrono Machado de Assis, Fundador da Cadeira: José Maria Álvares da Silva Campos, ocupante anterior Edson Gonçalves Ferreira.

Cadeira nº 9, eleito Welber Tonhá e Silva, cronista, biografia e ativista cultural tem como Patrono: João Guimarães Rosa, Fundador da Cadeira: Joaquim Coelho Filho, Dr. Quito, e ocupante anterior Ruy Franca.

Cadeira nº 37, eleita Patrícia Laudares, que tem como Patrona: Clarice Lispector e Fundadora da Cadeira e ocupante anterior Marlene Moreira de Faria Gandra.

No Dia 17 de dezembro, sexta-feira, será realizada a cerimônia de posse dos novos acadêmicos Cláudio Guadalupe e Paulo Wangner de Mirada, às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de Divinópolis.

No dia 18 de dezembro, sábado, será realizada a cerimônia de posse dos novos acadêmicos Patrícia Laudares e Welber Tonhá e Silva, às 18h00, no Salão Nobre do Estrela do Oeste.

Os eventos são abertos a participação pública.

As posses do ex-prefeito de Divinópolis e arquiteto Aristides Salgado dos Santos e do Professor da Língua Portuguesa Elmo Fernandes serão realizadas em datas e locais a serem definidos.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Paulo silva disse:

    Um cidadão Dedicado , comprometido com a educação , que dispensa comentários .

  2. Anônimo disse:

    Parabéns, conterrâneo Elmo Fernandes, responsável pela minha ida para Divinópolis, onde estou morando há 25 anos. Ilustre defensor da Língua Portuguesa.

Continua depois da publicidade