PESQUISA ELEITORAL: Jaime Martins lidera corrida à Prefeitura de Divinópolis, seguido por Fabiano Tolentino; Galileu tem rejeição de 46,08%

Publicado por: Redação

Em uma pesquisa eleitoral realizada pela TV Alterosa, e registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número MG-01436/2020, aponta que se as eleições fossem hoje, o ex-deputado federal Jaime Martins Filho, teria 13,36% dos votos; Em segundo lugar aparece o também ex-deputado federal e ex-estadual Fabiano Tolentino, com 11,85%; em terceiro lugar o irmão do deputado Cleitinho Azevedo, Gleidson Azevedo, com 11,19%; o ex-vereador Sargento Elton, pontua com 7,35%; Marquinhos Clementino, tem 6,34% – Já na sexta posição aparece Heloisa Cerri com 3,84%; Iris Moreira e Wil Bueno, possuem respectivamente 1,5% – O Prefeito Galileu Teixeira Machado, pontua em 7º lugar com apenas, 3,34%  .

Matéria replicada do Estado de Minas

Continua depois da publicidade

Em Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, quase 40% dos eleitores não definiram o voto para prefeito na eleição municipal que se avizinha. O dado é da pesquisa realizada pelo instituto F5 Atualiza Dados, encomendada pela TV Alterosa. Segundo o levantamento, há 18,36% de indecisos e 20,03% de eleitores que declararam votar em branco ou nulo. O líder do levantamento estimulado é o ex-deputado federal Jaime Martins Filho, o Jaiminho (Pros), com 13,36%.

Em segundo lugar, está Fabiano Tolentino (Cidadania), que soma 11,85% das intenções de voto. Ex-parlamentar estadual, ele é suplente na Câmara dos Deputados. Depois, vêm Gleidson Azevedo (PSC) — 11,19% —, Sargento Elton (Patriota) — 7,35% — e Marquinho Clementino (Republicanos) — 6,34%.

Na sexta posição, aparece Doutora Heloísa Cerri (Avante), com 3,84% da preferência dos entrevistados. O atual prefeito, Galileu Machado (MDB), ocupa apenas a sétima colocação, com 3,34%.

Ele é seguido por Íris Moreira (PSD) e Will Bueno (Progressistas). Eles têm, respectivamente, 1,5% e 1,17% das intenções. Laís Soares (Solidariedade) e Maria Helena Professora (PT) não atingiram um ponto percentual.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de pré-candidatos ao Executivo municipal, 81,13% dos eleitores dizem estar indecisos. Outros 8,18% demonstram desejo de votar nulo ou em branco. O mais citado pelos entrevistados é o deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania), com 2,17%. Ele não aparece na cena estimulada.

Marquinho Clementino é o vice-líder, com 1,84% das menções. O prefeito Galileu, por seu turno, tem 1,67%. Sargento Elton e Fabiano Tolentino — que é do mesmo partido de Cleitinho — somam, respectivamente, 1,34% e 1,17%.

O líder da pesquisa estimulada, Jaiminho Martins, atingiu apenas 0,5%. Assim como ele, os demais pré-concorrentes não atingiram um ponto.

Gleidson Azevedo, que pode concorrer representando o PSC, é irmão de Cleitinho.

Para Domilson Coelho, diretor-executivo da F5, a presença de dois ex-parlamentares no topo da lista demonstra o desejo de mudanças por parte da população.

“Mesmo que uma administração seja bem avaliada, o sentimento de mudança pode acontecer se a população entender que o ciclo daquele grupo político não condiz mais com as necessidades do município. Jaiminho e Tolentino são ex-deputados que vêm pregando mudanças no município”, explica.

Prefeito tem grande rejeição

Chama atenção, ainda, o número de eleitores que apontam não votar, em cenário algum, no atual prefeito. Segundo a pesquisa, Galileu Machado tem 46,08% de rejeição eleitoral. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 9 deste mês, com margem de erro de 4%, de acordo com a F5. Foram ouvidos 599 habitantes da cidade.

O pleito deste ano acontecerá em 15 de novembro (primeiro turno). Por ter menos de 200 mil eleitores, Divinópolis não terá segundo turno.

Os partidos têm até 26 de setembro para registrar os candidatos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até que essa solicitação seja oficializada, todo político é considerado pré-candidato para a Justiça.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. rinaldo disse:

    Não tenho candidato, até mesmo pelo fato de não terem sido definidos os concorrentes. Mas acredito que a chapa Jaiminho/Tolentino vai ganhar esta eleição, e de forma fácil.

    Galileu não merece encerrar sua vida politica com uma derrota. Poderia poupar-se, não buscar a reeleição. Bom ou ruim, ele sempre será lembrado pela quantidade de vezes que governou Divinópolis.

    Os demais, apenas figurarão como candidatos (talvez meu voto seja dado a uma deles) .

  2. joesley membro disse:

    E AS ACADEMIAS CONTINUARAM FECHADAS? ONDE ESTÃO OS POLITICOS DE DIVINOPOLIS? EM BH O PREFEITO KALIU NÃO CUMPRIU A DECISÃO E MANTEVE AS ACADEMIAS ABERTAS, PODEM TER CERTEZA SENHORES POLITICOS DE DIVINOPOLIS NOSSA RESPOSTA VIRÁ NAS URNAS AGUARDEM. VAMOS DAR EXEMPLO PARA OS POLITICOS QUE FOREM ELEITOS.

  3. joesley membro disse:

    E AS ACADEMIAS CONTINUARAM FECHADAS? ONDE ESTÃO OS POLITICOS DE DIVINOPOLIS? EM BH O PREFEITO KALIU NÃO CUMPRIU A DECISÃO E MANTEVE AS ACADEMIAS ABERTAS, PODEM TER CERTEZA SENHORES POLITICOS DE DIVINOPOLIS NOSSA RESPOSTA VIRÁ NAS URNAS AGUARDEM…

  4. Kiko disse:

    Povo viu que nao adianta so falar tem que resolver,fala ate papaio fala

  5. Anônimo disse:

    Nessa pesquisa nenhum familiar daqueles cujos corpos estão expostos pela queda do cemitério não foi ouvido.
    Se Família Martins não consegue recolher corpos e dar-lhes destinação descente, vai conseguir administrar uma cidade?

Continua depois da publicidade