Em meio à pandemia, GERDAU traz mil homens de outras cidades para Divinópolis, e envia de volta os que passam mal, diz denúncia

Publicado por: Redação

Em meio à pandemia, que colocou boa parte do mundo em isolamento domiciliar, a Gerdau trouxe mil homens de outras cidades para Divinópolis. Uma funcionária da empresa denunciou a situação com exclusividade ao Divinews. Segundo a trabalhadora, a Gerdau está realizando na cidade uma parada de manutenção, com isso mil homens desembarcaram em Divinópolis na última segunda-feira, 16, e vão ficar por 17 dias, ou seja, até o final do mês na cidade.

Ainda de acordo a funcionária, os homens são funcionários de sete empreiteiras terceirizadas e contratadas pela Gerdau para fazer a “parada de manutenção”. Segundo denunciante, a orientação é para, se caso esses funcionários apresentem tosse ou febre, manda-los de volta para casa.

Continua depois da publicidade

“Colocam o suposto doente em um ônibus de carreira, de viagem comum de linha comercial, e o mandam de volta para sua origem”, relata.

A denúncia mais grave da funcionária da Gerdau é que na última quinta-feira ela relatou que 20 homens teriam apresentado febre e tosse. Segundo a trabalhadora, a situação foi denunciada à Prefeitura e ao Ministério Público, e que nenhum dos dois órgãos tomaram providências

O Divinews em contato com a Diretora de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, Janice Soares ela confirmou a existência da operação. E disse que o coordenador da Vigilância, Erson foi até a Gerdau, porém não havia encontrado nenhuma irregularidade, explicou a diretora

Posicionamento Gerdau

Em nota emitida pela pela Assessoria de Comunicação e Marca, a Gerdau informou ao Divinews que a usina em Divinópolis (MG) está com a sua produção paralisada para uma manutenção programada de seus equipamentos, e está seguindo o cronograma previamente definido.

A empresa confirmou ainda que de fato está com um efetivo adicional de pessoas no momento de aproximadamente 1.000 trabalhadores, divididos em três turnos. Porém, de acordo com o planejamento da empresa, nos próximos dias já está prevista a redução deste efetivo.

A empresa afirmou ainda que os colaboradores contratados para este período passaram por uma triagem para avaliação do estado de saúde antes do início do trabalho.

A Gerdau reforçou também que diariamente, os profissionais seguem o procedimento padrão obrigatório de higienização e são submetidos a uma avaliação clínica com medição de temperatura, além de responderem a um questionário.

“Essas medidas valem também para os motoristas que realizam o transporte dos colaboradores. Outra medida adotada é a proibição da entrada de visitantes”.

Os casos em que há apresentação de sintomas suspeitos, o trabalhador é alocado em um transporte fornecido pela empresa contratante e redirecionado para o seu local de origem.

A DENÚNCIA

TENHO UMA DENUNCIA PARA FAZER: EM MEIO ESTA CRISE DA SAUDE COM O CORONA, A EMPRESA GERDAU ESTÁ REALIZANDO AQUI EM DIVINÓPOLIS UMA PARADA DE MANUTENÇÃO, QUE TROUXE CERCA DE 2000 HOMENS DE TODO PAIS. ESTE PESSOAL CHEGOU NA SEGUNDA-FEIRA E FICARÃO AQUI POR 17 DIAS.  SAO 07 EMPREITEIRAS TERCEIRIZADAS, E LA, CASO O FUNCIONÁRIO APRESENTE TOSSE OU FEBRE ELES PEDEM PARA A TERCEIRIZADA PARA MANDAR O MESMO PRA CASA, E ASSIM AS TERCERIZADAS FAZEM. COLOCAM O DOENTE EM UM ONIBUS DE VIAGEM COMUM E MANDAM OS FUNCIONÁRIO DE VOLTA. HOJE FORAM 20 PESSOAS COM FEBRE E TOSSE. ESTA ATITUDE DA GERDAU VAI SER A GERADORA DA MAIOR DISSEMINAÇÃO DO VIRUS, JA AVISAMOS AO MP E A PREFEITURA QUE NADA FIZERAM.

A RESPOSTA DA GERDAU

Bom dia Geraldo,
Segue o posicionamento da Gerdau sobre o questionamento que nos envio via WhatsApp.

A Gerdau informa que a usina em Divinópolis (MG) está com a sua produção paralisada para uma manutenção programada de seus equipamentos, seguindo o cronograma previamente definido. O efetivo adicional de pessoas no momento é de aproximadamente 1.000 trabalhadores, divididos em três turnos. De acordo com o planejamento da empresa, nos próximos dias já está prevista a redução deste efeito.

Os colaboradores contratados para este período passaram por uma triagem para avaliação do estado de saúde antes do início do trabalho. Diariamente, os profissionais seguem o procedimento padrão obrigatório de higienização e são submetidos a uma avaliação clínica com medição de temperatura, além de responderem a um questionário. Essas medidas valem também para os motoristas que realizam o transporte dos colaboradores. Outra medida adotada é a proibição da entrada de visitantes.

Os casos em que há apresentação de sintomas suspeitos, o trabalhador é alocado em um transporte fornecido pela empresa contratante e redirecionado para o seu local de origem.

Att,
Rafael Simas
Comunicação e Marca
www.gerdau.com.br

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anonimo disse:

    Conforme a simulação mundialmente adotada neste estudo feito para UK e EUA para o COVID-19: LINK: https://www.imperial.ac.uk/media/imperial-college/medicine/sph/ide/gida-fellowships/Imperial-College-COVID19-NPI-modelling-16-03-2020.pdf em duas ou três semanas estaremos vivendo em um cenário semelhante ao da gripe espanhola. Espero que os cidadãos de Divinópolis que se sentirem lesados pela perda de seus parentes, ou mesmo pela falta de atendimento médico, decorrente do colapso hospitalar que iremos vivenciar nos próximos dias, entrem com um processo judicial de danos contra essa empresa irresponsável. Não amenizará a perda de ninguém, mas atacará onde mais dóis para a Gerdau, pelo visto, no seu patrimônio financeiro. Pelo visto, estão ligando só para o financeiro mesmo hoje em dia. Um absurdo.

  2. Anonimo disse:

    Realmente, tudo está acontecendo como informado, porém diversas pessoas entram sem realmente informar o que estão sentindo, fora a enorme fila que está formando na entrada e no almoço. A aglomeração de pessoas nas áreas produtivas e no restaurante também é preocupante e a falta de responsabilidade de uma empresa tão grande nos mostra o quanto ela está preocupada com a segurança.

  3. Anônimo disse:

    Realmente, está acontecendo tudo como informado, porém muitas pessoas passam sem realmente falar o que está sentindo, fora a enorme fila que está formando na entrada, e no almoço grande aglomeração de pessoas, igualmente nas áreas produtivas, terceiros e colaboradores de diversos locais de fora reunidos.

  4. Anônimo disse:

    E onde esse povo todo dorme? Eles estão com liberdade de trânsito na cidade?

  5. Anonimo disse:

    Em parte verdade mas antes dessa triagem para entrar na usina tem uma fila dupla gigantesca a questão è a seguinte estamos lá na fila aguardando a triagem a pessoa infectada ja estará contagiando a gente não è da forma q foi informado è grave a situação e nem te falo como esta na hora do almoço
    Fila enorme muita aglomeração duvido quem o responsável q foi verificar a denúncia foi além da área do restaurante pq ate lá não ha aglomeração sugiro q vao ate os alto fornos para averiguar minha denúncia e que seja órgão q não estejam na folha de pagamento da GERDAU

    1. Anônimo disse:

      tem que caçar o alvará da Gerdau

Continua depois da publicidade