Prefeitura de Divinópolis realiza blitz de conscientização da prevenção do câncer de mama e colo do útero, na Campanha Outubro Rosa

Publicado por: Redação

Aconteceu na manhã desta última quinta-feira (03), uma blitz educativa e de conscientização, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Atenção à Saúde, que ocorreu no quarteirão fechado da Rua São Paulo, tradicional local de ações e manifestações.

Continua depois da publicidade

De acordo com Inês Alcione, o objetivo da ação desenvolvida pelas voluntárias na manhã desta quinta-feira (03), foi para sensibilizar as mulheres, que elas se toquem mais fisicamente, e tentem com isso descobrir o câncer ainda em sua fase inicial. “Por que quanto mais cedo o câncer for identificado maiores são as chances de cura, então essa mulher precisa se cuidar, precisa se apalpar e se olhar” – Ainda, segundo a diretora de Atenção à saúde, o Ministério da Saúde preconiza que a faixa etária de maior risco é de 50 a 69 anos, por isso essas mulheres devem fazer a mamografia a cada 2 anos.

Já a agente de saúde Miriam, que estava com uma alegoria simbolizando um seio, fez uma demonstração de como a mulher deve se tocar para tentar detectar alguma anormalidade. Ela testemunhou que foi o autoexame que a salvou da morte, por que foi logo diagnosticado o seu câncer de mama. Miriam alertou que é necessário fazer sempre pois a doença se desenvolve rápido e quanto mais cedo for detectado maiores são as chances de cura.

A carol que está em tratamento há 32 anos, contou que está finalizando. E ainda alertou que o câncer não escolhe idade, raça, condição social, enfim, nada. O que resolve é somente a prevenção.

De acordo com a Gerente de Marketing, Sandra Passos, uma das organizadoras da Campanha do Outubro Rosa 2019, que é a segunda campanha do Governo Galileu, o objetivo da ação foi reiterar a importância da prevenção do câncer de mama nas mulheres. Porém não esqueceu de alertar aos homens que eles também estão sujeitos à doença. Ainda conforme, Sandra, este ano a aceitação está sendo melhor  que a do ano passado, pois as próprias pacientes concordaram não apenas em dar seus depoimentos, mas participarem ativamente da blitz.

No local, foram distribuído centenas de lacinhos rosas que representam a campanha do outubro rosa. Quase todas as mulheres e mesmo alguns homens que passavam pelo local eram abordados para colocarem o símbolo da campanha.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Deviam fazer ações para agilizar o processo de atendimento com mamogeFias pelo Sus.
    E muito aue e pouca açao, muitos aparecidos se empurrando e nada de ação necessaria!

  2. Carlos Rogerii disse:

    Grande ação !!! Tomara que nossas mulheres se senbilizem e se cuidem ….

Continua depois da publicidade