COMPORTAMENTO: Por que as pessoas se apaixonam tanto por colegas de trabalho? e se sentem protegidas pelo chefe ?

Publicado por: Redação

Quem nunca se apaixonou por alguém do trabalho não sabe como é possível querer tanto que chegue a segunda-feira de manhã – O processo é simples. De repente, entre um café e outro, entre um sorriso e outro o coração dispara, as ‘happy hours’ tornam-se mais frequentes, começa a vestir-se melhor e a arranjar-se mais e, em pouco tempo, a pessoa que teoricamente deveria ser apenas mais um colega de trabalho é ‘aquele’ ou ‘aquela’ – Essa situação possivelmente já aconteceu consigo, com algum amigo próximo, ou com alguém da sua família e, claro, com alguém do seu trabalho. A verdade é que interessar-se por alguém no local de trabalho é algo bastante comum.

O Tech Insider publicou recentemente um vídeo que explica a psicologia por trás deste fenómeno. De acordo com o psicólogo Adam Galinsky, que é também escritor e professor da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, os dois principais fatores que fazem com que as pessoas se apaixonem são: semelhanças e proximidade.

Continua depois da publicidade

A atração

Relativamente à semelhança gostamos de pessoas que têm os mesmos gostos que os nossos, que se interessam pelos mesmos assuntos, que gostem das mesmas músicas, dos mesmos filmes, séries, etc. Já a questão de proximidade é também bastante lógica: é muito mais provável nos apaixonarmos por pessoas que estão próximas – no mínimo, na mesma cidade – do que por pessoas distantes.

E a verdade é que nos tempos modernos em que vivemos passamos a maioria do tempo a trabalhar e no ambiente laboral, pelo menos oito horas por dia, ou seja, se pensar bem passamos mais tempo no emprego do que por exemplo a socializar num bar ou a sair com amigos. E no emprego acabamos por conviver com as mesmas pessoas todos os dias – tratando-se de um ambiente propicio a juntar semelhança e proximidade, e daí atração.

Tanto a proximidade quanto o que temos em comum são fatores que promovem a interação entre as pessoas. Quanto mais interagimos com elas, mais nos familiarizamos. A familiarização que temos com alguém é a fonte para que a atração nasça e se desenvolva.

E é assim que a magia acontece. Começamos a conversar mais, a interagir mais, a contar histórias pessoais, a confiar mais, a conviver mais e, o que era para ser uma simples relação de trabalho, pode terminar em romance. Para Galinsky é por isso que é problemático proibir relacionamentos amorosos em ambientes de trabalho, afinal, por todos os motivos que citamos, o escritório parece ser melhor do que o Tinder ou uma saída à noite

Problemas no trabalho

Acontece quando uma funcionária ou funcionário, se relaciona com o um chefe hierarquicamente superior ao cargo dela/dele e começa a se sentir protegida/o para cometer desatinos, partindo do pressuposto de que será protegida pelo amago/a.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Observador disse:

    Por incrivel que pareça, nos ambientes de trabalho, acontecem mais a troca de idéias, mais ponderações, em especial em “duplas”, mais até em equipes, também! Antes de eu trabalhar direto com chefe, havia uma funcionária que deixava de focar no trabalho e, sempre com pouca disponibilidade de flexibilização do horário, já que haviam prazos e relatórios! Num determinado dia fomos até as 21 horas! Pedi licença para ir ao banheiro do corredor para urinar, ele disse use o da sala! Flertei e nos beijamos! Até que fui urinar e ele acompanhou! Depois disse a ele que fazia tempo que não transava e trabalhando tão perto de homem. Tivemos ai a primeira vez nossa! O relacionamento que tivemos foi mais pela aproximação, atração pelo profissional e pessoal (reciproco)!

Continua depois da publicidade