Pesquisa CENSUK solicitada pela CDL-Divinópolis aponta que curva da COVID-19 é descendente em Divinópolis

Publicado por: Redação

Segundo o relatório divulgado nesta sexta-feira (08) por uma pesquisa que foi realizada pelo Instituto de Pesquisa CENSUK, por solicitação do presidente da CDL-Divinópolis, Luiz Ângelo, conforme informações do diretor do Instituto, João Cenzi. O fato é que na análise apresentada informa que os dados após a reabertura do comercio, enfim de quase todas as atividades econômicas em Divinópolis, não apontam tendência de crescimento de contaminação da população pela Covid-19. E de acordo com as entidades, baseadas na pesquisa realizada pela Censuk é “claramente de queda” a partir do dia 25 de abril, mantendo-se abaixo dos valores projetados pelos técnicos em saúde do município.

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA CONTAMINAÇÃO PELO CORONAVÍRUS NA POPULAÇÃO DIVINÓPOLIS – MG

Continua depois da publicidade

Essa análise foi realizada sobre os dados fornecidos regularmente pela prefeitura de Divinópolis-MG, compreendendo o período entre 01 de abril a 05 de maio de 2020.

Dentro desse período houve a liberação parcial de funcionamento do comércio na cidade, em 27 de abril. Assim, o objetivo desse estudo é confrontar os dados sobre novas notificações e novas confirmações de acometimento da Covid-19 entre esses períodos distintos, ou seja, período de isolamento total de 01/04 a 26/04, e de isolamento parcial de 27/04 a 05/05. Os dados brutos fornecidos pela prefeitura sobre os quais realizamos a análise são:

Na coluna Notificados encontra-se o registro diário do total de casos que foram notificados, e que passaram a ser analisados para se comprovar ou não a infecção, e na coluna Confirmados, o total de pacientes cuja infecção pela Covid-19 foi comprovada. Em uma primeira abordagem nessa nossa análise, pretendemos confrontar as médias diárias de notificação e de confirmação de ambos os períodos, para identificar eventuais diferenças significativas em sua evolução. Assim, dos dados brutos fornecidos pela prefeitura, subtraímos o total de ocorrências do dia anterior do total do dia. Por exemplo, para o dia 02/04 realizamos a subtração dos 630 casos notificados até o dia anterior (01/04) do total apontado no dia 02 (692), obtendo o resultado de que, nesse período de um dia, houve 62 novas notificações. Com esse mesmo cálculo, obtivemos 14 – 11 = 3 novos casos confirmados no dia 02. Procedendo a todas essas operações, obtivemos a seguinte tabela:

Desses dados, podemos depreender que no período de 22 dias entre 01/04 e 23/04,
enquanto o comércio de Divinópolis estava totalmente desativado, a média diária de
novas notificações estabeleceu-se na marca de 27 notificações/dia, enquanto que a
média de confirmações diárias ficou em 2,1.

Já no período de oito dias em que o comércio divinopolitano funcionou parcialmente,
a média diária de notificações ficou em 12,2, menos da metade da média do período
anterior, e a média diária de confirmações subiu para 2,4, mostrando um crescimento
de apenas 0,3 novas confirmações diárias entre um período e outro. Nesse último
caso, ainda devemos levar em consideração o lapso de tempo existente entre a notificação
de um caso e sua confirmação por exames, que demora vários dias.

Levando-se em consideração o fato de que o tempo de incubação do coronavirus é
prolongado, podendo chegar a 14 dias até que os primeiros sintomas se manifestem,
mostra-se também prudente realizar uma análise considerando um período maior
para a identificação dos novos casos. Assim, também procedemos a essa análise,
considerando sempre os casos apresentados nos últimos 10 dias.

Considerando os dados fornecidos pela prefeitura de Divinópolis, e preenchendo as
lacunas com médias proporcionais, obtemos a seguinte tabela de evolução das notificações
e confirmações.

Com os dados dessa nova tabela, plotamos os gráficos de evolução da quantidade de
notificações e de confirmações ocorridas nos últimos dez dias:

Em ambas as análises que fizemos, podemos constatar que os dados não apontam para uma tendência de crescimento de contaminação da população após a abertura parcial do comércio em Divinópolis. Ao contrário, os dois gráficos anteriores mostram que entre os dias 23 e 24 de abril atingimos um pico, e a curva passou a ser claramente descendente a partir do dia 25 de abril, mantendo-se abaixo dos valores pregressos.

É correto afirmar que o período de funcionamento parcial do comércio ainda é bastante  curto, de apenas oito dias nessa nossa análise, porém esses dados não apontam para uma clara tendência de crescimento do contágio na população. Se esse curto período não se mostra suficiente para definir uma clara tendência de queda das projeções, também não apontam na direção contrária, sendo, então, muito mais prudente que essas análises se prolonguem e sejam acompanhadas para que se baseie uma decisão em projeções que possam apontar as tendências com mais segurança.

Divinópolis, 7 de maio de 2020

João B. Cenzi
Diretor-Técnico
Instituto de Pesquisas Censuk

Diante do resultado desta pesquisa, o Divinews aguarda posicionamento da Secretaria de Saúde de Divinópolis, já que os dados por ela apresentada não condizem com a realidade mostrada pelo Instituto de pesquisa e divulgado pela CDL Divinópolis, que tem à frente o empresário Luiz Ângelo, da empresa Luiz Fotógrafo.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    O governador acabou de dar uma entrevista falando que em Minas esta tudo sobre o controle.
    Pq só em Divinópolis eles ficam pondo terror na população?

  2. Povo disse:

    Acredito nessa pesquisa.
    Quem não acredita e um bando de petista vagabundos

    1. Povo disse:

      Deixa o povo trabalhar!
      Petista filhos de uma Puta

  3. Povo disse:

    Esses comentários e dos vagabundos que nao precisam de trabalhar como os comerciais precisa de trabalhar pra sustentar suas famílias.
    Bando de petista filho de uma luta!

  4. Yago Nunes disse:

    Acho que se eu apresentasse uma pesquisa dessa em um trabalho na faculdade eu seria expulso.

  5. Mariana disse:

    A conclusão da pesquisa é que não se pode afirmar nada! Não dá para confiar nesses dados para tomar nenhuma decisão.

  6. Yago Nunes disse:

    Infelizmente, uma pesquisa dessa não tem relevância… Primeiramente, ela foi solicitada pela própria CDL, que tem total interesse na reabertura do comércio. Outro ponto é que novos casos só não estão crescendo exponencialmente por conta da baixa quantidade de testados.. Acaba que postando uma “pesquisa” dessa, vocês influenciam e encorajam as pessoas a saírem nas ruas.

  7. eduardo disse:

    tudo mentira, fake news

  8. Caio Souza disse:

    Tabela lotada de erros. Podiam pelo menos fazer uma revisão antes de publicar. Não dá pra subsidiar decisões e gerar informação com erros assim. Sem confiabilidade.

  9. Anônimo disse:

    Finalmente uma análise estatística exata, vislumbrando variáveis reais e não tendenciosa! Parabéns!

  10. angela maria disse:

    Em 72 horas número de confirmações da Covid-19 em Divinópolis vai de 101 para 112 casos “DIVINEWS” e ainda assim, com estes números, pesquisa realizada pela Censuk é “claramente de queda” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Continua depois da publicidade