URGENTE: Morre em Divinópolis mais uma vítima de contágio pelo coronavírus

Publicado por: Redação

Morreu na madrugada deste sábado (11), no Hospital São João de Deus, Wanderson Araújo, de 45 anos que foi contaminado pelo novo Coronavírus – De acordo com apurações do Divinews, a vítima foi socorrida pelo SAMU no bairro São Roque, com sintoma de infarto, sendo conduzida para a Sala Vermelha do Hospital São João de Deus. Porém, logo a seguir não resistiu e foi a óbito – O Serviço Municipal do Luto foi acionado para que o corpo fosse preparado e entregue aos familiares para a realização do velório. Até então, o laudo que constava no prontuário do motivo do falecimento da vítima, enviado do Hospital São João de Deus para o Luto, era de parada cardíaca. E desta forma o seu corpo foi preparado.

Ocorre que, após o corpo ter sido enviado para a Comunidade de Amadeus Lacerda para o velório, que já estava acontecendo, é que os familiares da vítima narraram para o médico que Wanderson  antes de ser atendido pelo SAMU, estava tendo os seguintes sintomas: tosse seca, febre, cansaço e dificuldades para respirar, ou seja, todos os sintomas da COVID-19.

Continua depois da publicidade

Quando o médico ouviu isso, imediatamente fez um comunicado para o Serviço do Luto, de que os sintomas do paciente era de Coronavírus. Os servidores entraram em pânico, já que “trataram” o corpo como se a causa da morte tivesse sido uma parada cardíaca. Ligaram imediatamente para a Vigilância Sanitária, que foram para o local fazer a desinfecção. Ao mesmo tempo em que foi enviada uma equipe para o salão comunitário de Amadeu Lacerda.

Ao chegarem em Amadeus Lacerda interromperam o velório e providenciaram o sepultamento imediato do corpo, feito no cemitério local.

No local também foi feito a desinfecção. E todos os que participaram do velório foram avisados que deveriam procurar a Vigilância em Saúde, se aparecessem qualquer tipo de sintoma relacionados ao coronavírus.

O Hospital São João de Deus imediatamente colocou preventivamente em observação  todos os funcionários que tiveram contato com a vitima. Os colocando de quarentena.

Histórico de mortes

A primeira morte foi de um morador de Carmo da Mata, que ainda precisa de confirmação das autoridades em saúde. Porém, tudo leva a crer que sim; a segunda morte, foi da médica Ana Claudia, de Divinópolis; a terceira, de uma idosa de Nova Serrana; e agora a 4ª morte do morador do Bairro São Roque, com família na comunidade de Amadeus Lacerda.

O Hospital São João de Deus, emitiu a seguinte Nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Complexo de Saúde São João de Deus informa que na data de hoje, dia 11 de abril, a instituição recebeu na Sala Vermelha um paciente de 45 anos, atendido e trazido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU com princípio de infarto. Não haviam profissionais médicos na ambulância que conduziu o paciente e o unico diagnóstico repassado foi de infarto.

O paciente que morava sozinho chegou a ser atendido na Sala Vermelha do CSSJD e embora tenha recebido todos procedimentos para ressuscitação, o paciente não resistiu e veio a óbito, tendo como causa mortis infarto.

Após liberação do corpo para o Serviço de Luto, os profissionais do Complexo de Saúde foram informados pela família que o homem estava há uma semana apresentando febre e falta de ar, sintomas característicos do Covid-19.

Diante dos fatos, nossa equipe acionou imediatamente o Serviço de Luto e solicitou a paralisação do velório, uma vez que o paciente era considerado então suspeita de Coronavírus.

Destacamos que embora não haja confirmação de Covid-19, a orientação para cancelamento do velório se deu por medida por medida de precaução. Também como forma de prevenção, o Complexo de Saúde afastará temporariamente os profissionais que tiveram contato com o paciente.

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação CSSJD

 

Posteriormente a veiculação do Divinews, a Diretoria de Comunicação da Prefeitura emitiu a seguinte Nota: 

A Secretaria de Saúde confirma o óbito, destacando tratar-se de atestado clínico. Paciente deu entrada durante a madrugada no HSJD e faleceu em seguida.

Tinha 46 anos, era diabético e apresentava, no momento da chegada, problemas respiratórios. A liberação do corpo para o Serviço do Luto saiu sem a observação de possibilidade para Covid-19, o que determinou o procedimento de preparo do corpo e liberação para velório, com recomendação de que se evitasse aglomeração.

Somente algum tempo após a liberação é que houve o comunicado do Hospital sobre situação. A partir deste momento, o velório foi suspenso e a relação de pessoas que passaram pelo local providenciada para fins de acompanhamento pela Semusa.

O local do velório, na comunidade de Amadeu Lacerda, também foi higienizado.

 

O SAMU também emitiu nota oficial sobre o atendimento da vitima moradora no Bairro São Roque: 

Ocorrência em Divinópolis, com evolução para óbito e suspeita de COVID-19.

A Central de Regulação do SAMU Oeste recebeu um chamado às 23:25 desta sexta-feira (10), para atendimento de uma vítima com dificuldade respiratória, na Rua Minas Gerais, Bairro São Roque, em Divinópolis.

Ao chegar no local a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) de Divinópolis fez o atendimento de um homem, de 45 anos. Estava consciente, com alterações críticas nos sinais vitais. Apresentava critérios para encaminhamento à Sala Vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus. Foi verificado que o deslocamento para esse destino possibilitaria o atendimento médico mais rápido do que uma eventual interceptação e apoio pela Unidade de Suporte Avançado (USA).

Recebeu os primeiros atendimentos pela equipe da USB sob orientação do Médico Regulador e encaminhado à Sala Vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus. Durante o trajeto teve rebaixamento do nível de consciência. Assim que chegou na Sala Vermelha entrou em Parada Cardiorrespiratória e a partir daí o caso foi conduzido pela equipe do Hospital. Segundo informações, apresentou desfecho desfavorável com evolução para óbito.

Em momento algum a equipe do SAMU pôde relacionar o caso à suspeita de Covid-19, já que se tratava de um paciente gravemente enfermo, com informações e dados clínicos não compatíveis com COVID-19 até aquele momento.

 

 

Local do velório sendo desinfectado

Centro comunitário onde foi realizado o velório

EM ANDAMENTO….

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Sou da família, e essa notícia não procede! Estamos com o Laudo médico em mãos!? Vamos tomar providências DIVINEWS???

    1. Divinews disse:

      Nossos sentimentos pela perda do seu ente querido. Tomem sim providência, mas contra quem anunciou que foi convid19 e criou toda a celeuma ao adotar o procedimento como se fosse essa doença chegando a interromper um velório. Noticiamos o que fomos informado. Todos os demais veículos de comunicação também noticiaram que foi covid19.

  2. Paulo Cesar disse:

    MAIS UMA VEZ FICA CLARO O DESPREPARO DAS AUTORIDADES DE SAUDE MUNICIPAIS PRA LIDAR COM A PANDEMIA DO COVID 19!!!VAI VIRAR MANCHETE NO JORNAL NACIONAL E MAIS UMA VEZ JOGAR NA LAMA NOSSA CIDADE NA MIDIA NACIONAL!!!ATÉ QUANDO ?????

  3. Anônimo disse:

    Meu Deus tenha piedade do mundo!

    1. Anônimo disse:

      Sou da família, e essa notícia não procede! Estamos com o Laudo médico em mãos!? Vamos tomar providências DIVINEWS???

      1. Divinews disse:

        Nossos sentimentos pela perda do seu ente querido. Tomem sim providência, mas contra quem anunciou que foi convid19 e criou toda a celeuma ao adotar o procedimento como se fosse essa doença chegando a interromper um velório. Noticiamos o que fomos informado. Todos os demais veículos de comunicação também noticiaram que foi covid19.

Continua depois da publicidade