PERIGO VACINAÇÃO: centenas de pessoas receberam doses trocadas de vacina em Minas; Divinópolis foram 6 casos; Nova Serrana, 11; Itaúna, 2; entre outras cidades do Estado

Publicado por: Redação

Segundo um levantamento feito pelo Jornal O Tempo, aproximadamente 2,5 mil pessoas que foram vacinadas contra a covid-19 em Minas correm risco de ter sido vacinadas de forma equivocada, ou seja, com imunizantes diferentes na primeira e segunda dose. Na primeira dose tomou CoronaVac e na segunda tomou AstraZeneca, e vice-versa. Com isso não estão protegidos de serem contaminados pelo coronavírus, as vacinas foram desperdiçadas.  

O levantamento do O Tempo foi realizado a partir de fichas registradas no Ministério da Saúde, revelando que 2.360 pessoas tomaram a primeira dose da Covishield (AstraZeneca/Fiocruz) e o complemento, a segunda dose foi  da Coronavac (Sinovac/Butantan), enquanto outras 195 foram ao contrário, tomaram primeiro a CoronaVac, e depois a AstraZeneca. O arquivo inclui todos os contemplados com as duas aplicações até a última quinta-feira (22/4) nos postos localizados em Minas.

Continua depois da publicidade

Metade dos registros é de pessoas nas faixas etárias acima dos 70 anos. Para se ter uma ideia, mesmo representando uma parcela mínima do total de vacinados (0,23%), o erro teria comprometido ou atrasado a imunização de até 1.180 mineiros com as duas doses da Coronavac, cujo intervalo entre as injeções é menor, de até um mês. Esse número supera o total de vítimas da Covid-19 confirmadas nos últimos três dias no Estado (932).

O suposto desperdício de doses foi registrado em 423 municípios mineiros, incluindo Divinópolis que teve 6 casos, sendo que Belo Horizonte e Lavras concentram a maior parte dos casos, com 200 vacinados de forma equivocada em cada uma das cidades. Em seguida, aparecem Governador Valadares (68), Santa Luzia (46), Uberaba (44) e Varginha (43).

De acordo com o protocolo do Plano Nacional de Imunização, o cidadão deve receber o fármaco disponível no momento da convocação por grupo de prioridade, independentemente do fabricante e sem a opção de escolha. Mas a segunda aplicação precisa, obrigatoriamente, ser a mesma, pois as vacinas são fabricadas com tecnologias distintas.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que, até a última sexta-feira (23), havia recebido das prefeituras mineiras as notificações formais de apenas 68 ocorrências de pessoas vacinadas com duas doses diferentes.

A secretaria afirmou ao O Tempo que, em tese, a falta de notificações não deveria comprometer a oferta de imunizantes para as pessoas que necessitem refazer a aplicação com a dose correta, pois o Ministério da Saúde levaria esses casos em conta ao distribuir as novas remessas para os Estados. A pasta federal, no entanto, informou ter recebido apenas 481 notificações referentes a todo o Brasil até a semana passada (leia mais abaixo).

“Em casos nos quais o indivíduo tenha recebido a primeira dose de vacina de um fabricante e, com menos de 14 dias, venha receber a segunda dose de outro produtor, a segunda dose deverá ser desconsiderada, e deverá ser reagendada outra aplicação, conforme o intervalo indicado da primeira vacina recebida”, diz o comunicado da SES-MG, sem mais detalhes sobre os casos que não se encaixem na descrição.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. ricardo disse:

    e como vou saber se tomei vacinas de laboratórios diferentes? no cartão de vacina não consegui distinguir. Geraldo, presta um serviço a comunidade, verifique como saber qual vacina foi aplicada através do cartão de vacina. Abraços

    1. Anônimo disse:

      No cartão de vacina e obrigatório anotar o nome da vacina.
      Existe o lançamento no sistema é so ir na unidade de saúde mais proxima para verificar.

  2. Francisco disse:

    Sem falar que aqui em Divinópolis, um lote da vacina astrazeneca estava vencida e muitos idosos tomaram dela, apura isso aí para a população divinews….

Continua depois da publicidade