Vacinação, escolas, hospital de campanha, eventos, bares, comercio, natal e onda vermelha, foram temas da entrevista da Secretaria de Saúde

Publicado por: Redação

Em uma entrevista realizada através de live no Instagram, que ocorreu nesta última quarta-feira (09), na parte da manhã, o secretário de Saúde, Amarildo Sousa e a Diretora de Vigilância em Saúde, Janice Soares traçaram o pior cenário do que possa vir acontecer com Divinópolis, se o relaxamento com os cuidados preventivos de não aglomeração e distanciamento social, além da higiene pessoal somados a uma baixa circulação de pessoas nas ruas forem mantidos da forma que estão no momento, o que espera para os próximo dias é uma catástrofe sanitária, no após festejos de natal e de fim de ano, isso se as pessoas insistirem nas comemorações natalinas como se não houvesse uma perigosa pandemia em curso em todo mundo. Com isso, não só com a Macrorregião Oeste, mas com a microrregião Divinópolis correm sérios riscos de entrarem na Onda Vermelho, isso se não ocorrer antes do Natal, dado ao aumento significativo dos riscos.

(Janice Soares sobre escolas)

Continua depois da publicidade

Na entrevista o secretário afirmou quem mesmo na onda amarela as escolas poderão continuar a funcionar da forma que estava funcionando na onda verde, não pode aumentar o número de alunos e nem ofertar mais cursos, e ainda as escolas que até então não abriram não pode mais abrir.

(Secretário de Saúde sobre funcionamento do comércio)

Os eventos de lazer, como o futebol estão suspensos, apenas os eventos de ensino esportivos podem continuar.

Quanto as escolas, Diretora de Saúde, Janice soares explicou que por uma deliberação do Estado, as escolas particulares têm autonomia para decidir sobre o retorno, desde que respeite o protocolo dos munícipios. Contudo, o município está acompanhando semanalmente. E as escolas precisam de semanalmente notificar a vigilância a existência de casos suspeitos, e quando um caso é identificado ela notifica a vigilância para que seja feito o monitoramento das pessoas suspeitas. Janice contou que em uma escola ocorreu um caso, em que o marido de uma professora testou positivo, e como medida de prevenção ela foi afastada e todos que tiveram contato foram monitorados.

(Diretora de Saúde sobre o perigo de retorno a onda vermelha)

A diretora afirmou que está existindo o acompanhamento das crianças que estão internadas tanto na rede SUS quanto da rede privada, explicou que no último fim de semana havia 9 crianças internadas, sendo que somente duas eram de Divinópolis, e as demais era de outros municípios. E o contágio de uma dessas crianças estava com a avó que adoeceu, não por covid, com isso a mãe sem ter com quem deixar a criança, teve que levar a criança para o trabalho, e agora a criança está internada com sintomas da covid.

(Amarildo sobre hospital de campanha)

Sobre o desmonte do hospital de Campanha o secretário Amarildo, diferente do que foi divulgado em outros veículos, ele afirmou que havia uma normativa do Governo do Estado que fosse feito o desmonte dos hospitais, mas na semana passada eles declinara desta intenção e garantiram a continuidade dos hospitais por mais três meses.

O Comércio durante o período de Natal, Amarildo explicou que foi aprovada a proposta feita pelo Sincomércio de um horário especial, por que existe o entendimento de que o aumento do horário de funcionamento do comércio vai diminuir o fluxo de pessoas, já que as pessoas não abriram mão de fazer as compras e com o horário reduzido isso provocaria mais aglomeração, então com o horário estendido e pulverizado é mais propicio que não haja aglomeração. O Secretário reforça que os eventos estão suspensos ao número de 30 pessoas. Amarildo fez uma importante ressalva que os restaurantes e bares que estão anunciando festividades de fim de não, não podem acontecer acima do limite de 30 pessoas.

(Janice Soares sobre vacinação contra a covid)

Janice Soares explicou que clubes esportivos não podem funcionar e o futebol só pode acontecer se for aulas e não entretenimento. Clube sociais, com utilização de piscina não podem funcionar. Alertou que desde que a pandemia começou nunca os casos estiveram tão altos, com 288 novos casos confirmados e com o índice de 1.13, basta multiplicar e se tem o nível dos contaminado que vão surgir. É preciso então ter cuidado, controlando essa situação para que o município não vá para onda vermelha. Se continuar desta forma comparado com a ocupação dos hospitais existe a possibilidade de ir para a onda vermelha. Missas e cultos pode acontecer desde que tenha somente até 30 pessoas, afirmou a diretora.

Vacinação

O Governo estadual já fez uma solicitação ao município, e existe um prazo, até o início de janeiro para ser apresentado o plano, que já está sendo construído com as diretrizes do Governo Estadual para que seja organizado a rede de frio, que incluir a aquisição de freezer e a questão do Recursos Humanos. Já existe um trabalho em andamento para que, quando a Anvisa sinalizar qual vacina será aplicada o município já estará pronto

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Geisi disse:

    Gebteeee e as festas e bares?????? Kkkkk achan que final de ano vao ficar rm casa? Estao esperando pra fechar tudo?????? Prender tudo em casa?????? Proibir tudo

  2. RICARDO disse:

    ainda tá tendo pandemia de coronavírus? quem falou? é só dá uma olhada no centro da cidade, tá tudo em ritmo de festas de fim de ano, população imensa nas ruas, e as filas?
    um cidadão quase montando no outro, distância de no máximo, 20 cm,
    Se as “OTORIDADES” não querem uma tragédia, só tem um jeito: LOCKDOWN JÁ

Continua depois da publicidade