Chefe do 7º Departamento de Polícia Civil / Divinópolis diz que, embora tenha perfil mais técnico considera importante sua interação com a sociedade

Publicado por: Redação

O Delegado Ailton Aparecido de Lacerda, anunciado como Chefe do 7º Departamento de Policia Civil, ainda no início de fevereiro, e que anteriormente exerceu o cargo de  Secretário de Estado Adjunto de Segurança Pública de Minas Gerais, em entrevista exclusiva para o Divinews falou da sua carreira, do seu estilo de trabalho e também de sua pretensão em breve de dar continuidade ao trabalho do seu antecessor, Ivan Lopes, sendo mais próximo da comunidade, tanto no aspecto da segurança pública, quanto participando mais dos eventos sociais, que embora não seja muito do seu perfil, ele avalia como importante essa inserção na sociedade – Ailton de Lacerda, como é mais conhecido, entrou na Policia Civil em 1991, na ocasião no cargo de Detetive de Polícia, que é o atual Investigador de Polícia, sendo designado para prestar serviços na Delegacia Especializada de Repressão a Furto e Roubos de Veículos de Belo Horizonte/MG, onde permaneceu até setembro de 1997.

O Delegado do 7º Departamento de Policia Civil é formado em Direito pela Fundação Universidade de Itaúna no primeiro semestre de 1996, prestou concurso no ano seguinte para o cargo de Delegado de Polícia do Estado de Minas Gerais. Aprovado nas fases iniciais do certame, iniciou o respectivo curso de formação no segundo semestre de 1997 e em março de 1998 foi nomeado Delegado de Polícia de Minas Gerais.

Continua depois da publicidade

Como Delegado de Polícia, prestou serviços nas delegacias das comarcas de Serro, Almenara, Diamantina, Vespasiano e Curvelo. Promovido por merecimento ao Nível Especial da carreira, no início de 2011 foi designado para chefiar a 3ª Delegacia Regional de Diamantina, onde permaneceu até julho daquele ano, quando foi removido para a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil/Governador Valadares. Em Governador Valadares, prestou serviços no Gabinete da Delegacia Regional dessa cidade dessa cidade e no ano de 2012 assumiu a chefia daquela unidade, acumulando posteriormente, de forma interina, a Chefia do 8º Departamento de Polícia Civil/Governador Valadares, em razão da remoção do respectivo titular.

Em março de 2013, foi promovido também por merecimento ao Nível Geral da carreira, quanto então assumiu a titularidade da Chefia do 8ºDEPPC/Governador Valadares, função que exerceu até 01/07/2015, data em que foi removido para prestar serviços no Gabinete da Chefia de Polícia Civil de Minas Gerais, com atuação junto à Assessoria de Representação Interinstitucional da PCMG junto à então Secretaria de Estado de Defesa Social – SEDS.

Em setembro de 2017, foi nomeado pelo então Governador do Estado de Minas Gerais, para o cargo de Secretário de Estado Adjunto de Segurança Pública, função que exerceu até o dia 31/12/2018.

No dia 02/02/2019, foi designado pelo Chefe de Polícia do Estado de Minas Gerais para responder pelo expediente do 7º Departamento de Polícia Civil/Divinópolis.

Além da formação superior em Direito, possui pós-graduação em Pecuária de Leite pela REHAGRO/NEWTON PAIVA e capacitação nas áreas de Direitos Humanos, Inteligência Policial e Gestão de Pessoas.

Ailton de Lacerda abordou também a queda dos índices de violência no país, falando em especial sobre Minas que o estado está se destacando na queda dos crimes violentos, especialmente homicídios e roubos. E ainda que no 7º Departamento essa diminuição também ocorre. O delegado explicou que a violência anteriormente estava em uma linha ascendente, porém, há dois anos, após uma estabilização, mais recentemente teve uma retração considerável e de forma sustentável.

“Claro que isso se deveu a uma série de medidas que foram adotadas pelas instituições de segurança pública, e a Policia Civil tem tentado contribuir com a queda desses índices, trabalhando de forma integrada com as outras instituições”, explicou o Chefe do 7º Departamento de Policia Civil, que tem sob o seu comando várias Delegacias Regionais. Além de Divinópolis estão as dos municípios de Bom Despacho, Pará de Minas, Formiga e Nova Serrana, cidade em que provisoriamente está atuando pela ausência de um Delegado comandando a DPC daquele município.

Ailton de Lacerda, explicou ainda que, após o término do plantão que ele dá em Nova Serrana, tem a intenção de se voltar mais para uma outra atribuição que é inerente ao seu cargo, que é de se relacionar mais com a comunidade de uma forma também social. Porém não deixando de lado o seu perfil que é mais técnico e menos político. Contudo, avalia ser de extrema importância para a instituição que ele dê continuidade ao trabalho que o seu antecessor, Dr. Ivan Lopes fazia neste sentido.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade