Empresário, dono da rede de Supermercados ABC, debate doação de terreno aprovado pelos veadores da Câmara de Divinópolis


Os vereadores receberam na tarde desta segunda-feira (04) no Plenarinho da Câmara Municipal de Divinópolis, o empresário e presidente do Grupo ABC, Valdemar Martins do Amaral, para discutir a Lei Municipal nº 8.648/2019, que foi aprovada com a votação de todos os vereadores, e dispôs sobre a doação de um terreno de 42,7 mil m², no bairro Icaraí, para a rede de Supermercados ABC, avaliado em R$ 6,2 milhões e que teve como contrapartida o investimento de R$ 400 mil reais da empresa em um projeto de iluminação para o Distrito Industrial, e a geração de 400 empregos.

O projeto 061/2018 foi aprovada por unanimidade na Câmara, e posteriormente sancionada pelo prefeito Galileu Machado (MDB). A aprovação da matéria gerou dúvidas e especulações sobre seu real teor, especialmente, em debates nas redes sociais.

Uma denúncia também foi protocolada na Ministério Público (MP), com a alegação de que a área prevista na Lei não poderia ser doada, pois seria um importante espaço verde, de vegetação significativa e função de Horto Florestal. Com objetivo de esclarecer esse cenário, a reunião com os parlamentares foi convocada.

De acordo com Valdemar Amaral, do total de 42,7 mil m², cerca de 15 mil m² serão utilizados para a construção do Centro de Distribuição e Logística e pátio de manobra. Ele também informou que uma área de preservação ambiental de 11,mil m², prevista em lei, será demarcada e preservada pelo Grupo ABC. “Infelizmente, saíram muitas informações distorcidas sobre esse empreendimento que queremos realizar em Divinópolis, mas é nosso papel esclarecer aos vereadores e população nosso objetivo. É do nosso interesse, gerar emprego, renda e valorizar nossa cidade. Por isso, queremos realizar as obras aqui na cidade. Inclusive, observamos outros modelos de Centro de Distribuição, como o de Ituiutaba, para ver o melhor formato e implantá-lo aqui. Ao todo, nossa expectativa é gerar cerca de 400 empregos diretos, fora os indiretos Além disso, sendo uma doação onerosa, como contrapartida, iremos assumir os encargos previstos em lei, como projetos de infraestrutura, drenagem, esgoto sanitário, abastecimento de água, iluminação pública e de rede de transmissão elétrica, dentro do Centro Industrial de Divinópolis, visando o Complexo da Ferradura. Também iremos realizar o Relatório de Impacto de Circulação, visando a mobilidade de toda a região que será impactada. Em resumo, é importante esclarecer esse pontos, justamente porque queremos que a nossa cidade cresça e nos vimos, nesse caso, o empenho de todos em nosso projeto”, declarou Valdemar.

Falando em nome dos vereadores, o presidente da Comissão de Administração e relator do  Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal nº 61 de 2019, o vereador Eduardo Print Jr (SD), agradeceu a visita de Valdemar, sua equipe e parabenizou o empresário pela iniciativa dos investimentos em Divinópolis. Ele também lamentou as noticias falsas e distorcidas que foram veiculadas sobre o projeto aprovado. ” Esse projeto foi analisado minuciosamente, com detalhes e até por isso atrasou sua votação. Mas nos temos a consciência do quanto esse investimento é importante para nossa cidade. Trata-se de uma empresa sólida, idônea, de trajetória conhecida e reconhecida, que sempre trouxe dividendos para Divinópolis. Infelizmente, de forma superficial e distorcida, saíram inúmeras noticias e boatos sobre esse projeto, inclusive, com questionamentos morais sobre a conduta dos vereadores. E hoje, mais uma vez, com as explicações do Sr. Valdemar e equipe, nos vemos que tomamos e votamos corretamente, pois o interesse da nossa cidade é que esta sendo atendido”, afirmou Eduardo.

Em nome do Poder Legislativo, participaram da reunião o presidente da Câmara Rodrigo Kaboja (PSD) e os vereadores Matheus Costa (CDN), Raimundo Nonato (PDT), Ademir Silva (PSD), Josafa Anderson (CDN), Janete Aparecida (PSD), César Tarzan (PP), Eduardo Print JR (SD), Sargento Elton (Patriota), Zé Luiz da Farmácia (PMN). Os parlamentares Renato Ferreira (PSDB) e Dr. Delano Santiago (MDB) foram representados por assessores. Em nome do Grupo ABC, estiveram presentes o presidente Valdemar Martins do Amaral, a gerente de Pessoas Soraya Daher e o Engenheiro e gerente de Projetos, Mário Luiz.

Os vereadores Edsom Sousa, e Marcos Vinicius, entre outros não compareceram e nem enviaram representantes.

6 comentários em “Empresário, dono da rede de Supermercados ABC, debate doação de terreno aprovado pelos veadores da Câmara de Divinópolis

  • 6 de novembro de 2019 em 15:55
    Permalink

    Cadê o ministério público, gente????? Será que vai silenciar diante desta sacanagem com a cidade. Aí podemos dizer que é uma terra sem lei mesmo.

    Resposta
  • 6 de novembro de 2019 em 15:52
    Permalink

    É por isso que Divinópolis é esta roça grande, onde o dinheiro fala mais alto. Os vereadores demonstram ser o capacho do prefeito ao avalizar esta doação. Falam em gerar emprego, emprego é aquilo que é pago com justiça, não a esmola que o ABC paga aos seus funcionários. Que os vereadores tenham vergonha de falar que fizeram em nome do povo.

    Resposta
  • 6 de novembro de 2019 em 15:18
    Permalink

    Engraçado ano passado e este ano eu fui pessoalmente na prefeitura de Divinopolis, junto a secretaria de desenvolvimento econômico , Jose alonso. Solicitei uma area de 10mil metros para compra ou doação onerosa, a resposta foi que a cidade não tinha terrenos no distrito industrial para venda e que a unica área era a do Horto, porem a briga seria grande com os ambientalistas,
    Então diante da negativa tivemos que comprar outro lote em outro bairro para ampliação de nossa empresa para uma geração de 40 novos empregos e investimentos de 2,5 milhões. E sabe qual foi a ajuda, a boa intenção e ou interesse da prefeitura em ajudar?

    Zero zero zero, então tire suas duvidas se não ha grupo de interesse e por qual motivo esta bosta de cidade não anda.

    Resposta
  • 6 de novembro de 2019 em 15:08
    Permalink

    Quem dera tivesse mais MIL empresários querendo investir em Divinópolis e que gerassem 400 empregos cada, além de outros impactos na economia da nossa cidade.

    Resposta
  • 6 de novembro de 2019 em 11:50
    Permalink

    Ana eh só vc ter um centro de distribuição iqual o Valdemar gerar empregos iqual ele e ter dinheiro na conta e fazer pro povo iqual ele…… Melhor vc caçar serviço em vez de ficar falando da vida dos outros entra na política em vez de falar dos que lá dentro

    Resposta
  • 5 de novembro de 2019 em 15:58
    Permalink

    Vergonha povo. Depois não podemos reclamar que a água corre pro mar. Fora todos os vereadores e prefeito e seus amigos. Temos que ter vergonha na cara. O prefeito mim da um lote tambem.kkkkk vereadores concordam por favor.

    Resposta

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  +  76  =  83

PODCAST: escuta essa!!