Animais são apreendidos pela Prefeitura de Divinópolis depois de 10 anos do serviço desativado

Publicado por: Redação

Conform informações da Comunicação da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agronegócios, foi finalizado a reestruturação do serviço de apreensão de animais da cidade, segundo a Lei n° 8519/2018. Segundo informações da secretaria, o serviço estava paralisado há mais de 10 anos e entrou em vigor nesta quarta-feira (26).

Será apreendido todo e qualquer animal suíno equino, asinino, muar, bovino, caprino, ovino, bubalino ou qualquer outro semelhante, encontrado solto em espaço público ou terreno baldio sem muro ou cerca da zona urbana do município desacompanhado de seu proprietário ou responsável.

Continua depois da publicidade

 A apreensão será feita por órgão próprio da Prefeitura de Divinópolis, ficando sob sua guarda e responsabilidade pelo prazo de sete dias, após o qual ficará sujeito a leilão. Em caso de liberação, será cobrada do proprietário ou responsável multa equivalente a cinco Upfmd (Unidade Unidade Padrão Fiscal Município de Divinópolis), que atualmente é no valor de R$ 74,51 cada.  Em caso de reincidência, a multa equivalerá a dez Upfmd, por animal apreendido.

 “Quando assumi a função vi como estava destruído, nossa primeira medida foi trabalhar na reestruturação do local e dos equipamentos”, ressaltou o coordenador de vistorias e apreensão de animais, José Salvador. Ele explicou também quão precária se encontrava os meios necessários para efetivar as apreensões: o caminhão estava estragado, o curral destruído e o cercamento do horto com arames podres.

 Assim, a lei também institui o Fundo Municipal para Manutenção dos Animais de Grande Porte Apreendidos, a ser gerido pela Secretaria Municipal de Agronegócios, ao qual serão revertidos os valores arrecadados por força da aplicação da multa, devendo ser obrigatória e exclusivamente destinados à manutenção do serviço e à implementação de melhorias estruturais nos locais de sua prestação.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    E os cachorros? Pois a cidade está infestada.

  2. Carlos Elias disse:

    Muito bom está reativação do serviço. No bairro NSA Sra das Graças cavalos ficam soltos e reviram os sacos de luxos deixados para coleta

  3. Daniel disse:

    Tinha que pegar os cachorros soltos nas ruas e castrar…… aqui no Serra verde tá cheio

Continua depois da publicidade