AVIVAR confirma casos de Covid-19 em funcionários residentes em Itapecerica, Divinópolis e São Sebastião do Oeste; veja Nota da empresa

Publicado por: Redação

O Divinews recebeu a informação de que estariam ocorrendo casos, tanto suspeitos quanto confirmados da Covid-19 com alguns funcionários que trabalham na AVIVAR, e ainda que os altos índices do município de Itapecerica, proporcionalmente à sua população, assim como São Sebastião do Oeste, era em consequência dos empregados que trabalham naquela indústria alimentícia, e que residiam nas duas cidades, acrescida também de Divinópolis – O Divinews obteve a confirmação dos casos com as Secretarias de Saúde dos municípios e com a própria empresa, que através de Nota explicou que após detectado os primeiros casos adotou protocolos rígidos de medidas de prevenção ao contágio e enfretamento ao vírus com base em recomendações dos órgãos de saúde do Brasil e do mundo, disponibilizando para todos os seus funcionários os aparatos de segurança necessários ao combate. Além de garantir segurança alimentar para a população em um momento difícil e desafiador.   

Itapecerica segundo informações do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde desta quarta-feira (06), aparece com 12 casos confirmados. Enquanto São Sebastião do Oeste com 4 casos. Divinópolis, pelo Estado neste mesmo Boletim tem 93 casos, porém pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta última terça-feira, eram 101 casos confirmados. É preciso ressaltar que os casos apresentados nos municípios não são todos casos oriundos da Avivar. A forte predominância ocorrem nos locais em que a empresa possui unidades operacionais, como São Sebastião do Oeste, e Itapecerica.

Continua depois da publicidade

De acordo com o vice-presidente da empresa, Antonio Carlos Vasconcelos Costa, ao Divinews explicou que os protocolos são seguidos regiamente, e que logo na entrada de qualquer uma de suas unidades de produção, ou mesmo de administração, é verificado a temperatura corporal de cada funcionário, e os que apresentarem febre, são imediatamente afastados e as Secretarias de Saúde das cidades que eles  residem são logo informadas.

 

São Sebastião do Oeste, 05 de maio de 2020

 NOTA À IMPRENSA

A Avivar Alimentos esclarece que, desde o início da pandemia do novo Coronavírus está agindo fortemente com um plano de atuação, que prevê medidas de prevenção ao contágio e enfrentamento do vírus, com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Além de adotar essa postura, a empresa acompanha atenta à evolução da Covid-19 no mundo e tem atualizado constantemente seus procedimentos de acordo com os protocolos dos órgãos oficiais de saúde, e realizado ações conjuntas com as Secretarias de Saúde das cidades de São Sebastião do Oeste, Divinópolis e Itapecerica. Essas movimentações acontecem por meio da participação da empresa em comitês municipais de combate ao vírus ou na realização de reuniões técnicas com membros dos executivos e profissionais de saúde e segurança dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, o SESMT Avivar.

Como uma empresa de alimentos, a Avivar já possui padrões precisos de controle de qualidade de seus processos produtivos e higienização pessoal de colaboradores. E, diante dessa situação, a higienização de todos os espaços da indústria foi intensificada, além de ser realizada a sanitização através do sistema de atomização das áreas comuns da empresa, bem como a instalação de centenas de dispensadores de álcool em gel na entrada de cada setor e criação de lavatórios na portaria da empresa. Ainda na entrada e saída da indústria, todos os colaboradores passam por um túnel de desinfecção, que produz uma “nuvem” de um potencial desinfetante que não faz mal à pele nem às vias respiratórias e protege os colaboradores da contaminação do vírus.

Diariamente é realizado, no setor de Medicina, triagem ambulatorial de pessoas sintomáticas, que são dispensadas pela médica do Trabalho de acordo com o quadro clínico. Todos os profissionais ainda passam, todos os dias, por uma câmera termográfica, que mensura a temperatura corporal sem contato direto.

Os profissionais acima de 60 anos, gestantes e jovens aprendizes foram afastados do trabalho por tempo indeterminado, e foi acordado home office para equipes com possibilidade de trabalharem em casa, sendo cerca de 250 colaboradores afastados ou trabalhando remotamente em suas residências. O distanciamento social também é de grande importância para evitar a transmissão do vírus e deve ser seguido rigorosamente. Para esse controle, as medidas foram intensificadas, na Avivar, com a instalação de fitas zebradas nos bancos das áreas comuns de descanso, para evitar a aproximação entre os colaboradores. Agora, é estritamente proibido mais de duas pessoas assentadas no mesmo banco. Ao caminhar pela empresa, é necessário manter um afastamento dos colegas de trabalho de, pelo menos, 1,5 metro ou aproximadamente um braço esticado para frente. E nos pontos que ocasionam filas ou aglomerações, como entrada e saída da indústria, refeitório e próximo as catracas internas, foram instaladas faixas de sinalização amarelas no chão e distanciamento de mesas e bancos, para indicar a distância de segurança.

Somando-se a essas medidas, a Avivar disponibilizou um kit de máscaras para seus colaboradores, contendo unidades marrons para utilização no trânsito de casa para o trabalho e do trabalho para casa e máscaras brancas para utilização obrigatória em todos os espaços da indústria. Como uma empresa consciente do seu papel social, a marca tem se esforçado diariamente para encarar de frente a luta contra a Covid-19 em acordo com as recomendações dos órgãos municipais, estaduais, federais e internacionais de saúde, além de apoiar ações filantrópicas e organizar a distribuição de alimentos para associações locais.

A Avivar tem como missão essencial manter o abastecimento dos produtos nas redes de supermercados e demais pontos de vendas, para garantir a segurança alimentar da população neste momento desafiador, mas tem um compromisso ainda maior, que é zelar sempre pela saúde e bem-estar de todos os colaboradores, que não têm medido esforços para realizarem suas atividades profissionais com segurança, seja no campo, nas fábricas, unidades administrativas e centros de distribuição.

A título de esclarecimento, a empresa informa que, na busca ativa por colaboradores com sintomas de Covid-19, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Avivar identificou profissionais positivos para o novo Coronavírus. Uma parcela já está recuperada e retornou aos seus postos de trabalho. Outros 03 passam bem e continuam em isolamento domiciliar.

A empresa, com a orientação dos órgãos de saúde local e do SESMT, tomou todas as medidas cabíveis para a contenção desses casos por meio de telemonitoramento médico diário. Também foram afastados dos seus postos de trabalho, os profissionais que estão dentro da árvore de relacionamento dos colaboradores diagnosticados com o vírus, sendo orientado que, todos eles façam acompanhamento com centros de saúde local e com a própria empresa. A Avivar reafirma seu compromisso com o bem-estar de seus colaboradores, visando reduzir, interromper ou retardar a disseminação do vírus nas unidades produtivas e administrativas da empresa e na comunidade onde está inserida.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade