FBS – PUBLIEDITORIAL MATÉRIA: Como usar meu fundo de garantia na hora de comprar um apartamento em BH

Publicado por: Redação

O ano de 2020 será propicio para quem residir e comprar um imóvel em Belo Horizonte, pois o mercado imobiliário do local possui tendência de crescimento e a utilização do Fundo de Garantia Por Tempo do Serviço pode ser uma grande chance para aqueles que possuem o sonho de conquistar a casa própria

Para a aquisição de imóveis na região de Belo Horizonte é possível realizar diversos financiamentos diferentes e até mesmo utilizar os recursos disponíveis no FGTS, para entendermos como usar esses valores é necessário compreender alguns pressupostos para que consequentemente o investimento seja realizado de fora célere e eficaz, principalmente para aqueles que desejam comprar um apartamento em BH.

Continua depois da publicidade
  • CONHECENDO BELO HORIZONTE;

A capital de Minas Gerais é o Belo Horizonte, este é conhecido pela sua tradição e atipicidade, além de inúmeros eventos históricos e importantes para o desenvolvimento sociocultural da região, como a premiação do arquiteto modernista Oscar Niemeyer e até mesmo o Museu Brasileiro de Futebol.

Ademais o turismo em Belo Horizonte sempre se destaca nos índices anuais das relações turísticas, fazendo com que haja crescimentos nas áreas econômicas, educacionais e outras, de modo ilustrativa, apenas no carnaval de 2020 a promessa é a presença de mais de 500 blocos de rua, superando o número de turistas do ano anterior que contou com cerca de 4,3 mil pessoas nas altas temporadas.

Não é só o turismo que atrai uma vez que a cidade possui muitos pontos turísticos como o Museu Memorial Minas Gerais, a praça Liberdade, Museu de Artes e Ofícios, Parque Municipal, Complexo arquitetônico de Pampulha e outros.

Destarte que a busca por imóveis no local vem crescendo significativamente ao longo dos anos, pode-se fazer um comparativo com o censo populacional levantado na região pelo Instituto de Geografia e Estatísticas, onde em 2010 estimativa populacional era de 2.375.151 já em 2019 este número cresceu significativamente para 2.512.070 habitantes.

Destaca-se que a qualidade de vida em BH se sobressai acerca de diversas regiões do território nacional tendo em vista que a extensão territorial do município chega a 331,401 km² e cerca de 96,2 % desta área possui esgotamento sanitário adequado, enquanto 82,7 % possui arborização de vias públicas e 44,2% contem urbanização de vias públicas.  Deste modo, resta destacar que o PIB per capita é de R$ 35.245,02 e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,810.

  • O QUE É O FUNDO DE GARANTIA DE TEMPO DE SERVIÇO E COMO UTILIZA-LO EM BELO HORIZONTE;

A sigla FGTS significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, logo é uma garantia pelo tempo trabalhado pelo empregado, este recurso foi criado pelo Governo Federal afim de instituir um fundo, ou melhor dizendo, uma reserva mesmo de valores para o trabalhador.

Todos os recursos do fundo são depositados na CEF (Caixa Econômica Federal), este valor é equivalente a 8% do salário e para isso é necessário que o trabalhador possua uma conta ativa, ou seja, uma conta que ainda recebe depósitos, nesta modalidade, destaca-se a existência de contas inativas, sendo estas as contas que não estão recebendo mais depósitos.

Nesta alçada, alude-se a existência de um rol taxativo dos trabalhadores que possuem o direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, estando dispostos na lei 8.036/1990, sendo estes:

  1. Trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho);
  2. Trabalhadores rurais (Lei nº 5.889/73);
  1. Trabalhadores intermitentes (13.467/17);
  1. Temporários (trabalhadores urbanos contratados por uma empresa para prestar serviços por determinado período);
  1. Trabalhadores avulsos (quem presta serviços a inúmeras empresas, mas é contratado por um sindicato e, por isso, não tem vínculo empregatício, como estivadores);
  1. Atletas profissionais (como os jogadores de futebol);
  1. Empregados domésticos (de forma obrigatória desde 1º/10/2015);
  2. Safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita).

Outrossim, para quem deseja realizar a aquisição de imóvel deverá fazer análises de rendimentos dos recursos disponíveis, pois, quanto maior o rendimento, maior o recurso, a cargo de conhecimento, os rendimentos são realizados através da TR (Taxa Referencial) e mais os pagamentos de bônus anuais.

  • REQUISITOS DE UTILIZAÇÃO;

Contudo, também deve ser verificado se o trabalhador se encontra nas situações disponíveis para saque, seja nas modalidades antigas ou no saque aniversario e também se consegue se encaixar nos requisitos necessários para a compra de imóveis, dos quais são:

Ter pelo menos três anos de carteira assinada. Esse período não precisa ser contínuo, nem na mesma empresa.

  1. Não ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em nenhuma parte do país;
  1. Não ser proprietário de imóvel residencial na cidade onde pretende comprar o novo;
  1. Trabalhar ou morar na cidade onde fica o imóvel que pretende comprar;
  1. Na data que pedir para usar o saldo do FGTS, as prestações do seu financiamento precisam estar em dia.

Além disso é preciso saber que estes recursos podem ser utilizados em três momentos, sendo para comprar ou construir com o pagamento parcial ou total da compra; para quitar todos os débitos do contrato do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e pagar até 80% das prestações.

Ademais existe um valor pré – definido para as aquisições imobiliários, onde para o estado de Minas Gerais e consequentemente para BH, os valores não podem ultrapassar 950 mil deste modo as ofertas de cobertura à venda em Belo Horizonte podem ser financiadas pelo recurso em questão, dos quais são liberados em até 90 dias.

Conquanto após a verificação dos requisitos e do saldo, o interessado deve se dirigir até um agencia de Caixa Econômica Federal em BH com toda a documentação, por conseguinte, será realizado uma análise do perfil e posteriormente será aprovado, podendo a partir deste momento o interessado a investir em seu imóvel.

Agora que você já sabe como usar seu fundo de garantia na hora de comprar um apartamento em BH, compartilhe esse post com seus amigos em sua rede social e espalhe o conhecimento.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade