Porto Velho com 13% sobe índice de infestação do mosquito aedes aegypti em Divinópolis

Publicado por: Redação

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) que divulgou, nesta quarta-feira (22/), os números do levantamento de índice rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado no município no período de 13 a 17 de maio de 2019. Quando foram visitados 4.677 imóveis, e o índice de infestação foi alto: 5,1%, de acordo com o parâmetro técnico do Ministério da Saúde.  No primeiro índice do ano, foi de 5,9%.

O resultado apresenta as Regiões Central (11,3%), que compreende os bairros do Centro, Sidil, Esplanada, Dom Pedro, Vila Cruzeiro, Vila Central, e Porto Velho, que sozinho tem o maior índice 13%, fazendo com que a média da região que é de 11,3% aumente consideravelmente; a seguir vem a região Sudeste (6,9%), Norte (6,7%) e Nordeste (6,2%) com alto índice de infestação da doença e as Regiões Oeste (2,5%) e Sudoeste (1,2%) com médio risco, segundo os parâmetros técnicos definidos pelo Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

Diante do quadro, a Semusa classifica como preocupante e reforça ainda mais a responsabilidade dos divinopolitanos de fazer sua parte para o controle do mosquito, que, além da dengue, transmite a chikungunya e a febre zika. O LIRAa revela dados importantes na Região Central; por exemplo, 100% do foco dos mosquitos estão nas residências; nas Regiões Oeste e Nordeste, são 96% do foco.

Os locais onde mais criatórios dos mosquitos foram encontrados são os depósitos móveis, como pratos e vasos de plantas, pingadeiras, bebedouros de animais e planta aquática, com cerca de 31,2%. Já os depósitos fixos, como sanitários em desuso, calhas, lajes, piscinas, caixas de passagem, ralos e fontes ornamentais, correspondem a 30,1% dos focos.

Em seguida, os passiveis de remoção, como baldes, garrafas, latas, recipientes de plástico e pneus, com média de 25,5%.

Os dados revelados com o liraa possibilitam intensificar ações com maior presença de focos do vetor por meio de ações educativas e de orientação, do trabalho de campo dos agentes, além da adoção de estratégicas que visam a eliminar os focos onde o mosquito pode se desenvolver.

A Semusa montou ambulatório para atender os pacientes com suspeita de dengue em Divinópolis. Os profissionais da secretaria atendem a casos suspeitos das 7 às 19 horas, na Policlínica, na Avenida Getúlio Vargas, 550.

Com informações Diretoria de Comunicação e Vigilância Sanitária

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade