Números de casos de covid-19 informados pelo Ministério da Saúde, Secretarias de Estados e Municipais geram confusões

Publicado por: Redação

O Ministério da Saúde fornece uma informação do número de casos confirmados pela Covid-19, as Secretarias de Saúde de todos os Estados dão outra informação com números diferentes, e por sua vez as Secretarias Municipais de Saúde, outros números ainda mais divergente dos dois. Mesmo ao levar em consideração o espaçamento de tempo (“gap”), entre os entes federados, os números não batem. Por exemplo, se for verificado no Ministério da Saúde o número de casos de um Estado, há três dias atrás, e cruzar com a informação prestada pelo próprio Estado e confrontar com o que o município informou, os números são dispares, são diferentes. 

Neste momento, como exemplo, o número apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde referente a Divinópolis, não bate com o atual informado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Estado de Saúde, informa em seu boletim hoje, isso as 10 horas, que Divinópolis possui 79 casos confirmados. Contudo, já na quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis apontava 94 casos, enquanto na quarta-feira (29) esse número era de 88 casos confirmados; e na terça-feira (28), o número era 85 casos, ainda longe do informado pela SES, na segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, informou que os casos confirmados eram 81. Somente no dia 24/04 é que Divinópolis apresentou um número, 72, menor que o atual informado pela SES.

O resumo é que em nenhum dos dias informados pela Secretaria Municipal, o número de casos foi igual ao número de casos informados pela Secretaria de Estado de Saúde.

A situação piora quando os números informados pelos três entes federados. É o verdadeiro “samba do crioulo doido”, não batem de jeito nenhum. Assim como ocorre com Divinópolis, acontece também com outros municípios. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas, assim como de outros estados, sempre possui números infinitamente menores do que a realidade do dia. Daí a divulgação de casos pelos grandes veículos de comunicação, como exemplo as emissoras de televisão que coletam dados a partir das Secretarias de Estado de Saúde estão totalmente equivocadas, demonstra um número de casos diferentes da realidade.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. DANIEL COUTO disse:

    E tem números que simplesmente a imprensa se recusa em divulgar. Porque será?
    Por exemplo o número de pessoas que se RECUPERARAM da codiv19.
    Será por que é uma boa notícia?
    A população precisa de boas notícias também pra que possamos ter esperança de dias melhores.
    Este boicote da imprensa é manipulação. Por isso se explica o DESCRÉDITO crescer na população em relação a imprensa.

Continua depois da publicidade