Eleição no DIVIPREV tem participação recorde de 1.700 servidores para eleger nove representantes

Publicado por: Redação

As eleições para os Conselhos Administrativo, Fiscal e Junta de Recursos do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais – Diviprev foram concluídas na última quinta-feira (25), após apuração dos cerca de 1700 votos no auditório do Sintram.  Foram eleitos nove representantes dos servidores, sendo três anos para cada conselho. O mandato dos eleitos terá duração de três anos, sendo que os mesmos deverão assumir a função após o dia 12 de maio, que é data de encerramento do mandato dos atuais conselheiros.  

Vários candidatos acompanharam a apuração na sede do Sintram, dando total transparência ao pleito. Neste ano, de modo inovador a Comissão Eleitoral, que contou com representantes do Sintram, do Sintemmd e do Diviprev, disponibilizou urnas fixas e urnas itinerantes, o que permitiu uma maior participação dos servidores no exercício do voto. Também foi possível o voto em trânsito, ou seja, mesmo que o servidor não estivesse no seu local de trabalho, ele poderia votar em qualquer uma das 10 urnas disponíveis. Devido a isso, a apuração foi mais trabalhosa, exigindo da Comissão Eleitoral maior fiscalização para não haver duplicidade de votos, tanto é que a apuração que teve início às 10h30 foi finalizada às 18h. Outro ponto que garantiu toda da lisura e segurança ao processo foi o armazenamento de todas as urnas, após a votação no Batalhão da Polícia Militar.

Continua depois da publicidade

ELEITOS

Foram eleitos os seguintes servidores para o Conselho Administrativo: Darly Salvador (395 votos), Silas Rodrigues (185 votos) e Marco Aurélio Sintram/Protocolo (142 votos).  Para o Conselho Fiscal, foram eleitos: Anderson César da Semed (243 votos), Bruno do Setor de Pessoal (233 votos) e Cassinho do IPTU (219 votos).  Para a Junta de Recursos, assumem os servidores: João Renato da Educação (290 votos), Hermes da Fonseca (159 votos) e Mônica Lucas Batista (157 votos).

REELEIÇÃO

Dos nove eleitos, cerca de 60% já são conselheiros que atuam no Diviprev. Alguns foram apenas reconduzidos para a mesma função, que é o caso de quatro servidores:  Anderson César de Oliveira e Bruno Alves Camargos, ambos do Conselho Fiscal; Silas Rodrigues do Conselho Administrativo; e João Renato da Junta de Recursos. Já os conselheiros Darly Salvador e Cássio Henrique Morais, que hoje estão na Junta de Recursos, foram eleitos para exercer mandato agora no Conselho Administrativo e no Conselho Fiscal, respectivamente.

TRANSPARÊNCIA

Ao final das eleições, os candidatos elogiaram o pleito pela transparência que foi conduzido e comentaram sobre o desafio que terão pela frente já que hoje o instituto tem além de denúncias que estão sendo apuradas pelo Ministério Público um déficit atuarial de mais de R$900 milhões, segundo os últimos dados divulgados, para ser realmente apurado e corrigido, de modo que o futuro previdenciário dos servidores municipais seja garantido.

Em entrevista, o candidato eleito, Darly Salvador, representando a nova composição do Conselho Administrativo, ressaltou que foi um processo legítimo e marcado pela lisura. “Nós avançamos muito, essa foi uma eleição bem competida e o Sintram e o Sintemmd uniram forças e fizeram um belíssimo trabalho que levou a esse resultado. Nós, agora, eleitos passamos a ser só uma equipe em prol dos servidores, em prol da defesa do nosso patrimônio maior, que é a nossa Previdência. Agradeço ao Sintram e a todos os servidores, que confiaram voto na gente, com a promessa de honrá-los com muito trabalho, com muita expectativa no futuro”, disse.

FISCALIZAÇÃO

O candidato Cássio Henrique, falando pela nova composição do Conselho Fiscal, disse que pretende buscar nesta renovação o equilíbrio na relação entre Executivo e Instituto e conta com a participação dos servidores na fiscalização da atuação dos conselheiros. “Não queremos um Instituto rico e um Executivo quebrado, mas também não queremos um Executivo rico e um Instituto quebrado. Para que isso ocorra sabemos que teremos muito trabalho pela frente e precisamos agora, ostensivamente, da fiscalização de todo aquele eleitorado, que votou em seu conselheiro e aqueles que também não votaram, que faça também essa fiscalização (…) para não acontecer coisas que às vezes possam sair fora do planejado. Estamos lá para fiscalizar o instituto, administrar junto com o Conselho Administrativo deliberativo, mas o servidor tem grande parcela nessa construção, fiscalizando também os conselheiros”, destacou.

Falando pela Junta de Recursos, o candidato reeleito, João Renato Cintra, ressaltou também a transparência, a legitimidade do processo, ao conseguir atingir uma parcela maior de servidores, devido ao formato das urnas itinerantes. “Quando a gente consegue atingir uma parcela maior de servidores para poder votar, a gente entende que o processo é mais legítimo, mais transparente e democrático”, destacou. Cintra disse que a renovação é sempre importante e espera manter o diálogo na proteção da previdência.  “A renovação ela sempre tem que acontecer, nós temos os servidores que continuam, os servidores que chegam agora e vamos manter um espaço de diálogo no sentido de proteger o nosso Instituto e conversar com a administração sobre o futuro da nossa Previdência.  Estamos vivendo um momento super complicado, quando se fala da reforma previdenciária e de fato todos os servidores eleitos, todos os conselheiros, têm que ficar atentos para garantir o nosso futuro”, finalizou.

INDICADOS

Além dos conselheiros eleitos como representantes do quadro geral do funcionalismo, outros três serão eleitos pelo voto dos servidores da Câmara Municipal. Já o Executivo indicará nove nomes, três para cada um dos Conselhos, que serão nomeados por decreto do prefeito.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, parabenizou a Comissão Eleitoral, pela condução transparente de todo o processo e a equipe de servidores que trabalhou no dia da eleição e também na apuração.  Registrou também os parabéns aos servidores eleitos e a todos os servidores que participaram do processo exercendo o direito ao voto. “Foi uma eleição marcada pela transparência e expressiva participação do servidor. Vivemos um momento em que o funcionalismo aguarda dos conselheiros mais do que nunca uma atuação ferrenha para garantir a sustentabilidade financeira e transparência nas contas do instituto.  Desejamos um excelente mandato aos eleitos e queremos realmente que mudanças aconteçam no Diviprev no sentido que o servidor e o sindicato tenha conhecimento do que acontece na instituição para que não sejamos vítimas no futuro de ver nossas aposentadorias em risco. É isso que todo servidor aguarda muito trabalho e compromisso com o nosso futuro previdenciário e o Sintram estará a disposição dos conselheiros, porém vamos cobrar efetividade em suas ações, em defesa dos interesses dos servidores”, destacou.

 

Com Assessoria de Comunicação do Sindicato

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. anonimo disse:

    depois que o dinheiro acabar vao fazer o que

Continua depois da publicidade