CSSJD em coletiva no mês do “Setembro Verde” revela aumento de mais de 90% de doações de múltiplos órgãos feitas pelo hospital

Publicado por: Redação

O Complexo de Saúde São João de Deus realizou nesta última terça-feira (03), no auditório da instituição, uma coletiva de imprensa para marcar o início das ações do “Setembro Verde”, campanha dedicada à doação de órgãos. Entre os presentes estavam a Superintendente Geral do CSSJD, Elis Regina Guimarães e a Coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes -CIHDOTT, Ana Paula Coimbra Israel, que na oportunidade, apresentou os dados de doação de órgãos realizados no hospital, no estado e no país.

Segundo suas informações, mais de 33 mil pessoas adultas no país aguardam na fila de espera de transplante, sendo que: 22.616 pessoas estão aguardando por um rim; 9.442 pessoas aguardando córneas; 1.063 pessoas aguardando fígado; 228 pessoas aguardando por um coração; 177 pessoas aguardando por pulmão; 25 pessoas aguardando por um pâncreas. Há ainda, em todo país, 433 pessoas que aguardam um transplante simultâneo de pâncreas e rins.

Continua depois da publicidade

Já de acordo com os dados estaduais apresentados, mais de 4 mil pessoas adultas aguardam na fila de espera, sendo: 2.808 pessoas aguardando por um transplante de rim; 1.104 pessoas aguardando por um transplante de córneas; 57 pessoas aguardando por um transplante de fígado; 18 pessoas aguardando por um transplante de coração e; 3 pessoas aguardando por um transplante de pâncreas.

O estado de Minas Gerais registra que 67 pessoas aguardam um transplante simultâneo de pâncreas e rins.

Um dos dados apresentados que levou mais esperança para quem aguarda na fila de espera por um transplante, foi o número de doadores de múltiplos órgãos. Somente até o dia 03 de setembro deste ano, foram registradas 11 doações, 90% a mais que o registrado em todo o ano de 2018, quando foram contabilizadas 6 doações de múltiplos órgãos.

Para se obter números tão expressivos, a Coordenadora da CIHDOTT, Dra. Ana Paula Coimbra Israel destacou o trabalho da equipe, que após constatada a morte encefálica, dá início à identificação de um possível doador e o diálogo com a família, para saber se há ou não a intenção de se doar os órgãos. Mediante o aceite, é então realizada uma série de exames para determinar quais os órgãos poderão ser doados. A partir daí a equipe do MG Transplantes é acionada e os órgãos retirados serão encaminhados para transplante em Minas Gerais ou até mesmo em outro estado. Ela explica que a partir deste momento é uma corrida contra o tempo por que a família fica angustiada e triste com a morte do seu familiar e precisa aguardar mais tempo do que o habitual para fazer o sepultamento.

AÇÕES NO CSSJD

Para conscientizar toda a população sobre a importância da doação de órgãos, neste mês de setembro o Complexo de Saúde São João de Deus está iluminando seu prédio na cor verde e realizará diversas atividades com seus públicos internos e externos.

No dia 17 ocorrerá a “Roda de Conversa” com participação de profissionais do CSSJD e MG Transplantes. Estarão presentes, além da Dra. Ana Paula, o Dr. Eduardo Gomes Mattar, Diretor Técnico do CSSJD; Dra. Rafaela Cabral, representante do MG Transplantes; Dr. Guilherme Batista, Neurologista do CSSJD e Dr. Marco Antônio Leão, Coordenador da UTI Adulto do CSSJD.

Já no dia 19 a instituição iniciará o treinamento institucional para seus colaboradores. Este por sua vez, ocorrerá até o dia 26 e terá como destaque os processos que envolvem uma doação de órgãos.

Por fim, no dia 27 será realizada uma ação social no estacionamento do hospital para o público externo: pacientes, visitantes e acompanhantes.

Para a Superintendente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, esta campanha será uma excelente oportunidade de levar a todo o público interno e externo o importante trabalho desenvolvido pela CIHDOTT na instituição. “Uma das coisas que a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante realmente trabalha no hospital é o acolhimento do paciente e das famílias, desde o momento em que entram na instituição até a morte. Neste ano, além de trabalhar com o público externo, faremos uma ação junto aos nossos mais de 1400 colaboradores e 300 médicos para que saibam da importância deste trabalho de conscientização. Então haverá toda uma atividade intra-hospitalar para que isso seja também um valor institucional”, destaca Elis.

Atualmente o Complexo de Saúde São João de Deus é a instituição referência do interior do estado na retirada de órgãos para doação. Somente no ano de 2018 foram registradas as doações de 110 pares de córneas, enquanto neste ano já foram registradas 70 doações de pares de córneas.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade