COVID-19: Vacina da Pfizer será aplicada em Divinópolis e outras 46 cidades de Minas; UFSJ armazenará antígenos

Publicado por: Redação

Na tarde desta quinta-feira (20), o Secretaria de Estado de Saúde informou que o novo lote de vacinas Pfizer/Comirnaty será distribuído para cidades com população acima de 79 mil habitantes, chegando a um total de 47 municípios no Estado, dentre eles, Divinópolis. Segundo informações, a cidade irá armazenar as doses em cinco ultrafreezers alocados na Universidade Federal de São João Del Rey, no Campus Dona Lindu.

As geladeiras especiais no campus podem guardar até 40.000 doses cada uma, logo seria possível que a instituição de ensino guarde por vez, o suficiente para vacinar em uma dose toda a população divinopolitana. Informação essa que foi confirmada pela vereadora Lohanna França (CDN) em seu pronunciamento da Reunião Ordinária desta quinta. A edil foi a autora da solicitação no dia 30 de abril, a secretaria de Saúde de Divinópolis e ao secretário de Estado de Saúde, para que as vacinas viessem para o município. (Veja os Ofícios ao fim da reportagem). Essas informações foram noticiadas hoje no jornal O Tempo e também no MG1 da Rede Integração, em edição anterior.

Continua depois da publicidade

Especialista da área da Saúde de Divinópolis e cientista doutoranda na USP detalha informações da Pfizer e o quão relevante é a chegada das doses nos municípios do interior

Atento a movimentação da corrida das vacinas, o Divinews inclusive já havia se antecipado e entrevistado Gabriela Gonçalves Amaral, uma especialista da área da saúde de Divinópolis e cientista doutoranda na USP, a qual concedeu depoimento técnico a cerca da vacina Pfizer e da importância da chegada dela nas cidades do interior, como estratégia aliada a ampliação da cobertura vacinal contra às Covid.

A decisão da logística e entrega da Pfizer em demais cidades de Minas

Entretanto, pela manhã, o secretário geral do governo de Minas Gerais, Mateus Simões, havia afirmado que a leva de doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 seria enviada a 70 municípios do Estado, o que não se confirmou.

A distribuição da 20ª remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde a Minas Gerais no último dia 18, com 64.350 doses da Pfizer, terá início nesta sexta-feira (21) para as Unidades Regionais de Saúde (URSs).

Antes, só Belo Horizonte e as demais capitais brasileiras estavam recebendo a vacina, que tem condições de conservação singulares bem específicas, devido à necessidade de temperaturas muito frias. Entretanto, após reunião, houve a deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIBSUS/MG), coordenada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Cidades que vão receber e aplicar a vacina Pfizer

Conforme a listagem da SES, as cidades que irão receber as doses do imunizante Pfizer são: Alfenas; Araguari; Araxá; Barbacena; Betim; Caratinga; Conselheiro Lafaiete; Contagem; Coronel Fabriciano; Curvelo; Divinópolis; Governador Valadares; Ibirité; Ipatinga; Itabira;  Itajubá; Itaúna; Ituiutaba; João Monlevade; Juiz de Fora; Lavras; Manhuaçu; Montes Claros; Muriaé; Nova Lima; Nova Serrana; Pará de Minas; Ribeirão das Neves; Sabará; Santa Luzia; São João Del Rei; Teófilo Otoni; Timóteo; Vespasiano; Passos; Paracatu; Patos de Minas; Patrocínio; Poços de Caldas; Pouso Alegre; Sete Lagoas; Três Corações; Ubá; Uberaba; Uberlândia; Unaí e Varginha.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, alguns critérios para seleção das cidades foram seguidos, além da população total, como o fato de que os municípios estão distantes, no máximo, 2h30 da capital, por modal aéreo ou rodoviário (veículo refrigerado), “a fim de ampliar a segurança da preservação da temperatura de transporte indicada (-15°C à -25°C), observada a estrutura atualmente disponível para logística”, informou o governo de Minas Gerais. Além disso, as unidades precisam comprovar mecanismos de agendamento para vacinação, que precisa ser duas vezes o total de vacinas disponibilizadas, formando uma lista de espera. O objetivo, portanto, é o consumo de 100% das vacinas em no máximo quatro dias. Isso porque, conforme informa o governo, “o tempo de validade máximo após abertura do frasco, conservado entre 2°C e 8°C, é de 6 horas”.

 

 

Fontes: Jornal O Tempo e Rede Integração/MG1

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade