VACINAÇÃO: 70% da população de Divinópolis recebe a 1ª dose da vacina contra covid-19 e 33% as duas doses; 10% nenhuma


Nesta segunda-feira (13), a Secretaria de Saúde de Divinópolis atualizou os dados do vacinômetro e segundo informações, pelo menos 171 mil divinopolitanos receberam a primeira aplicação do imunizante ou a dose única da vacina contra à covid-19. 81.061 receberam as duas doses. Isso indica que cerca de 70% da população recebeu a D1 e que quase 33% receberam a D1 e D2, incluindo os dados da Jansen (dose única). No entanto, segundo consta os indicativos, aproximadamente 10% da população divinopolitana, por algum motivo, ainda não recebeu nenhuma das duas e o maior fator pode ser os padrões de comportamento negacionista, ou que se deixaram influenciar por notícias falsas a cerca das vacinas. De acordo com a secretaria, estima-se se vacinar 190 mil adultos em Divinópolis. Para que isso seja possível, a equipe de imunização reforça que é altamente recomendável que não haja escolha por vacinas. Ser “sommelier de vacina” não só atrapalha o controle da pandemia e o andamento das imunizações, como coloca a vida da população em grau de risco.

Se você conhece alguém que ainda não se vacinou ou que não pretende se vacinar, tente fazer com que a pessoa mude de ideia! Um dos fatores essenciais para o sucesso da campanha de vacinação é a adesão da população. Imunização é um ato coletivo. Então, além do envio das doses pelo Ministério da Saúde-Governo Federal e da distribuição das mesmas por parte da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, (SES-MG), nós da imprensa e você como cidadão temos o dever de colaborar na divulgação e neste incentivo.

Pesquisas realizadas por universidades renomadas mostram que a vacina diminui consideravelmente a chance de desenvolver formas graves da doença e principalmente de falecer em decorrência dos sintomas. Não escolha vacina! A eficácia e a segurança de todas as marcas da vacina contra a Covid-19 são comprovadas, pois todas elas são aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As vacinas foram testadas em grandes e randomizados ensaios controlados que incluem pessoas de uma ampla faixa etária, ambos os sexos, etnias diferentes e aqueles com condições crônicas.

Não escolha vacina! Quanto mais rápido se atingir uma ampla cobertura vacinal, menos casos graves, internações e óbitos. Vacina boa é vacina no braço. A vacinação não é apenas uma proteção individual, mas um instrumento coletivo e que exige disciplina e respeito de toda a sociedade. Além disso, na medida em que for se avançando os quadros sanitários, menos restrições nos ambientes abertos e fechados haverá.

Manter as medidas de prevenção antes ou após a vacinação é crucial para a regressão da pandemia. Todos os cuidados devem ser mantidos. Sem exceção.

Vacinação para quem perdeu o prazo

O cadastro para vacinação de pessoas maiores de 18 anos está aberto, no site da Prefeitura e ou no APP Divinópolis – Opção Vacinação Covid-19. A imunização desse público acontecerá a partir de amanhã (14/09). Quem estiver com a segunda dose em atraso não precisa se cadastrar. Basta procurar um dos três drive thru de Divinópolis. Porém antes de ir a um desses locais é importante conferir se está sendo aplicado o mesmo imunizante que será necessário para a segunda dose.

Documentação e recomendações

No dia da vacinação é importante ter em mãos: documento de identidade com foto, carteirinha do SUS; cartão da unidade de saúde, cartão de vacina e comprovante de endereço.

Todos que forem se vacinar devem respeitar rigorosamente o horário marcado no comprovante de cadastro e ter atenção ao local indicado no comprovante de cadastro. O cumprimento dessas recomendações são para que não haja aglomerações e filas desnecessárias.

*Sommelier = subs masculino. O Sommelier é o profissional responsável pelas bebidas (principalmente, mas não unicamente, vinho) nos estabelecimentos, que pode ser um restaurante, bar ou um comércio – loja ou importadora de bebidas. Deu-se o apelido de “sommelier de vacinas”, as pessoas negacionistas que escolhem qual dose tomar ou optam por não se imunizarem contra à covid-19 ou qualquer outra doença.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PODCAST: escuta essa!!