Centro-Oeste registra quase 900 casos prováveis de dengue em um mês


Trinta cidades do Centro-Oeste Mineiro registraram 886 casos prováveis de dengue entre a última semana de maio e o dia 18 de junho. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na sexta-feira (19), no Boletim Epidemiológico.

De acordo com os dados, Formiga contabilizou 152 notificações nas últimas quatro semanas. Em seguida, aparecem Pará de Minas (120), Nova Serrana (111), Divinópolis (109), Santo Antônio do Monte (59) e Bom Despacho (43).

Já em relação aos óbitos, 10 mortes pela doença na região seguem em investigação, sendo três em Campo Belo, outras três em Pará de Minas, duas em Divinópolis, uma em Bom Despacho e outra em Carmo da Mata.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e entre os sintomas da doença estão febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

O secretário de Saúde de Divinópolis, Amarildo Sousa, ressalta que o apoio da população é fundamental, principalmente durante este momento de isolamento social. “Os cidadãos que estão em casa devem fazer sua parte eliminando os focos de dengue. Tirem água parada localizada em vasos de plantas, garrafas e piscinas sem uso, tampem poços, cisternas e caixas d’água. Com a colaboração de todos, vamos combater o mosquito”.

Confira os números de casos de dengue de cada município e sua incidência, segundo a SES. Lembrando que o índice é medido pelo número de casos prováveis por 100 mil habitantes.

Cidades Número de casos Incidência por 100 mil/hab. Óbitos em investigação
Araújos 15 Média
Arcos 16 Baixa
Bambuí 2 Baixa
Bom Despacho 43 Baixa 1
Campo Belo 9 Baixa 3
Candeias 3 Baixa
Carmo da Mata 27 Média 1
Carmo do Cajuru 7 Baixa
Cláudio 3 Baixa
Conceição do Pará 11 Média
Divinópolis 109 Baixa 2
Dores do Indaiá 4 Baixa
Estrela do Indaiá 1 Baixa
Formiga 152 Média
Igaratinga 45 Alta
Iguatama 13 Média
Itapecerica 9 Baixa
Itaúna 38 Baixa
Lagoa da Prata 29 Baixa
Leandro Ferreira 3 Baixa
Luz 3 Baixa
Martinho Campos 2 Baixa
Nova Serrana 111 Média
Oliveira 11 Baixa
Onça de Pitangui 5 Média
Pains 19 Média
Pará de Minas 120 Média 3
Pitangui 3 Baixa
Santo Antônio do Monte 54 Média
São Sebastião do Oeste 14 Média
Total 886 10

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PODCAST: escuta essa!!