Vereador Delano Santiago diz que 90% dos suicídio e tentativas são cometidos através do uso de remédios receitados pelos próprios médicos

Publicado por: Redação

O vereador e médico Delano Santiago, em seu pronunciamento da última terça-feira (05), em alusão ao Setembro Amarelo, com informações que lhe foram fornecidas pelo psiquiatra Thales Diniz, que atende no  SERSAM (Serviço de Referência a Saúde Mental), forneceu para ele dados   alarmantes e preocupantes, ao informar que a grande maioria dos suicídio e tentativas, sendo mais exato, 90% ocorrem através de ingestão de remédios que são prescritos pelos próprios médicos, e que apenas 10% são por arma de fogo e enforcamento. E ainda que a 78% dos suicídios cometidos e também as tentativas são de mulheres –  No Brasil são cometidos 32 suicídio por dia e em Divinópolis, são 10 tentativas por mês.

Sintomas

Continua depois da publicidade

Delano alertou para alguns sintomas que podem ser um sinal de depressão dando indicações de que uma pessoa pode tentar cometer suicídio. Um deles é o isolamento, a pessoa não querer falar nada com ninguém, querer ficar só. Segundo ele, é preciso que alguém ligado a essa pessoa, de uma busca pela casa para saber se ela está escondendo quantidades de remédios, ou mesmo arma.

Já se a pessoa morar sozinha e no trabalho dela os colegas notarem que a pessoa mudou totalmente de comportamento, ficando mais arredio, e triste, é preciso que algum parente seja avisado desta mudança brusca de comportamento.

Outro sintoma relatado pelo médico e vereador é o excesso de euforia. De uma pessoa que estava em depressão e de repente de uma hora para outra entra na bipolaridade de que está tudo ótimo. Segundo o médico, isso é um meio de desviar o foco da atenção nele. Estrategicamente ele quer que as pessoas tirem o foco dele, enquanto ele arquiteta o seu plano, junto remédios, escondendo uma faca ou uma corda, ou mesmo comprando uma arma de foro, por exemplo.

Delano citou o exemplo de um vereador da Câmara de Divinopolis que há alguns anos cometeu suicídio. O edil questionou se ninguém notou a mudança do seu comportamento, até mesmo dentro do gabinete.

O médico citou o nome de um livro, que está entre os mais vendidos na atualidade, que as pessoas precisam praticar para não se deixarem sucumbir, é ligar o Fod*-se. Não se importando com opiniões alheias. Ao mesmo tempo em que leu um versículo bíblico: “Que jamais a criatura vai se sobressair ao Criador”, dando a interpretação de que, quem dá a vida é Deus, e só ele pode tirá-la, quando quiser.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Muito sério está questão de receitas .
    No CRESST isto é fato , leva receita antiga e recebe uma nova indiferente de qual medicamento e para que !
    Nem é mais anotado no prontuário dos servidores e outros!
    E preciso atitude urgente!

Continua depois da publicidade