Prefeitura de Divinópolis realiza 2.418 exames de mamografia

Publicado por: Redação

A Prefeitura de Divinópolis realizou 2.418 exames de mamografia em 2018. Durante o mês de Outubro, a Semusa intensifica as ações de conscientização e orientação da importância da prevenção ao câncer com uma série de ações especiais – De janeiro a setembro, 1.257 mulheres público-alvo foram à Santo Antônio do Monte para realizar os exames custeados pelo município. Já 1.161 mulheres fizeram mamografia no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (Cisvi) e totalizaram 2.418 exames realizados em 2018.

A diretora de Atenção à Saúde, Inês Alcione, destacou a importância do exame para a cura dos pacientes. “A mamografia é de extrema importância para a detecção precoce do câncer. Diagnosticando-se o tumor em seu estágio inicial, as chances de cura são bem maiores. Além disso, sabendo-se da existência da doença precocemente, em muitos casos a cirurgia para remoção da mama não é nem necessária, apenas a do tumor”, explicou.

Continua depois da publicidade

Por prevenção, as mulheres devem se dirigir a uma unidade de saúde do município e realizar o exame clínico capaz de detectar a necessidade de uma mamografia ou não.

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos possuem atendimento prioritário por serem consideradas mais vulneráveis à doença. Segundo o Ministério da Saúde, essa faixa etária é considerada o fator de risco. As mulheres diagnosticadas com o câncer nessa idade são encaminhadas à Santo Antônio do Monte, cidade referência no rastreamento e diagnóstico da doença.

Caso a doença não seja diagnosticada, é recomendável que o paciente faça o exame a cada dois anos.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade