Munícipes seguem reclamando de horários de funcionamentos da Câmara e da Prefeitura de Divinópolis

Publicado por: Redação

Como tem recebido constantemente alguns e-mails e posts via WhatsApp e mesmo presencial dos munícipes, empresários e trabalhadores, que mesmo depois de meses de implantação, seguem inconformados com o meio período de trabalho estabelecido tanto na Câmara de Divinópolis quanto na Prefeitura.  Na última semana, o Divinews decidiu ir aos dois locais, para in loco verificar tais reclamações. Uma delas é que mesmo trabalhando meio período, de 12 as 18 horas, alguns servidores das duas casas, dentro das 6 horas de expediente ainda deixam seus postos de trabalho para pagarem contas em bancos, fazer compras, enfim realizarem atividades que poderiam ser feitas na parte da manhã, horário que não trabalham.   

Alguns empresários, que por motivos óbvios de não receberem represálias, não quiseram ser edificados na matéria. Mas atribuem que muitos processos de liberação de documentos, das mais diversas áreas, principalmente as ligadas a liberação de algum tipo de licenciamentos, avaliam que: “Se em período integral de trabalho, já existia atraso. Imagina então com apenas 6 horas de trabalho, sendo que das 6 horas, a produção efetivamente é ainda menor, pois existe o processo de aceleração no início e desaceleração no final do expediente”. Outro questionamento feito, é se a economia que a prefeitura alega fazer com a instituição do meio período, compensa o travamento dos investimentos das empresas. Para eles, não teria problema se de fatos os procedimentos internos caminhassem. Mas não é isso que está acontecendo. “São 3 horas a menos todos os dias. Isso ao final de uma semana dá 15 horas, e no mês 60 horas a menos”, lamentou um deles.

Continua depois da publicidade

Já quanto ao meio período adotado na Câmara há anos, também sob a mesma alegação de economia com energia, água, o questionamento da população é quase o mesmo. E nesta última semana na terça-feira (09) às 11 horas já existiam munícipes na porta do Poder Legislativo para ser atendidos, não por gabinetes de vereadores, mas sim pelo corpo técnico, que na última mudança, quando o vereador Adair Otaviano, quando ele reabriu as portas da Câmara às 8 horas, o fez somente para o CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão) e para os gabinetes dos vereadores no térreo. Contudo, existem outros setores que funcionam no 2º andar, formados somente pelos servidores de carreira que há anos só trabalham meio período, de 12 as 18 horas.

Munícipes que habitualmente ficam sentados em banquinhos próximos da entrada e saída da Câmara, ao Divinews observaram: “Geraldo, é um entra e sai de dentro dessa Câmara, as pessoas mal chegam as 12 horas, isso quando chegam no horário, e logo saem para almoçar, outros saem até para fazer compras e voltam com sacolas. Não ligam se a gente está olhando, não. É uma falta de respeito. Pensam que nós não somos ninguém. Não ligam se a gente está vendo ou não está vendo”. E questiona: “será que os salários deles abaixam, quando diminui o horário de trabalho? Será que o Ministério Público sabe que acontece isso?

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Ze disse:

    E o salário continua o mesmo, pode isto.

  2. Cansada disse:

    Só esqueceram de falar que não são todos com mesma carga horária. SÓ QUEM ERA É 8 HRS TRABALHA MENOS .Os de 6 cumprem a carga horaria total

  3. Anônimo disse:

    Absurdo total.
    Dizem que cargos de 8 horas que deveriam cumprir horário integral, trabalham 6, e ganham hora extra se precisarem trabalhar pela manhã.

  4. Anônimo disse:

    Matéria totalmente tendenciosa. Primeiro que nunca vi uma conta dessa ai.. 3 horas sobressalentes? 8 menos 6 é 2. Pra mim a produtividade é muito maior trabalhando 6 horas seguidas, do que parando para poder almoçar. Fora os gastos que vão aumentar substancialmente com vale transporte dos servidores e energia de funcionamento. De fato a conduta de alguns servidores deixa a desejar, mas isso é a minoria. Generalizar e culpar a todos devido a esses poucos é um desrespeito. Faça jornalismo com mais responsabilidade, pois dessa forma está voltando a população contra os servidores, que tentam trabalhar para melhorar a máquina pública municipal.

  5. Anônimo disse:

    foda são os indicados que ganham muito mais que os servidores concursados, todos são chefes, e não sabem o serviço.

  6. Cléo Dnar de Mesquita disse:

    Aproveito para reclamar tambem do horário de bencos e em especial do JUDICIÁRIO, uma vez que sempre alegam ter muito serviço e os Juizes e promotores nunca chegam as 12:00 horas quando na realidade o horario é de 12 às 18 horas.

  7. Anônimo disse:

    E quando se procura as pessoas a tarde e recebe a notícia que tal pessoa veio de manha, você volta de manha ai a pessoa veio a tarde ! Cada um faz o horário que quer ! Tem até horário de 9 as 15 !

  8. Anônimo disse:

    Por isso apoio o Bolsonaro porque quer fim da estabilidade dos servidores publicos. Eles são folgados. Fico só no meu banquinho em frente a camera olhando eles sao folgados toda hora sai um para fazer alguma coisa e não é para trabalhar é para fazer tudo menos trabalho.

    1. Anônimo disse:

      Se você “fica só no meu banquinho”, também deve ser do tipo “folgado”, já que tem tempo pra ficar “vigiando” a vida alheia! E, nem todos os servidores/funcionários públicos são do tipo “folgados”. Já que tem tempo de sobra, estude e faça um concurso público para saber sobre a realidade da administração pública, seja ela municipal, estadual ou federal!

      1. Anônimo disse:

        Exatamente!!!!

  9. Anônimo disse:

    Se trabalhavam 8 horas e agora trabalha 6 nao da 3 horas por dia e sim 2… Sabe fazer conta nao?? Aparece na Prefeitura a tarde… Jogada as moscas.. Nao tem demanda nem pra uma hora…

Continua depois da publicidade