Prefeitura de SAMONTE inicia estruturação do Centro de Controle de Zoonoses

Publicado por: Redação

A Prefeitura de Santo Antônio do Monte começou a estruturação do Centro de Controle de Zoonoses, como parte do programa de manejo populacional de cães e gatos iniciado em janeiro deste ano – O projeto arquitetônico do futuro Centro de Zoonoses já está concluído, e durante visita ao Ministério da Saúde, no início deste mês, o prefeito Dinho do Braz, a secretária de saúde, Carla Lorena Santos, e a vereadora Fernanda Castro alinharam detalhes finais sobre a construção.

O Município irá seguir a Lei Estadual 21.970/2016, que determina que é da competência dos municípios de implementar ações que promovam a identificação e controle populacional de cães e gatos, e também a Lei Federal 13.426/2017 que estabelece critérios sobre a política de controle da natalidade de cães e gatos.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura doou o terreno para a construção do Centro de Zoonoses, dará uma contrapartida, e também contratará uma veterinária a partir de janeiro.  De acordo com Fernanda, o Município fará nos próximos meses o processo licitatório para iniciar a obra, que deve seguir também os parâmetros do Ministério da Saúde, para atendimento e recolhimento dos animais de rua em situação que ofereça riscos à saúde humana. Espera-se que o Centro de Zoonoses seja concluído no segundo semestre de 2019.

Castramóvel

Além da construção do Centro de Zoonoses, o prefeito, a secretária de saúde, e a vereadora verificaram também, durante a visita ao Ministério da Saúde, a previsão de repasse de um recurso de R$ 120 mil para a aquisição de um castramóvel.

Segundo Fernanda, a previsão é que a verba seja disponibilizada para Santo Antônio do Monte na primeira quinzena de dezembro. As emendas parlamentares que viabilizarão os projetos foram indicações dos deputados Reginaldo Lopes e Marcelo Álvaro Antônio.

“A Prefeitura irá abrir então dois processos licitatórios, sendo um para a aquisição do castramóvel, e outra para o início da construção do Centro de Zoonoses.”, explica.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade