Partidos de Divinópolis começam marcar CONVENÇÕES; a 1ª será no sábado (05)

Publicado por: Redação

Como as realizações das convenções partidárias já estão autorizadas desde a última segunda-feira (15), os partidos políticos começaram a marcar as datas que de fato os pré-candidatos passam a ser candidatos de fato, tanto na proporcional (vereadores) quanto na majoritária, candidatos a prefeito. Nomes que pretendem disputar o pleito e sentar na cadeira de Galileu Machado, isso se ele deixar, já que é candidato a reeleição. O último dia para que os partidos realizem suas convenções será no próximo dia 16 deste mês – Porém, é comum que os partidos definam os candidatos a vereadores dentro do prazo, mas deixem o livro-ata com a data em aberto para definir as indicações de prefeito somente no último momento, e  com isso ganhar tempo para as articulações que tiram o sono de todos, com reuniões que  varam madrugadas a dentro. Neste ano, a data será no dia 26, até as 8 horas para que os partidos entrem a documentação através da internet, e presencial, no cartório eleitoral de 8h30 às 19 h.

REPUBLICANOS

Continua depois da publicidade

A primeira convenção partidária em Divinópolis, será no dia 5, ou seja no próximo sábado, do partido Republicanos, que em tese, já está com chapa definida a majoritária com Marquinhos Clementino, como cabeça de chpa e Dr. Wagno, como seu vice.

PDT

Será no dia 13

Com o médico Dr. Wagno possivelmente vice de Marquinhos Clementino (Republicanos)

PSDB

Será no dia 11

Que até então não apresentou candidato a majoritária, tem nos seus quadros de filiados como candidatos a vereador, Renato Ferreira, César Tarzan e Print Junior.

CIDADANIA

Será no dia 12

Os membros do partido formalmente e oficialmente estão com Fabiano Tolentino, que a princípio como especulações quase confirmadas será o vice do cabeça de chapa Jaime Martins (DEM), Contudo, no partido também está o deputado Cleitinho Azevedo que não apoiará o candidato do seu partido que é Tolentino e sim o irmão dele, Gleidson Azevedo, do PSC – Na proporcional, a chapa de vereadores está Edson Sousa, ex-MDB.

DEM

Será no dia 12

O DEM tem como candidato já 1000% certo que será o ex-deputado federal Jaime Martins Filho, que possivelmente ombreará com o provável seu vice Fabiano Tolentino (Cidadania) – Na proporcional está o vereador Marcos Vinicius, entre outros.

PSB

Será no dia 13

O PSB que era do grupo político de Fabiano Tolentino, após a cogitação de que ele poderia ser vice de Jaime Martins, o Presidente André Ferreira, decidiu seguir outro caminho e passou a apoiar Laíz Soares (Solidariedade).

PT

Será no dia 13

A candidata a prefeita pelo partido dos trabalhadores será a Professora Maria Helena.

PROGRESSISTA

Não tem data marcada ainda

O partido tem como presidente Will Bueno, que pretende ser candidato a prefeito da Divinópolis.

SOLIDARIEDADE

Será dia 12

O partido tem como presidente Laíz Soares, que pretende ser indicada candidata oficial da legenda partidária ao cargo de prefeita de Divinópolis

MDB

Dia: 13

Horário: 9 horas

Local: Sede do Partido (Avenida Primeiro de Junho, 420)

O atual prefeito Galileu Teixeira Machado, quer concorrer a reeleição para o seu quinto mandato.

PSC

Dia 13:

Horário: 9 horas

Local: Campo de futebol no Bairro Copacabana

O candidato a majoritária já está definido será Gleidson Azevedo, irmão do deputado estadual Cletinho Azevedo, que terá como vice, a vereadora Janete Aparecida, a Convenção Partidária, será um ato proforma para homologar o nome dos dois que pertencem ao mesmo partido.

Nota: anteriormente o Divinews erro e colocou como dia 12, mas o correto é dia 13.

PSD

Será dia 16

Último dia para realização de Convenções. A presidente do partido, assim como a pré-candidata que vai disputar as convenções, é Iris Moreira. O seu vice inicialmente era José Elisio. Porém, parece que mudou e não foi anunciado ainda. Na chapa de pré-candidatos à proporcional, ou seja, vereadores está o presidente da Câmara Rodrigo Kaboja.

PSL

Sem data

O Partido Social Liberal comandando em Divinópolis pelo empresário Fernando Malta, que também já está definido como sendo vice do Sargento Elton Tavares, logo após a data da convenção do partido, que ainda não definiu a data.

PATRIOTAS

Será dia 10

O pré-candidato a prefeito de Divinópolis, sargento Elton Tavares, deverá ser aclamado na convenção do seu partido que será realizada no dia 10, como o candidato de fato, tendo ao lado o ainda pré-candidato a vice, Fernando Malta (PSL) que após a convenção será formalizado candidato.

 

AVANTE

A ex-vereadora, Heloisa Cerri, como o Divinews já havia antecipado, desistiu de concorrer ao pleito. Mas terá os candidatos que concorrerão à vereança.

 

EM ANDAMENTO PARA ACRESCENTAR NOVAS INFORMAÇÕES DOS PARTIDOS E ATÉ ALTERAÇÕES, JÁ QUE POLÍTICA É IGUAL NUVEM, CADA HORA ESTÁ DE UMA FORMA.

 

Informações da Justiça Eleitoral

Convenções partidárias são reuniões realizadas por partidos políticos, em que filiados e filiadas, com direito a voto, na forma do estatuto, escolhem os candidatos e candidatas que disputarão o pleito. Também é neste momento que o partido decide se vai participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas; sorteia os números com os quais os candidatos irão concorrer; entre outras decisões. Portanto, a convenção é uma das etapas mais relevantes do processo eleitoral.

A grande novidade para as eleições 2020 é que vários procedimentos – da convenção partidária ao registro das candidaturas – podem ser online, como forma de atender às recomendações médicas e sanitárias. Além da convenção virtual, será possível digitar a ata, registrar lista de presença, fazer cadastro dos candidatos e encaminhar tudo pela internet para a Justiça Eleitoral. O formato virtual também poderá ser adotado para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). As legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas.

As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais, desde que obedeçam aos prazos aplicáveis nas Eleições 2020 e às regras gerais da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e da Resolução TSE nº 23.609/2019, com as adaptações previstas quanto à abertura do livro-ata, registro de dados, lista de presença e respectivas assinaturas.

O Tribunal Superior Eleitoral elaborou materiais informativos para garantir a realização das convenções partidárias com segurança tanto para os servidores da Justiça Eleitoral, quanto para os membros dos partidos.

Ata
A Justiça Eleitoral definiu as formas de compatibilizar a realização das convenções por meio virtual com as exigências legais e regulamentares que permitem validar a veracidade das informações inseridas nas atas.

A Resolução TSE nº 23.623/2019 estabelece, entre outros pontos, que o módulo externo do Sistema de Candidaturas (CANDex) funcionará como livro-ata da convenção virtual, registrando-se diretamente na ferramenta as informações relativas à ata e à lista dos presentes.

Nesse modelo, a rubrica da Justiça Eleitoral é suprida pela cadeia de verificações de segurança do Sistema Candidaturas (Cand), que o torna capaz de reconhecer a autenticidade de quaisquer dados digitados no seu módulo externo e o usuário que os transmitiu. O partido que já dispõe de livro aberto e rubricado pela Justiça Eleitoral pode, a seu critério, utilizá-lo para registrar a ata da convenção e a lista de presença. As informações serão posteriormente inseridas no sistema CANDex.

Lista de presença

A lista de presença poderá ser registrada por diversos meios: assinatura eletrônica, registro de áudio e vídeo, coleta presencial, ou qualquer outro mecanismo que possibilite a efetiva identificação dos participantes e sua anuência com o conteúdo da ata. No caso da coleta presencial, devem ser observadas as leis e as regras sanitárias previstas na respectiva localidade.

Posteriormente, as atas serão publicadas no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), conforme determinado pela Resolução nº 23.609/2019.

A ata e a lista de presentes deverão ser remetidas pelo Candex até 24 horas depois da convenção, e o partido deve conservar uma via da ata junto com a lista assinada pelos convencionais.

Antecedência

Realizar as convenções nos primeiros dias do início do prazo pode ser um fator facilitador para a organização dos partidos, já que após a convenção e o envio da ata, as agremiações já podem gerar e encaminhar o pedido de registro dos candidatos à Justiça Eleitoral.

O próprio presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, já ressaltou a necessidade de partidos e candidatos não deixarem para a última hora a apresentação dos requerimentos de registro de candidatura, cuja data-limite é o dia 26 de setembro, uma vez que a sobrecarga nos dois últimos dias pode gerar transtornos e impedir o envio pela internet.

A entrega da documentação pela internet expira às 8h do dia 26 de setembro. Após esse horário, a entrega terá que ser presencial e agendada, exigindo deslocamento ao cartório e os devidos cuidados sanitários. O agendamento para atendimento presencial será feito pelos meios informados por cada TRE e cartórios eleitorais, e estará disponível das 8h30 às 19h. O atendimento será marcado conforme a ordem de chegada dos pedidos – o interessado não poderá escolher o horário.

Depois de receber os requerimentos, a Justiça Eleitoral valida a documentação e a encaminha à Receita Federal para emitir o CNPJ. Tendo CNPJ e o registro, os candidatos já podem abrir conta corrente da campanha e estão aptos para iniciar a arrecadação de recursos após o dia 26 de setembro.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região
Continua depois da publicidade