Diocese de Divinópolis cria comissão para apurar denúncias de abuso sexual e pedofilia

Publicado por: Redação

A diocese de Divinópolis anunciou nesta sexta-feira (17), a criação de uma comissão para receber e verificar denúncias de abusos por parte de clérigos (diáconos, padres, bispos, arcebispos e cardeais) contra menores (menos de 18 anos) e vulneráveis (pessoas em estado de enfermidade, deficiência física ou psíquica ou privadas da liberdade pessoal). O objetivo é combater e denunciar abuso infantil vindos de membros da Igreja Católica.

A comissão é uma resposta à uma Carta Apostólica do Papa Francisco e vai apurar nos 26 municípios de abrangência da diocese. Na Vos estis lux mundi (Vós sois a luz do mundo) o Papa torna obrigatório padres e religiosos denunciares suspeitas de abusos sexuais.

Continua depois da publicidade

O decreto, que foi divulgado em maio do ano passado, deu prazo até julho deste ano para que todas as dioceses do mundo criassem sistemas para receber e verificar denúncias de abuso.

A Comissão de Divinópolis é constituída e legitimada pelo Conselho Presbiteral Diocesano e é composta pelo Padre Daniel Santos Leão (coordenador), Padre Paulo Sérgio Diniz Mendes (Vigário Geral), Dr. Constantino Barbosa (advogado), Dra. Maria do Carmo Santos Gabriel (psicóloga) e Ana Cláudia de Oliveira (assistente social).

De acordo com a diocese, a comissão não tem poder judicial o condenatório, ficando a cargo dessa atribuição e competência pertencentes ao Tribunal Eclesiástico, que será acionado quando necessário. A Comissão tem a missão de ouvir e ajudar a discernir a matéria de acusação, bem como indicar encaminhamentos futuros aos denunciantes e vítimas.

As denúncias poderão ser encaminhadas pessoalmente, por e-mail ou por carta registrada. Os denunciantes deverão identificar-se (nome, endereço, contato). Sobre estes dados, de nossa parte, será guardado o mais completo sigilo, como também em relação à identidade das vítimas. Com o denunciante e a vítima decidindo sobre a confidencialidade em relação aos seus nomes e às informações apresentadas.

O contato com a Comissão pode ser feito pelos seguintes meios, para agendamento de encontro pessoal com a Comissão:

  • Telefone: (37) 3229 9300 (ramal do Tribunal Eclesiástico, falar com Dra. Maria do Carmo).
  • E-mail: [email protected].
  • Endereço: Comissão de Tutela, Rua Mato Grosso, 503, Centro, Divinópolis, CEP 35500-027.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. cdm disse:

    Boa medida por parte da diocese, mostra que eles não sao coniventes com estes atos.
    Se transgrediu as leis tem que ser punidos, seja menbros da igrejas ou pessoas comuns.
    Alei e para todos.

Continua depois da publicidade