#VacinaDivinópolis: Município terá equipes móveis de vacinação contra covid-19; e primeira pessoa a ser vacinada será mulher


Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (18), o secretário de Saúde de Divinópolis, Allan Rodrigo, ao lado da vice-prefeita, Janete Aparecida, comunicou como ocorrerá o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 no município – Segundo Allan, prioritariamente serão vacinados os servidores da Secretaria de Saúde que atuam na linha de frente no combate à covid-19 da secretaria de saúde, os que estão na UPA, e os dos hospitais, tanto os públicos quanto os privados. Em linhas gerais, o secretário afirmou que o plano de vacinação que o município adotará será basicamente o mesmo critério do Ministério da Saúde, com algumas nuances e características próprias da cidade.

Além dos profissionais da saúde tanto os dos serviços públicos quanto os que trabalham nos locais da iniciativa privada, os idosos acima de 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como exemplo os que estão em asilos e instituições psiquiátricas, também terão prioridade.

“Manteremos estas equipes e estamos acertando também a criação de um trabalho de drive-thru para vacinar a população e não gerar aglomeração nas unidades de saúde. Estamos criando todo um arcabouço de segurança para que tudo flua sem aglomerações” informou o secretário.

O diferencial dos demais planos de vacinação de outros municípios, será a existência também de seis equipes móveis que percorrerão os locais onde estarão as pessoas prioritárias para serem vacinadas. Equipes essas que serão compostas por um enfermeiro e dois técnicos. Com isso, neste primeiro momento as unidades de saúde não devem ser procuradas.

Quanto ao número exato de vacinas que Divinópolis vai receber, o secretário afirmou que isso será decidido em uma reunião entre o município e a Superintendência Regional de Saúde, que ocorrerá nesta próxima terça-feira (19)  às 9 horas. Contudo, afirmou o Allan que é em torno de 2% da população.

A vacinação começará tão logo o Governo do Estado comece a enviar as vacinas para as Superintendências Regionais, e posteriormente enviadas aos municípios, que ocorrerá nos próximos dias. Segundo Allan, a Secretaria já está pronta para começar a vacinar.

A vice-prefeita, Janete Aparecida, incentivou que as pessoas se vacinem, e ainda que os que forem vacinados não devem avaliar que por isso estarão isentos de continuarem com os devidos cuidados, que somente a ciência é quem vai decidir esse momento, e não a política.

Janete Aparecida, destacou ainda que, a Administração Municipal está pensando também em bairros distantes e comunidades rurais. “Tudo está sendo feito com muito cuidado e critério para que moradores de toda a cidade, de acordo com seus grupos prioritários, recebam as vacinas igualmente e, para isso, a equipe tático móvel permanecerá em ação durante toda a campanha de vacinação”, salientou.

Allan Rodrigo, ao final da entrevista afirmou que a primeira pessoa que será vacinada no município, será uma mulher, mas que não revelaria o seu nome, que será conhecido somente na hora da vacinação. O secretário contou ainda que haverá uma campanha #vacinadivinopolis que a pessoa após ter recebido a vacina receberá um boton com tal hashtag.

 

6 comentários em “#VacinaDivinópolis: Município terá equipes móveis de vacinação contra covid-19; e primeira pessoa a ser vacinada será mulher

  • 19 de janeiro de 2021 em 23:21
    Permalink

    idosos acamados em casa? tem equipe que vai na casa? e as cuidadores? serão vacinada?

    Resposta
  • 19 de janeiro de 2021 em 18:55
    Permalink

    Uma dúvida,,vi a reportagem na tv,e querendo saber,, PORQUE A VICE PREFEITO, ESTAVA SENTADA NA CADEIRA, AFASTADA DA MESA,ERA PRA CONSTRANGER O ENTREVISTADO, SECRETÁRIO DE SAÚDE?? VIGILÂNCIA NAS RESPOSTAS??

    Resposta
  • 19 de janeiro de 2021 em 11:23
    Permalink

    Me perguntei o mesmo . Único município que nao vi mencionar o pessoal do samu que esta transferindo e atendendo estes pacientes.

    Resposta
  • 18 de janeiro de 2021 em 17:02
    Permalink

    Certamente deve ser os irmãos Papagaio que iram aplicar as vacinas!
    Ele não vão perder essa oportunidade de aparecer!

    Resposta
    • 18 de janeiro de 2021 em 22:00
      Permalink

      O pessoal do Samu não vai entrar nesta?

      Resposta

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PODCAST: escuta essa!!