Governo e FIEMG anunciam na COP-26 mapeamento das 200 maiores indústrias mineiras para contribuir com metas de mudanças climáticas

Publicado por: Redação

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou nesta quinta-feira (11) do anúncio do mapeamento das emissões e da captura de carbono da cadeia produtiva das 200 maiores indústrias de Minas Gerais. O evento foi realizado na sede do Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei), durante a COP-26, em Glasgow, na Escócia. O objetivo é que essas empresas contribuam para o alcance das metas de mudanças climáticas e preservação do meio ambiente. O chefe do executivo destacou o empenho do Estado em fomentar o desenvolvimento sustentável. “Queremos deixar claro que o produto mineiro será produzido com preocupação ambiental. Em Minas Gerais, o setor produtivo atende à nossa adesão ao Race to Zero (Corrida para o Zero), tanto a indústria quanto a agricultura, o que é uma importante parceria. Temos investido na redução do carbono e Minas tem total condições de contribuir com essa ação mundial”, afirmou. O portfólio apresentado na conferência foi construído em parceria firmada entre o Governo de Minas, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a Fiemg. O documento contém iniciativas, ações e projetos voltados para a economia de baixo carbono e, também, medidas de enfrentamento e adaptação aos efeitos decorrentes das mudanças climáticas tomadas por diferentes instituições públicas e privadas localizadas no estado.

Para o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, a ação mostra a preocupação das indústrias de Minas Gerais no cuidado com o meio ambiente. “Essas primeiras 200 indústrias são importantes para que possamos fazer um diagnóstico do setor. Isso é necessário para vermos o que é preciso fazer e quais são as leis que interferem, hoje, no meio ambiente e na indústria. Estamos fazendo este esforço para reduzir o impacto da indústria no meio ambiente. É uma ação para vermos o que está acontecendo, o que estamos fazendo e, ainda, o que podemos fazer. Começaremos com essas 200 grandes indústrias em Minas para ampliarmos isso no futuro. É um marco. Vamos avaliar, ver as leis e propor mudanças junto ao parlamento e o Governo”, disse.

Continua depois da publicidade

O Iclei é uma rede global com mais de 2,5 mil governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. O programa é ativo em mais de 125 países, discutindo políticas de sustentabilidade e impulsionando ações locais para o desenvolvimento sustentável.

COP-26

A 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP-26), em Glasgow, na Escócia, começou em 31/10. O evento reúne líderes mundiais com o objetivo de definir metas para o combate da crise climática que o planeta enfrenta.

Ainda nesta quinta-feira (11), o governador Romeu Zema discursa no evento de zona de ação em Cidades, Regiões e Ambiente Construído. Ele também acompanha a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, na apresentação do portfólio de Liderança climática de atores subnacionais no Reino Unido e além.

Intercâmbio comercial

O governador Romeu Zema se reuniu nessa terça-feira (9/11) com o Trade Envoy do Primeiro Ministro para o Brasil, Marco Longhi, na sede do governo britânico, em Londres. O encontro com o enviado comercial para o país faz parte da missão oficial de Minas Gerais no Reino Unido. O objetivo é estreitar as relações entre as nações e fortalecer a atuação do Estado em relação à atração de investimentos sustentáveis, impulsionada pela Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26).

“Reduzimos a máquina do Estado, melhoramos todos os indicadores. Uma boa gestão e o apoio do setor privado são fundamentais. Estar aqui em um lugar tão significativo, tendo a oportunidade de debater sobre nosso Estado, nossa política e estabelecer futuras parcerias é uma oportunidade ímpar”, afirmou o governador.

Zema conheceu as estruturas físicas do governo britânico, passando pelo Old Admiralty Building (edifício do Antigo Almirantado), que, no passado, recebeu alguns dos mais famosos personagens da história mundial, como o ex-primeiro ministro Winston Churchill e o autor de James Bond e o ex-oficial da inteligência naval, Ian Fleming. O governador também esteve no prédio do Ministério do Comércio Exterior (Foreign, Commonwealth & Development Office), hoje sob comando de Liz Truss.

Parceiros

Minas Gerais e o Reino Unido são parceiros comerciais importantes. O estado foi o principal exportador para os países britânicos em todo o Brasil, concentrando 30,8% do total exportado pelo país, chegando a US$ 781,5 milhões em 2020.

Na pauta de exportações, os produtos de maior destaque são ouro, café, minérios de ferro e seus concentrados.

Além disso, há relevantes investidores britânicos em Minas, como Unilever, Diageo, Sigma Lithium, Gemacom Tech, Dallas Airmotive, entre outros. Também nessa terça-feira, a Anglo American, sediada em Londres, anunciou, junto ao governador, novo aporte de investimentos de R$ 4,4 bilhões em projetos no estado.

Nesse contexto, Marco Longhi, que também é membro do Parlamento, reafirmou a disposição do Reino Unido em investir em Minas Gerais. “Estamos abertos para negócios. O Reino Unido possui centros incontestáveis de excelência e finanças, sendo Londres sua capital global. Queremos ser parceiros preferenciais na implementação de sua economia”, garantiu.

Investimentos sustentáveis

Na avaliação do enviado comercial, a pauta sobre energia renovável e mudanças climáticas é comum a todos os países e a iniciativa privada é importante aliada nestas ações de sustentabilidade.

“Vejo isso como uma oportunidade de negócios, em que o setor privado pode por em prática sua capacidade de inovar e fornecer as soluções que o planeta precisa. Gostaria de parabenizar o governador por sua visão em relação a Minas e pelos recentes compromissos climáticos assumidos. Acredito que isso complementa seus planos para o estado”, completou Longhi.

Também na terça-feira, o governador seguiu em reuniões com Marco Longhi. Dentro da pauta voltada ao compromisso assumido pelo Estado na campanha do Race to Zero, de zerar as emissões de carbono líquido estaduais, eles acompanharam a apresentação de um projeto da empresa do setor alimentício Carapreta. O empreendimento, que tem fábrica no Norte de Minas, busca formas de reduzir as emissões de gás carbônico. A apresentação também foi aberta a outros empresários brasileiros sediados em Londres e aos ingleses.

“Fazemos a economia circular. Toda nossa água utilizada para o pescado é usada na irrigação para produção de milho e soja. Já o esterco do gado é usado nos biodigestores para produzir a nossa energia, reduzindo a emissão de gás carbônico e de CH4 ao meio ambiente. Essa energia reduz nosso custo de produção”, pontuou o CEO da empresa, Vitoriano Dornas. Segundo ele, a intenção do grupo é ser, em poucos anos, autossuficiente na produção de energia para uso na empresa.

Também participam da comitiva de Minas Gerais no Reino Unido o deputado estadual Noraldino Junior, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o secretário-geral Mateus Simões, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, e o presidente da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), João Paulo Braga.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade