DCE diz que UEMG precisa de R$ 30 milhões para não interromper funcionamento; Reitoria esclarece através de Nota

Publicado por: Redação

Os alunos da Universidade Estadual de Minas Gerais ficaram em polvorosa, quando o Diretório Central dos Estudantes da Universidade do Estado de Minas Gerais (DCE) circulou um post dizendo que a UEMG precisa de ao menos R$ 30 milhões para não interromper seu funcionamento ainda em 2018, pois além do parcelamento da folha dos professores pelo Estado, e a não execução do orçamento estão comprometendo o funcionamento da Universidade nos próximos dias 90 dias. E ainda que, terceirizados de segurança, zeladoria e limpeza começaram a cumprir aviso prévio, e serão dispensados por falta de pagamento. Relataram ainda a ausência de suprimentos básicos de itens essenciais, como papel higiênico, internet e telefone – A Reitoria da UEMG, para tranquilizar os alunos, emitiu uma Nota de Esclarecimento.

NOTA DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Continua depois da publicidade

21/05/2018

A Universidade do Estado de Minas Gerais tem vivido uma situação econômica séria, que se agravou nos últimos tempos. Ao longo desse período, vem buscando soluções junto aos órgãos pertinentes do Governo, em especial junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG, à Secretaria de Estado de Fazenda – SEF e à Câmara de Orçamento e Finanças – COF.

Temos um orçamento para 2018 que já foi aprovado com cortes em relação ao do ano anterior, além de ter sofrido contingenciamentos, sendo insuficiente para cobrir todos os custos da instituição neste ano. Além disso, em decorrência da situação financeira do Estado, a liberação dos recursos previstos no orçamento, alguns deles ainda relativos ao ano de 2017, não tem ocorrido com a periodicidade necessária, ocasionando prejuízos para as Unidades e para a Universidade, como um todo.

As informações sobre as dificuldades financeiras que temos enfrentado vêm sendo discutidas com os Diretores, rotineiramente e em reuniões mensais, e com órgãos do Governo por meio de contatos frequentes na busca de encaminhamentos e soluções.

Esse processo levou às discussões realizadas na última reunião do CONUN, nas quais foi apresentado um cômputo da situação orçamentária e financeira, enfatizados os possíveis comprometimentos das atividades, mas, em nenhum momento foi levantado risco à sobrevivência de qualquer Unidade ou da UEMG.

O debate resultou na emissão de Moção de Repúdio aprovada, por unanimidade, pelos gestores da Universidade, Diretores de Unidades, representantes docentes, discentes e de servidores do Conselho Universitário.

A Reitoria, certa de representar o anseio de toda a comunidade universitária, reafirma seu compromisso de continuar desenvolvendo todas as negociações possíveis com os órgãos competentes do Estado, na busca de soluções para a atual crise e de medidas que confiram maior estabilidade à instituição.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade