Prefeitura de Divinópolis em Nota alerta sobre aglomerações; diz que agentes de saúde e forças de segurança monitoram situação

Publicado por: Redação

De acordo com uma Nota de alerta emitida pela Prefeitura, Divinópolis viveu hoje um dia atípico em relação ao isolamento social. Em alguns lugares e em determinados horários, houve aumento significativo no número de pessoas circulando na área central, com destaque para as proximidades das agências bancárias.

A Nota afirma que, sabidamente, todos os meses, no quinto dia útil, registra-se um acréscimo significativo no movimento nos bancos. Além de ser a data na qual a maioria das empresas e instituições libera o pagamento dos salários, é também nesse período inicial do mês que vence boa parte das contas da população. Acresça-se a isso o efeito cascata de que, ao receber o salário, muitos providenciam as compras mensais de alimentos.

Continua depois da publicidade

Porém,  segue a Nota, é importante salientar que tal atitude, se tomada em desacordo com as regras de saúde pública para a circulação, pode colocar em risco todos os resultados até obtidos no controle da Covid-19.

Os números que se apresentam são resultado, justamente, do rígido controle no contato entre as pessoas, o que fez diminuir os contágios.

A Prefeitura alerta ainda que, agentes de saúde e as forças de segurança estão monitorando as ruas. Em caso de descumprimento, os responsáveis poderão ser punidos com a cassação do alvará e fechamento do estabelecimento, além de responder criminalmente, de acordo com o artigo 268 do Código Penal.  A legislação especial em vigor dá a alguns segmentos essenciais o direito de funcionar, mas dentro de critérios técnicos que garantam a saúde da nossa população.

O Brasil vive um momento delicado, no qual qualquer afrouxamento pode colocar a perder as ações que, até aqui, significaram salvar vidas de muitas pessoas próximas de nós.

Por isso, é bom ficar atento. Quem ainda precisar utilizar o sistema bancário deve saber que as agências são obrigadas a manter o rigor na organização das filas, distanciamento entre pessoas e oferecer produtos para assepsia. Trata-se de um direito seu, cidadão, exigir isso. No caso de dúvidas ou mesmo de denúncia, é só acionar a fiscalização em Saúde.

Mas não adianta só cobrar. Cada um de nós deve também fazer a sua parte. No caminho de nossas casas até as agências bancárias ou o comércio autorizado a funcionar, é preciso manter os cuidados básicos, como evitar aglomerações, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar e não tocar no rosto.  Ao chegar em casa, mantenha as regras de higiene básica, lavando as mãos e os alimentos, sempre.

 

NOTA DA PREFEITURA DE DIVINÓPOLIS

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade