“Legislativo neurótico, vereadores nervosos”, assim está a Câmara de Divinópolis para eleição do novo Presidente da Casa

Publicado por: Redação

Parodiando o título do famoso filme de Woody Allen, “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, é assim que a Câmara Municipal de Divinópolis está nesses últimos dias que antecedem a votação da nova Mesa Diretora, que elegerá para o próximo biênio, 2019 e 2020, o Presidente da Casa, o vice-Presidente, um 1º Secretário e um 2º Secretário – Os postulantes que querem sentar na cadeira que atualmente pertence ao vereador Adair Otaviano, desde 1º de janeiro de 2017, não dormem. Vivem no telefone, ora falando com um, ora falando com outro, tentando garantir votos. Enquanto os eleitores, ou sejam, os vereadores que não estão concorrendo diretamente a Presidência do Legislativo, serão apenas eleitores, dormem tranquilamente. Claro que vez por outra são acordados de madrugada, querendo um juramento de fidelidade eterna, que em alguns casos até acontecem, e em outros não. É quase tragicômico, por que as mudanças ocorrem a cada segundo. Quem estava com o “1”, passa a estar com o “2”, como presidente, e quem estava com o “2” passa para o “1”, e assim vai até o momento efetivo da votação. Cheia de jogadas, e estratégias, que as vezes são bem sucedidas e em outras “dão com os burros n´agua” .

O fato é que, neste ano, diferente dos anos anteriores que a eleição acontecia em dezembro, por iniciativa dos próprios vereadores a eleição foi antecipada para ocorrer no próximo dia 9, sexta-feira às 10 horas. Seguindo o rito de que o prazo máximo para registro de chapa é até as 8 horas, para a eleição que ocorre duas horas depois. Qualquer mudança só pode ser feita até as 7 horas, para que possa ser substituído qualquer membro que desistir, terá 2 horas, ou seja, até as 9 horas para registrar a substituição – Contudo, após as 7 horas não pode ser feita mais nenhuma mudança na chapa.

Continua depois da publicidade

A noite mais tenebrosa deste processo, acontecerá na noite desta quinta-feira (08) para a sexta-feira, (09), data da eleição. Os atores envolvidos no processo, ninguém dormirá de madrugada. E não existe surpresa se um ou outro não aparecer para votar, alegando qualquer motivo que seja. Vai depender do placar que imaginam estar no dia anterior. Até “sequestro relâmpago” acontece.

Em consequência das constantes mudanças, o Divinews decidiu não fazer nenhuma matéria factual a respeito, por que o que é hoje, não será amanhã. O imprevisível e o imponderável acontecem. E aí a matéria fica velha em um segundo, assim como mudam os personagens.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade