Tribunais suspendem audiências para tentar conter avanço da pandemia do coronavírus

Publicado por: Redação

Para tentar conter a disseminação do coronavírus (Covid-19) em Minas Gerais, diversos tribunais decidiram por suspender prazos e audiências. Com isso, os corredores das edificações estão vazios, situação que remete aos períodos de recessos.

A partir desta quarta-feira, 18, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) suspende os prazos processuais físicos e eletrônicos até o dia 27 de março. Também estão canceladas ou adiadas audiências, júris e sessões de julgamento. A exceção fica por conta de casos urgentes ou que envolvem réus presos.

Continua depois da publicidade

Os trabalhadores que se enquadram nos grupos de risco, como idosos, grávida, cardiopatas, indivíduos com problemas pulmonares e imunodeprimidos, foram liberados para trabalharem remotamente de casa.

Unidades como o Centro Integrado de Atendimento ao Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (CIA-BH) e os Juizados Especiais terão o horário de atendimento reduzido para apenas um turno e poderão funcionar com equipes em escala mínima.

Outras medidas adotadas pelo TJMG estão o trabalho por teleconferência de juízes nas audiências de custódia, a elaboração de atos normativos voltados para a população prisional e para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, “para os quais poderá ser cogitada a prisão domiciliar”.

A decisão foi publicada no site oficial do Tribunal e na portaria 19/2020.

TCE-MG

Já o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) suspendeu o expediente nesta quarta-feira, 18. A medida foi anunciada pelo presidente da corte, Mauri Torres, e vale até sexta-feira, 20. De acordo com o comunicado, a suspensão segue a determinação do Comitê Extraordinário Covid-19, do governo de Minas, que determinou ponto facultativo na Cidade Administrativa no mesmo período, e visa à prevenção da disseminação do coronavírus.

Também estão interrompidas as aulas presenciais da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, as celebrações e atividades no Cenáculo do Tribunal e os ensaios do Coral do Tribunal de Contas. A visitação pública ao TCE-MG e o atendimento presencial ao público externo estão suspensos até o dia 3 de abril.

As sessões das câmaras e do pleno também estão suspensas. “Os prazos processuais neste período ficarão prorrogados para o primeiro dia útil seguinte ao término da suspensão ou de sua prorrogação”, informa o TCE-MG em seu site.

STJ

Em âmbito nacional, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu até o dia 27 de março as sessões presenciais de julgamento e a entrada de visitantes na sede do tribunal.

Cerca de 4.500 pessoas circulam diariamente pelo STJ, incluindo públicos interno e externo. Cursos e eventos que iriam ocorrer nas dependências do órgão ficam suspensos por 30 dias.

Os prazos processuais não serão modificados, e as sessões virtuais de julgamento ocorrerão sem alterações. As decisões monocráticas também serão proferidas normalmente.

Do TJMG

Nesta segunda (16/3), uma reunião do gabinete de crise do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que ocorreu paralelamente à reunião dos chefes dos três Poderes estaduais, deliberou novas medidas a serem adotadas por magistrados e suas equipes para reduzir a propagação do coronavírus (Covid-19).

Em conferência telefônica, o presidente do Judiciário, desembargador Nelson Missias de Morais, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus, ajustaram que atuarão de forma conjunta e articulada na prevenção e no controle da doença.

Já o encontro do gabinete de crise, conduzido pelo superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho, deliberou sobre a diminuição das atividades nos fóruns e na secretaria do TJMG para evitar a circulação de pessoas e o consequente contágio pelo agente patológico.

O comitê está acompanhando a evolução do cenário e discutindo propostas desde sexta-feira (13/3).

Entre as medidas, estão a elaboração de atos normativos voltados para a população prisional e para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, para os quais poderá ser cogitada a prisão domiciliar (veja a Portaria Conjunta 19/2020); e a liberação de home-office para colaboradores que se enquadrem nos grupos de risco (idosos, cardiopatas, indivíduos com problemas pulmonares e imunodeprimidos, grávidas).

Fica mantida a suspensão de prazos processuais de feitos físicos e eletrônicos até 27 de março (consulte a Portaria Conjunta 948/2020), acrescida do cancelamento ou adiamento de audiências, júris e sessões de julgamento, à exceção dos casos urgentes ou que envolvem réus presos. Um novo ato normativo altera determinações anteriores, a Portaria Conjunta 947/2020.

As portarias foram publicadas no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) do TJMG desta terça-feira (17/3).

A recomendação é que, se avaliarem indispensáveis, os magistrados realizem audiências e sessões de julgamento na modalidade virtual (quando possível) ou com controle de acesso para reduzir o público presente, que deve se limitar aos advogados.

Os juízes de todo o estado deverão utilizar teleconferências para a realização de audiências de custódia, sempre que possível, iniciativa que já é realizada pela 1ª Vice-Presidência, que tem à frente o desembargador Afrânio Vilela.

Unidades como o Centro Integrado de Atendimento ao Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (CIA-BH) e os Juizados Especiais terão o horário de atendimento reduzido para apenas um turno e poderão funcionar com equipes em escala mínima. Todas as alterações de prazos e datas entram em vigor a partir desta quarta-feira (18/3).

As atermações, nos Juizados, vão priorizar as medidas urgentes ou os casos em que houver perda ou perecimento do direito invocado. A Central de Precatórios (Ceprec) atenderá apenas por telefone ou e-mail, assim como a Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu), que responde pela vida funcional de magistrados e servidores da ativa e aposentados.

Veja a matéria anterior e o informe. Planos de saúde deverão realizar exames para os beneficiários. Confira.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade