FALTA DE PLANEJAMENTO: Após doação de capacetes ELMO para UPA, Prefeitura alega falta de condições técnicas para uso, e os devolve

Publicado por: Redação

De acordo com informações da própria Secretaria de Saúde de Divinópolis, após o recebimento de uma Nota Técnica emitida pela White Martins, que é a empresa fornecedora e também responsável pela linha do sistema de distribuição de gases da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto e o  Hospital de Campanha que atende paciente em tratamento contra Covid-19, informando que o uso do capacete Elmo aumenta significativamente o consumo de oxigênio e com isso passa do volume que foi contratualizado entre o município e a fornecedora (White Martins), o município optou por devolver à FIEMG e as demais entidades, todos os 30 capacetes que foram doados. O fato é que, faltou planejamento prévio para dimensionar a capacidade de oferta de oxigênio. Aos 100 dias da administração do prefeito Gleidson Azevedo, tanto ele quanto sua equipe, não aprenderam ainda o básico da administração pública. PLANEJAR antes de executar.

Só após a compra e a entrega dos capacetes através de doações, é que eles foram se ater aos problemas de ordem técnica dizendo que o uso dos capacetes provoca riscos consideráveis na assistência prestadas aos pacientes, e que diante da impossibilidade de alteração de gases e ampliação do fornecimento de oxigênio os 30 capacetes foram devolvidos para a FIEMG.

Continua depois da publicidade

“No entanto, a Semusa, salienta que o Hospital Público Regional Divino Espírito Santo, através de um projeto estadual em parceria com o município de Divinópolis, estará brevemente disponibilizando 20 novos leitos de UTI Covid e 40 novos leitos de enfermaria de retaguarda COVID, com atendimento 100% SUS, e que nesta oportunidade seria extremamente importante que a Fiemg pudesse disponibilizar novamente os 30 Capacetes Elmo para utilização na assistência a estes pacientes em estrutura adequada e segura para seu funcionamento”, seguiu a nota assinado pela secretário de saúde, Alan Rodrigo

Ao final da informação, foi informado que o comunicado foi de autoria da secretaria de saúde por meio do Ofício SMS/DV/GS nº 061/2021, encaminhado ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Rosco Nogueira; ao presidente da FIEMG Regional Centro Oeste, Eduardo Soares; ao presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Print Junior; ao Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, José Braz Dias e ao presidente do Conselho Municipal de Saúde, Warlon Carlos Elias.

O Divinews em contato com a presidência da FIEMG, obteve o retorno de que o presidente da entidade, Eduardo Soares, por enquanto não se manifestará oficialmente a respeito.

Logo após a comunicação da Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde a FIEMG emitiu o seguinte comunicado:

Nota sobre devolução dos capacetes elmo

A FIEMG Regional Centro-Oeste afirma que se surpreendeu com a recusa na utilização e com a devolução dos capacetes elmo doados à UPA de Divinópolis através da campanha que mobilizou toda comunidade empresarial.

Informamos que antes de efetuada a entrega dos aparelhos, todos os detalhes técnicos foram analisados pela Secretaria de Saúde, através do secretário da pasta, Alan Rodrigues e os capacetes foram entregues à Unidade de Pronto Atendimento de Divinópolis somente após confirmada as condições de uso.

Destacamos que outras unidades de saúde que estão fazendo uso dos capacetes no tratamento à Covid-19 têm apresentado resultados positivos e promissores.

Diante do exposto, a FIEMG Regional Centro-Oeste, através do seu Presidente, Eduardo Soares, informa que vai aguardar um alinhamento mais detalhado com a Prefeitura Municipal para então, se pronunciar.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. JUSTO VERÍSSIMO disse:

    SÓ PRÁ RESUMIR.

    NO CONTRATO DE COMPRAS SOMENTE ALTERAR O QUANTITATIVO JUSTIFICANDO O MOTIVO DE TAL. IMPORTÂNCIA PARA ATENDER PACIENTES COM COVID=19.

    O HOSPITAL REGIONAL NÃO ESTARIA APTO EM 30 DIAS???

    QUANDO CONSULTADOS NÃO DERAM O SINAL VERDE PARA O RECEBIMENTO???

    PAREM DE PENSAR EM 15/10/22(ELEIÇÕES).

    DEIXEM A POLITICAGEM DE LADO E PENSEM EM UM MOIMENTO EM SALVAR VIDAS..

  2. Anônimo disse:

    Prefeitnho de bosta ruim.imcompetente e essa vice retardada fazendo papel de trouxa incompetente iludir o povo com hospital público, isso não sai do papel otaria. Vcs são a vergonha da cidade. Cada dia um.mico maior que outro.

  3. Anônimo disse:

    Isso e culpa do Bolsonaro que não enviou uma equipe para ensinar a usar os equipamentos, fora Bolsonaro genocida.

Continua depois da publicidade