“Não podemos aumentar cargos na EMOP, antes de reajustar salários dos servidores”, pondera Lohanna França

Publicado por: Redação

Na Reunião Ordinária da Câmara de Divinópolis da última terça-feira (26), a vereadora Lohanna França (CDN) posicionou-se em discussão, sobre a inclusão do projeto PL EM-074/2021, a qual dispõe sobre o plano de cargos e salários – PCS da Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços – EMOP. A parlamentar relatou que acredita que todos ali presentes, entendiam o quanto a EMOP precisa aumentar o seu efetivo e falou sobre o atual cenário de Divinópolis, que as escolas e diretoras, por exemplo, precisam de mais auxiliares, pois com o efetivo que a empresa tem hoje, fica difícil abranger todo trabalho. Porém, na ocasião, a inclusão não foi aprovada nas pautas do dia, por 12 votos contrários e 4 a favor. O assunto deverá voltar ao Legislativo em breve. A Prefeitura de Divinópolis diz que a EMOP não é da administração direta ou indireta, mas quando ela não tem dinheiro, os recursos chegam através da própria Prefeitura. Bem como a indicação do cargo da Diretoria, a empresa também responde aos interesses do Executivo por ser uma autarquia municipal.

A vereadora ainda pondera algumas pontuações importante. “A minha primeira pontuação, é no que concerne ao número que eles querem aumentar: hoje nós temos 450 vagas e eles querem aumentar para 800. Na gestão anterior, se eu não me engano, o antigo Prefeito queria aumentar para 600, e a senhora Secretária de Governo foi contra. 600 já é um aumento considerável, a gente já consegue melhorar a situação, bastante, se nós tivermos 150 funcionários a mais da EMOP.”, ponderou.

Continua depois da publicidade

A agente política líder do Cidadania destaca ainda que deve haver cautela porque enquanto a prefeitura quer criar cargos para a EMOP, os servidores municipais estão na expectativa para receberem os gatilhos salariais. “Além disso, o que a gente precisa falar é sobre a legalidade dessa votação. Nós temos uma lei federal, que é a lei 173, que é a lei que o Executivo tem utilizado como argumento o tempo inteiro para não dar o reajuste dos servidores municipais e para não fazer outras coisas que precisam ser feitas na prefeitura, por exemplo, contratar mais assistentes educacionais – porém, essa legislação tem sido ignorada quando a prefeitura decide criar cargos em 2021.”, destacou.

Lohanna é a favor do aumento, entendendo que ele deve ser feito a partir de 2022. Por isso, protocolou emenda para que a vigência desse projeto de ampliação de vagas da EMOP seja a partir do próximo ano.

A vereadora também pede atenção ao princípio da legalidade, exemplificando uma dura interpretação da lei 173 e reforça que a mesma não pode ser observada apenas quando o interesse for do Executivo, pedindo aos vereadores presentes na plenária que não fizessem isso na data de ontem. “A gente vai aumentar o número de vagas, mas vamos aumentar sem ferir a lei. O Divinopolitano merece esse respeito, merece esse cuidado e os servidores, meus amigos, esperando seu gatilho baseado na 173, eles também querem ver o mesmo peso e a mesma medida. Eu acho que esse é um respeito, que esta casa deve ter divinopolitano.’’, concluiu.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Antônio disse:

    Amigos meus vem denunciando que seus comentários, sem conteúdos que possam ser proibidos de serem publicados, não são colocados aqui Por outro lado, comentários de “anônimos” são, embora a lei diz que, quem quer ter seu comentário publicado, não pode se esconder. Tem que se identificar. Assim, indo ao ponto da matéria, pergunto: o que a Emop tem haver com o Procon, para esse “anônimo” tecer comentário?

  2. Anônimo disse:

    Concordo plenamente nobre e competente Vereadora! E também deve ser bem analisada a reforma administrativa da prefeitura que vai beneficiar apadrinhamento do prefeito que não trabalha como deveria e já mostrou que não tem competência para o cargo. Ex: passar o cargo de gerência do Procon para diretoria que vai pagar um salário acima de R$8.000,00. Não aprovem esse absurdo…. Cadê o MP para fiscalizar junto com a câmara dos vereadores???????

Continua depois da publicidade