Professora chama Governador petista de incompetente; diz querer voltar a trabalhar; cobra responsabilidade do sindicato e menos populismo dos vereadores

Publicado por: Redação

Conforme informações da 12ª Superintendência Regional de Ensino (SRE Divinópolis), que engloba 30 cidades na área de sua atuação. Na Região, que algumas Prefeituras também estão com os salários dos professores da rede municipal atrasados, Divinópolis é a única, em que a categoria dos professores municipais, optou pela greve –  E segundo uma professora, que se identificou apenas como Mara, mas a seguir disse que não se identificaria,  com receio de não ser compreendida e sofrer retaliações,  fez comentário na matéria “Protestos de professores e pais marcam a tarde desta quinta-feira em Divinópolis”, ela quer voltar a trabalhar, a dar aulas para não atrapalhar o ano letivo das crianças.  

De acordo com Mara, que porém, a seguir disse ser anônima, a categoria, incluindo ela, todos têm “discernimento dos acontecimentos, mas infelizmente uma greve foi deflagrada de forma inconsequente, que está assolando ainda mais nossas vidas”. Disse ela que,  também está sem salário, mas que é preciso retomar para que as crianças e os pais não paguem o preço, por que entende que não vai adiantar a paralisação por não tem dinheiro, “o Governo do Estado não está repassando o FUNDEB” – Ela cobra também responsabilidade do Sindicato e dos vereadores: “Quero um sindicato mais responsável!!! Que pensa em nossos filhos e não apenas em ações politiqueiras de alguns vereadores, que em nada vão solucionar nossas vidas. Se for preciso vou pedir reforço policia para ter o direito de dar aula na minha escola e atender os meus alunos que não tem nada com política mesquinha de tais vereadores populistas jogando para a galera, que de verdade, querem aparecer e jogam pra galera, irresponsavelmente”

Continua depois da publicidade

O Divinews, há alguns dias, ouviu Rodrigo Rodrigues, líder do colegiado que dirige o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Municipal do Município de Divinópolis (SINTEMMD), que, anteriormente, antes das várias reuniões da categoria com a administração, reclamou que não tinha uma radiografia dos recursos que, em seu entendimento seriam possíveis de serem aplicados na educação, retirando de outras secretarias. Segundo o dirigente, na ocasião, queria saber se existia outras fontes de receitas, e a Prefeitura até aquele momento, não havia informado.

Ocorre que, segundo a secretária de Fazenda, Suzana Xavier, e o procurador-geral,  Wendel Santos, a Prefeitura logo no início, quando o Governador Fernando Pimentel, começou a atrasar os repasses do Fundeb, o Executivo chegou a pagar algumas folhas com recursos do Caixa Geral. Porém, existe uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que recursos da educação, só podem ser usados para esse fim. Não pode ter reposição dos recursos do Caixa Geral da Prefeitura, que foram usados para cobrir atrasos de repasses do Fundeb. O fato é que, atualmente não existem recursos nem mesmo no Caixa Geral, já que o débito do Estado com o município, excluindo o Fundeb, levando em consideração outros recursos, como exemplo, o ICMS, não dá para arcar pagando com dinheiro do caixa geral.

Veja a seguir o comentário/desabafo,  postado pela professora

Bom dia!! Eu como Professora, mãe e que neste momento preferi não me identificar para não sofrer retaliações gostaria de frisar o seguinte.

Infelizmente o Brasil passa por um momento delicado, tão delicado que acabou por destruir os municípios. E nós os servidores da Educação, temos discernimento de todos os acontecimentos mas infelizmente uma greve deflagrada de forma inconsequente, lideradas por alguns inconsequentes está por assolar ainda mais as nossas vidas!

Sou professora, assim como meus colegas estou sem salário mas precisamos retomar. As crianças, os pais, não podem pagar esse preço!!!!!

Infelizmente o governo do estado não está repassando e se o repasses não são feitos legalmente não iremos receber. Pois existe uma conta específica (FUNDEB).

Outros problemas mais graves estão sendo criados com a continuidade de uma greve, que a princípio considero um movimento legítimo mas que a hora já ultrapassou a linha do bom senso! Faltam 20 dias para concluirmos o ano letivo.

O novo governador em breve terá uma solução para essa questão tão grave que nos assola. Minas assim como os demais está sendo o estado mais afetado.

Vou voltar!!! Quero minhas férias!!! Claro, o meu salário também, mas de forma coerente, sabendo que a culpa é do Estado e não do município, deste petista incompetente e inconsequente. Galileu também tem culpa? Tem sim, por que pagou uma dívida que não era dele, era do ex-prefeito Vladimir, que a tal secretaria de Finanças pagou tudo. Quero é a merenda escolar disponível nas escolas, que volte a ser servida para as crianças que nem tem o que comer em casa, a merenda faz falta para eles. Eu não quero ser responsável pelo sofrimento dessas crianças sofridas.

Quero um sindicato mais responsável!!! Que pensa em nossos filhos e não apenas em ações politiqueiras de alguns vereadores, que em nada vão solucionar nossas vidas. Se for preciso vou pedir reforço policia para ter o direito de dar aula na minha escola e atender os meus alunos que não tem nada com política mesquinha de tais vereadores populistas jogando para a galera, que de verdade, querem aparecer e jogam pra galera, irresponsavelmente.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Maria disse:

    absurdo é uma trabalhador exercer suas funções 2 meses e nao receber seus salários. Só de vale transporte gasto R$16,20 por dia para me deslocar ao trabalho. Não recebi nem o dinheiro suficiente para honrar meus compromissos. De onde irei tirar para bancar vale transporte para ir ao meu serviço. Imagino que a “Mara” tenha outras fontes ou nem seja professora. Quem está prejudicando os alunos não somos nós e sim a Prefeitura M. de Divinópolis e a Secretária de Educação.

  2. Ana Luísa Gontijo disse:

    Desculpe Mara, mas vc está equivocada e contaminada por uma política antipetista. Todo trabalhador exerce suas funções para garantir o sustento de sua família e a forma de prover isso é pelo salário. A greve não é partidária, não levantamos nenhuma bandeira. Ela está acontecendo pra reinvindicar um direito básico “salário”.
    É lamentável a sua postura e a de nossos governantes. Você foi muito infeliz nas suas colocações.
    Faça como a Eliane Tavares sugeriu, participe das assembleias e terá clareza dos fatos.
    Sou mãe, professora, e cidadã. Meu nome é Ana Luísa Gontijo.
    Junte se a categoria!!!

  3. Eliane Pereira Tavares disse:

    Penso que esta colega de trabalho esta equivocada, a greve não foi defragada pelo SINTEMMD mas sim por uma assembleia da categoria onde estavam presentes mais de 200 sevidores da educação . E a proposta de greve não foi feita por ninguem da diretoria do sindicato mas sim por professores que usaram o microfone e proporam como costa em ata . Sabemos que estamos passando por momento crítico , mas nós trabalhadores não somos culpados desta crise e as questões financeiras do nosso país chegou ao pé que estar por ingerencia das três esferas governamental , federal, estadual e municipal . E isto deve ser revisto tb nas três esferas . Agora como sempre quem paga o pato é sempre os trabalhadores . Me diga ai se tem algum salario ou beneficios atrasados do Presidente, governador, deputados estaduais e federais , senadores , prefeitos , vereadores e secretarios municipais ? Há isto não tem ! Agora trabalhar sem receber ninguem quer . Mtos de nossos colegas não tem dinheiro nem para se locomover até a escola que trabalha . Vc colega de trabalha diz que estamos prejudicando nossos alunos , sim vc tem razão mas somos formadores de opinião e tenho certeza que os nossos alunos e os seus pais estão do nosso lado pq eles tb são cidadãos e sabem que precisamos do nosso salario para nossa so revivencia . Agora colega se vc quer voltar a trabalhar não precisa ficar preocupada em chamar a policia para exercer o seu direito . Cada um faz o que a sua conciência acha que é correto . Não podemos obrigar uma pessoa que não enxerga o coletivo a assumir junto com o grupo a luta pelos direitos . Agora por favor não culpe o sindicato de esta na luta pelos nossos direitos . Faz tempo que uma diretoria não prezava tanto o desejo e a luta de toda a categoria como esta atual diretoria esta sempre caminhando lado a lado e encaminhando todas as decisões que são retiradas em assembleia e no comando greve . Seja mais participativa que vc verá a real luta pelos nossos direitos e respeito . A eu não preciso esconder o meu nome sou Eliane Tavares – Prof da Educação Infantil e membro da diretoria do sindicato

    1. Anônimo disse:

      Eliane parabéns pelo seu comentário, infelizmente a questão do nosso salário está sendo tratada como um mero discurso partidário. Inconsequência é não pagar o salário que temos direito , resultado desse modelo político que vivemos. #blackfridaynapolitica . Elizabeth Fernandes Quadro – Professora da Rede Municipal

Continua depois da publicidade