Médico da UPA Ressaca, em Contagem, é preso após recusar atendimento a paciente, que acabou morrendo

Publicado por: Redação

Conforme informações do HojeEmDia, e confirmado pelo Divinews através da Comunicação da Policia Civil, um médico foi preso na noite desta última terça-feira (22), por suspeita de omissão de socorro após a morte de um paciente na UPA Ressaca, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte – O caso é que um paciente, de 72 anos, foi atendido por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao pronto-atendimento, mas o médico plantonista recusou o atendimento, dizendo que a UPA não tinha leitos na emergência.

Quem acionou a Polícia Militar foram os enfermeiros do Samu. Eles relataram que atenderam o paciente, com insuficiência respiratória, no bairro Novo Progresso, e a central os orientou a buscar o pronto-atendimento mais próximo – no caso, a UPA Ressaca.

Continua depois da publicidade

Ao chegar ao local, o paciente passou pela triagem e foi categorizado como grave, mas os enfermeiros foram informados pelo médico de que não havia possibilidade de atendimento a um caso de emergência. No boletim de ocorrência, consta relato dos profissionais do Samu de que o médico sequer teria se levantado da cadeira para ver a situação do paciente.

Diante da gravidade, a central do Samu encaminhou para a UPA uma Unidade de Suporte Avançado (USA), ambulância direcionada a casos graves. O veículo saiu do bairro Petrolândia, em Betim, e levou cerca de uma hora para chegar ao bairro Ressaca.

A equipe da USA verificou que o caso era grave, realizou um procedimento de reanimação cardiopulmonar, mas a vítima acabou morrendo dentro da ambulância. Segundo o boletim de ocorrência, a nora da vítima acompanhou todo o processo e confirmou as informações passadas pelos enfermeiros.

Procurada pela reportagem do HojeEmDia, a Polícia Civil informou que na manhã desta última quarta-feira (23) que o procedimento referente ao caso ainda não havia sido concluído pela Delegacia de Plantão de Contagem.

O secretário de Saúde de Contagem, Cléber de Faria Silva, afirmou que está buscando informações junto às pessoas que estavam na unidade. “Estamos em fase de apuração, estamos fazendo com muita responsabilidade, usando aquilo que é pertinente ao regimento interno do estatuto do servidor. Vamos tomar as providências respeitando e ouvindo todos os lados”, garantiu o secretário.

Segundo ele, trata-se de um caso isolado e o médico preso está no sistema de saúde há muitos anos. “Nesse momento, qualquer conclusão da minha parte seria, no mínimo, precipitada”.

Conforme informações do Grupo de WhatsApp do setor de comunicação da Policia Civil que atua a partir de Belo Horizonte, está marcada uma entrevista coletiva com o delegado que cuida do caso, ainda na manhã desta quinta-feira (24).

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade