Guru da equipe econômica de Bolsonaro quer acabar com o Simples

Publicado por: Redação

Diagnóstico do Ipea é que o IR da pessoa jurídica pelo regime do lucro real é alto –  As modalidades de alíquota de imposto de renda para empresas —Lucro Real, Lucro Presumido e Simples— distorcem o mercado, precisam ser repensadas e unificadas para que, então, possa-se pensar em taxar lucros e dividendos – A proposta é de um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) coordenado por dois economistas que hoje participam da equipe de transição do governo Jair Bolsonaro: Adolfo Sachsida e Alexandre Ywata – Durante as eleições, houve discussão sobre a tributação de lucros e dividendos.

Naquele momento, Paulo Guedes, que será o superministro da economia, chegou a falar de alíquota única de 20% para pessoas físicas, empresas e lucros e dividendos – O diagnóstico do Ipea é que o Imposto de Renda da pessoa jurídica pelo regime do lucro real é alto —são 34%, 11 pontos percentuais a mais que a média global.

Continua depois da publicidade

Se ele baixar, haverá espaço fiscal para se discutir a tributação de lucros e dividendos – A proposta é rever os incentivos dos regimes de lucro presumido e Simples, diminuí-los e, eventualmente, eliminá-los, segundo a economista Melina Rocha Lukic, uma das autoras do estudo.

“A questão é entender se a abrangência desses benefícios não é excessiva. Diversas pesquisas já apontaram que eles causam distorções. Se caírem, haverá espaço fiscal que permitirá reduzir o Imposto de Renda sobre a pessoa jurídica”, afirma ela – Então, segundo o Ipea, “haverá a possibilidade de alguma tributação de lucros e dividendos distribuídos, de preferência com isenção das parcelas reinvestidas.”

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    o pior que todos nos estaremos no mesmo barco , esses bolso deve estar feliz

  2. Anônimo disse:

    o pior que todos nos estaremos no mesmo barco , esses bolso bobos deve estar feliz

  3. anonimo disse:

    GURU DEUS NOS LIVRE nosso pastor e JESUS CRISTO

  4. Anônimo disse:

    Pra fuder os pequenos e micro-empresários.

    Parabéns pra quem votou nele, hahahahahahahaha

Continua depois da publicidade