Cobrir todas as quadras das escolas municipais é um dos objetivos do Plano Municipal de Educação. Atualmente, quatro Escolas Municipais não possuem quadras cobertas e duas delas sequer tem quadra. Como exemplo, as escolas municipais Professor Paulo Freire e Sidney José de Oliveira estão aguardando o término dos projetos para a liberação dos recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) que é o responsável por ações que vão desde projetos de melhoria da infraestrutura, como construção de quadras nas escolas, à execução de políticas públicas, como alimentação e transporte escolar e por consequência, a licitação das obras.
A escola municipal Antonieta Fonseca ainda não tem sua quadra coberta e também não tem recursos assegurados. As escolas municipais José Quintino Lopes e Benjamin Constant tem terrenos, mas não tem quadras cobertas.
Na última semana, a vereadora Lohanna França (CDN) anunciou que, por meio de uma emenda do deputado estadual José Carlos Pereira, a escola Estadual Guilherme da Cunha receberá o valor de R$ 650 mil reais para ser feito a cobertura da quadra daquela unidade escolar, dentro do Plano de Fortalecimento de Escolas Municipais.
Para a vereadora, além de ser um compromisso do Plano Municipal de Educação, também é uma forma de dar mais dignidade às crianças, que agora não vão mais queimar os pés. Ela ainda ressalta a importância de uma atenção maior por parte do Poder Público, já que estas escolas todas são periféricas:
- Escola Municipal Professor Paulo Freire, Rua Alzira Fonseca, 771 Dona Rosa;
- Escola Municipal Sidney José de Oliveira, Av. Anhanguera, 1090 – Jardim Candidés;
- Escola Municipal Antonieta Fonseca, Rua Primo Battaglini, 410, Quinta das Palmeiras;
- Escola Municipal Benjamin Constant, Alameda B, 240 Comunidade Buritis;
- Escola Municipal José Quintino Lopes, Rua Geraldo Araújo, 440 – Quintino e
- Escola Municipal José Carlos Pereira, Rua Lagoa da Prata, 263 – Belvedere
Lohanna França, que também é presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal de Divinópolis, tem a educação como prioridade em seu mandato, sendo a vereadora que mais destinou verbas para educação. 128 mil de suas emendas impositivas, mais da metade dos 250 mil reais, além dos recursos conseguidos através dos deputados estaduais Cleitinho Azevedo, Gustavo Mitre, João Vítor Xavier e Guilherme da Cunha, que somados à todas as emendas, totaliza mais de 1 milhão e 200 mil para as escolas, verba articulada e destinada pela parlamentar divinopolitana do Cidadania.
De parabéns a vereadora. Trabalho sério e competente!
Pena que está sozinha na luta.