Com alto número de casos, São Sebastião do Oeste apresenta índice de infecção por Covid-19 maior que Divinópolis

Publicado por: Redação

São Sebastião do Oeste é um dos municípios do centro-oeste mineiro com mais casos do novo coronavírus, em relação ao índice de infecção. De acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira (13), da Secretaria do Estado de Saúde (SES), o município apresenta 71 infectados, desde o início da pandemia.

Com isso, a cidade tem cerca de 1,26% da sua população com a Covid-19. Conforme divulgado pela Secretaria Regional de Saúde de Divinópolis (SRS), São Sebastião do Oeste possui 5.597 habitantes, isso significa que, seu índice de infecção é de 1.268,5 para cada 100 mil habitantes, enquanto em Divinópolis a taxa é de 202,75 infectados para cada 100 mil. O número também é superior ao de Minas Gerais, que apresenta 362,9 pessoas com o vírus para cada 100 mil habitantes.

Continua depois da publicidade

O número pode ser ainda mais elevado, uma vez que o sistema da SES só contabiliza os casos após receber a comprovação dos mesmos, tendo uma diferença entre a divulgação do município e a do Estado. Contudo, a reportagem não conseguiu acesso à nenhum comunicado sobre o número de casos de Covid-19 em São Sebastião do Oeste, até esta segunda (13).

Ao Divinews, o secretário de Saúde, Gutemberg Antônio Dias, explica que o alto índice é devido a política da administração de testar todos os pacientes sintomáticos. “Esse número nosso é fidedigno, porque na verdade, nós estamos testando todos os usuários e não sabemos se esse é o procedimento a nível nacional. Nesse período de inverno, há um grande índice gripal, mas independente disso, nós estamos testando todas as pessoas que apresentam febre, dor de cabeça, dor de garganta, gripe, qualquer sinal gripal”, garante.

A cidade ainda não possui hospital, por isso, os pacientes mais graves são encaminhados para municípios vizinhos. A boa notícia é que nenhum residente de São Sebastião morreu em decorrência da doença, até o momento.

Na plataforma FarolCovid, não é possível calcular o nível de risco de São Sebastião do Oeste, pois não há dados suficientes repassados para análise. Contudo, o programa indica que a taxa de isolamento da cidade é de 43% e o ritmo de contágio, ou seja, a média que cada infectado contamina outros, é de 0,6 a 1,6 por pessoa.

Fonte: FarolCovid

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Sandra Guimarães disse:

    Os dados analisados pela SRS podem ser questionados porque os cálculos foram feitos a partir da população de 5.597 hab., o que não confere com dados do IBGE. O censo 2010 registra população de 5.805 hab., e as estimativas para no ano de 2019, a população totaliza 6.775 hab. em São Sebastião do Oeste.

Continua depois da publicidade