Tempestade em Divinópolis provoca caos em vias da cidade (veja imagens)

Publicado por: Redação

Alguns locais, com a forte chuva que caiu na tarde deste domingo (01), ficaram totalmente alagadas, como exemplo, o Bairro Bom Pastor, na Avenida JK em frente aos supermercados ABC, também no Bairro Padre Libério, próximo do Hotel Verona Tower. Na passagem de nível que liga o centro ao Bairro do Esplanada, foi outro local que também deu enchente – Os Institutos de Meteorologia continuam a prever chuvas para as próximas horas, em vários municípios de Minas. O Rio de Janeiro desde a noite de ontem, sábado (01), até a tarde deste domingo, também sofreu com  severas inundações em vários locais da cidade, tanto é que foram registradas quatro mortes. Na última sexta-feira (28) a cidade de Bambuí ficou bastante destruída com a tromba d´água que caiu no município.

Continua depois da publicidade

Neste domingo os institutos de meteorologia dispararam dois alertas, um na parte da manhã e outro a tarde, alertando para chuvas em diversas cidades mineiras.

Segue a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre a região Sudeste do País e que deverá ser intensificada pela atuação de um Vórtice Ciclônico entre SP, MG e GO. Logo, a previsão é de tempo severo em toda faixa centro/sul de MG que compreende também a Capital Belo Horizonte e RMBH. Entre o Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Oeste, Central, Metropolitana, Campo das Vertentes e Zona da Mata, há chances de vendaval e queda de granizo. As chuvas deverão intensificar a partir da noite/madrugada e deverão gerar acumulados significativos de precipitação até amanhã de manhã. Entre o Triângulo Mineiro, Oeste e Sul de Minas, tempestades supercelulares poderão se desenvolver ao longo da tarde. Nas mesorregiões Norte, Noroeste, porções centro/norte da Central e Metropolitana, grande parte do Jequitinhonha e Vale do Rio Doce, tempo instável, com variação da nebulosidade e tempestades isoladas a tarde/noite.

Tempo estável apenas no nordeste de Minas Gerais. Para Belo Horizonte e RMBH, segue a previsão de instabilidade, céu com muitas nuvens, chuva a qualquer momento e possibilidade de tempestades embebidas entre a tarde e à noite, devendo intensificar ao longo da madrugada e manhã de amanhã. Máximas na casa dos 28°C.

Previsão de Tempo Severo

As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco, e o nível 4 o mais severo. Foi identificada possibilidade de Tempo Severo para o período de vigência desse boletim de previsão, as microrregiões que poderão ser atingidas, são: Uberlândia,
Uberaba, Araxá, Piumhi, Passos, São Sebastião do Paraíso, Patos de Minas, Patrocínio, Unaí, Paracatu, Bom Despacho, Conceição do Mato Dentro, Formiga, Poços de Caldas, Alfenas, Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, Andrelândia, Lavras, Campo Belo, Varginha, Oliveira, São João Del Rei, Barbacena,Juiz de Fora, Ubá, Cataguases, Muriaé, Viçosa, Itaguara, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Pará de Minas, Ouro Preto, Ponte Nova, Manhuaçu, Caratinga, Aimorés, Ipatinga, Sete Lagoas, Três Marias, Itabira, Curvelo, Belo Horizonte e RMBH

AVISO DE CHUVA – Próximas 24 horas 

A ZCAS segue sua atuação sobre o estado de Minas e deverá ser intensificada pela atuação de um Vórtice Ciclônico nos médios níveis da atmosfera. Logo a previsão é de acumulados significativos de precipitação, entre o Triângulo Mineiro, Central, Oeste, Campo das Vertentes, Metropolitana, Sul de Minas e Zona da Mata. As microrregiões de Piumhi, Bom Despacho, Formiga, Campo Belo, Divinópolis, Oliveira, Itaguara, Belo Horizonte e RMBH, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, São João Del Rei, Barbacena, Ubá, Viçosa, Ponte Nova, Manhuaçu, Itabira e Muriaé poderão ter acumulados entre 80 – 100mm, em 24 horas, com localidades podendo atingir 150 mm. Nas microrregiões de Três Marias, Patrocínio, Patos de Minas, Sete Lagoas, Conceição do Mato Dentro,
Ipatinga, Caratinga, Aimorés, Araxá, Pará de Minas, Uberlândia, Uberaba, Frutal, Passos, São Sebastião do Paraíso, Alfenas, Passos, Varginha, Lavras, Andrelândia, Juiz de Fora e Cataguases, acumulados previstos entre 50 e 80mm em 24 horas, podendo alcançar valores de 120 mm. No restante do estado, os acumulados ficarão entre 20 e 50 mm.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade