Centro Universitário UNA por acordo com TJMG passa a mediar acordos judiciais

Publicado por: Redação

Estudantes da Una e do UniBH vão realizar projetos para pacificar conflitos; o acordo tem duração até 2030

O reitor do Centro Universitário Una, Rafael Ciccarini e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Gilson Soares Lemes, assinam no dia primeiro deste mês, um acordo de cooperação técnica para contribuir com o cumprimento da Meta 9 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, que tem o objetivo de realizar ações de prevenção ou desjudicialização de litígios.

Continua depois da publicidade

O acordo vai proporcionar aos estudantes de Direito da Una e do UniBH a oportunidade do conhecimento prático e a experiência com a realidade do mercado de trabalho por meio das Unidades Curriculares Duais e de atividades correlatas às suas pretendidas formações, em complementação ao conhecimento teórico adquirido na universidade. “As ações visam evitar a judicialização, contribuindo para a prevenção e para a solução pacífica de conflitos da comunidade local. Será uma parceria profícua, que fará a diferença no entorno das unidades e na vida dos alunos que terão a oportunidade de vivenciar o mundo do trabalho”, diz o reitor Rafael Ciccarini.

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, destacou a importância da parceria que irá aprofundar metodologias de aprendizagem voltadas para solucionar conflitos. “Muitas faculdades ensinam os universitários a litigar, a buscar o confronto entre as partes. É fundamental que os novos profissionais que ingressarem no mercado de trabalho passem a atuar também como mediadores de litígios”, diz.

As instituições de ensino direcionam 10% da carga horária total do curso de Direito a projetos de extensão, com a finalidade de aprimorar o conhecimento dos alunos e de contribuir com ações nas diversas localidades onde suas unidades estão instaladas. Os projetos vão ao encontro da proposta da Agenda 2030, que é promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos.

As pesquisas que serão desenvolvidas como projetos de extensão e através das Unidades Curriculares Duais poderão se desdobrar em trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos para publicação em revistas e periódicos, livros, bem como proporcionar a experiência dos alunos no ambiente profissional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Crédito da foto: Riva Moreira/TJMG

Fonte: Una Divinópolis

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade