Dilma lidera corrida para o Senado (21,2%); Embolados, Aécio Neves (14%), Mauro Tramonte (9,5%), Jô Moraes (10%); Jaime Martins aparece com 4,8%

Publicado por: Redação

Com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) largando na frente na disputa por uma das duas vagas mineiras que serão abertas no Senado, o duelo pelo favoritismo à segunda escolha do eleitor está acirrado. É o que mostra a última pesquisa DataTempo/CP2, realizada entre os dias 15 e 18 de julho, com 1.823 eleitores do Estado. Clique AQUI para ver os resultados da pesquisa.

De acordo com os números, Dilma Rousseff é citada por 21,2% dos mineiros como primeira escolha para o Senado em outubro. Ela ainda registra 6,6% de citações como segunda escolha. Assim, 27,8% dos eleitores mineiros apontam a intenção de votar na petista para uma das vagas no Senado.

Continua depois da publicidade

Na briga pela outra vaga, a disputa é bem apertada. Numericamente, o senador Aécio Neves (PSDB) está à frente. Ele é citado por 14% dos eleitores como primeira escolha e por outros 6,9% como segunda escolha. Assim, são 20,9% os mineiros que apontam o desejo de votar em Aécio para uma das duas vagas.

Apesar da vantagem numérica, o tucano, que tem relatado a aliados a intenção de disputar, na verdade, uma vaga na Câmara, e não no Senado, está tecnicamente empatado com Mauro Tramonte (PRB), outro que hoje é mais cotado para a Câmara. O jornalista foi citado por 9,5% dos entrevistados pelo DataTempo/CP2 como primeira escolha para o Senado e por 7% como segunda escolha. Assim, alcança 16,5% das intenções considerando-se as duas vagas. Como a margem de erro do levantamento é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, Tramonte pode ter entre 14,2% e 18,8%, enquanto Aécio pode ter entre 18,6% e 23,2%.

A lista de preferência do eleitor para o Senado prossegue com a deputada federal Jô Moraes (PCdoB) tendo 10% das intenções considerando-se as duas escolhas. Na primeira, ela registrou 3,6% e, na segunda, chegou a 6,4%.

O jornalista Carlos Viana (PHS) registra um acumulado semelhante, chegando numericamente a 9,9%. Foram 4,4% os que citaram o pré-candidato do PHS como primeira escolha e 5,5% os que o apontaram como segundo voto.

O ex-prefeito de Juiz de Fora Bruno Siqueira (MDB) somou 6,9% das citações, sendo 2,9% como a primeira escolha e 4% como a segunda. O deputado federal Jaime Martins (PROS) vem em seguida, com 4,8% da preferência considerando-se as duas respostas. Foram 2,3% os que o citaram na primeira pergunta e 2,5% na segunda.

O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Dinis Pinheiro registra 4,7% da preferência, somadas as duas possibilidades (1,6% como primeira escolha e 3,1% como segunda escolha).

Na primeira, os que dizem que não votarão em ninguém, que anularão o voto ou votarão em branco são 32,3%, enquanto na segunda são 39,6%. Os que não souberam opinar ou estão indecisos são 8,2% quanto à primeira escolha e 18,5% na segunda escolha.

A pesquisa DataTempo/CP2 tem margem de erro de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado no no TRE-MG sob o número MG-03454/2018 e no TSE sob o número BR-08667/2018.

Definição. Ainda é grande a indefinição sobre quem serão os candidatos ao Senado em Minas, já que as vagas serão oferecidas para o governo em tentativas de aliança de última hora.

Candidatos ao governo repercutem resultado

Os pré-candidatos ao governo de Minas comentaram os resultados da pesquisa DataTempo/ CP2 que apresentou os números da corrida ao Palácio da Liberdade, que apontam o senador Antonio Anastasia (PSDB) liderando as intenções de voto dos mineiros, seguido pelo governador Fernando Pimentel (PT) e pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB).

O senador tucano comemorou os números, mas com cautela. “Recebo com muita humildade o resultado dessa pesquisa, com os pés no chão. A confiança de tantos mineiros e mineiras só aumenta ainda mais minha responsabilidade. Continuarei a trabalhar muito para merecê-la”, afirmou. Anastasia tem 19,4% das intenções de voto.

Em terceiro lugar na pesquisa, com 7,6%, Marcio Lacerda diz que o resultado aponta que há espaço para expansão. “A pesquisa mostra claramente a grande possibilidade de crescimento da nossa candidatura”, disse o ex-prefeito.

Já o governador Fernando Pimentel, segundo colocado no levantamento, com 12,6%, afirmou por meio de sua assessoria que não comentaria a pesquisa.

Pré-candidato do DEM, o deputado federal Rodrigo Pacheco avaliou o resultado como normal. “Eu sou um deputado federal de primeiro mandato, longe de mim começar a campanha com altos índices de intenções de voto. Temos toda a condição de mostrar para as pessoas ao longo da campanha que nós somos a terceira via”, disse.

 

Fonte: O Tempo

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade